anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Gênios da Informática – Landell de Moura

Gênios da Informática – Landell de Moura

Roberto Landell de Moura

(21/01/1861 – 30/06/1928)

Landell de Moura

Quando pensamos em gênios da informática e tecnologia, alguns nomes surgem da nossa memória: Steve Jobs, Bill Gates, Tim Berners-Lee… são nomes que estariam com certeza em qualquer lista dos dez mais da história da computação. Mas você sabia que um dos pioneiros das telecomunicações foi um brasileiro?

O padre Roberto Landell de Moura foi um cientista e inventor brasileiro, considerado no Brasil como o pioneiro do rádio. Possivelmente foi o primeiro a transmitir a voz humana por rádio com sucesso, utilizando equipamentos construídos por ele.

Landell conseguiu transmitir a voz humana de duas formas: usando um transmissor de ondas que utilizava um microfone eletromecânico; ou através de um telefone sem fio, que utilizava a luz como uma onda portadora da informação de áudio (isso no final do século 19!). Por causa dessas invenções, o padre Landell é considerado um dos precursores da utilização de fibras ópticas e celulares no mundo.

Seus inventos foram patenteados no Brasil em 1901 e nos Estados Unidos em 1904.

Landell realizou um experimento com transmissão de voz sem fio através de ondas eletromagnéticas na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, no ano de 1893. Ouvida com clareza em um receptor instalado no alto de Santana, distante oito quilômetros, essa transmissão pública pode ser considerada a primeira do mundo, por ter ocorrido bem antes das experiências do inventor italiano Marconi.

Chamado por uma parte da população de herege, impostor, louco ou feiticeiro por causa de seus experimentos envolvendo transmissões de rádio em São Paulo, pagou com sofrimento, solidão, preconceito e indiferença por sua posição de gênio científico.

Numa tarde, ao retornar da visita a um doente, encontrou a porta da casa paroquial arrombada e seu laboratório e equipamentos totalmente destruídos.Landell de Moura

Em 1905, ao retornar ao Brasil após viver três anos nos Estados Unidos, enviou uma carta ao presidente da República da época, Rodrigues Alves, solicitando dois navios de guerra para demonstrar os seus inventos que revolucionariam as comunicações (nessa carta Landell chegou a dizer que, no futuro, haveria comunicação interplanetária!). O assistente do presidente achou que o padre era um maluco e seu pedido foi negado.

A história do padre Landell demonstra como muitas vezes os talentos brasileiros são desprezados por nós mesmos, valorizando apenas o que vêm de fora do país.

Muitas décadas depois, no dia 7 de setembro de 1984, em Porto Alegre, foi feita uma demonstração pública utilizando-se um rádio montado com base na patente norte-americana do padre cientista. Na ocasião, algumas palavras foram ditas pelo então Governador do Estado, provando que a invenção do Padre Landell realmente funcionava.

Quando você usar novamente o celular, a fibra ótica ou a rede wi-fi, lembre-se de Landell de Moura.

 

Leia também sobre Alan Turing no outro post que eu escrevi: http://blogdoscursos.com.br/genios-da-informatica-alan-turing/


Prof. Alexandre JoséInstrutor Alexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

How can we study English?
Hi Guys! Sempre nos deparamos com perguntas de como os alunos podem estudar mais o