anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Gênios da Informática – Hedy Lammar (1914-2000)


156043.279913-Hedy-Lamarr

O que uma atriz de Hollywood da década de 40 e a invenção do telefone celular e do wi-fi tem em comum?

Tudo.

Hedy Lammar foi uma atriz e inventora austríaca de origem judia, radicada nos Estados Unidos. Considerada por muitos “a garota mais bonita do século” ou “a mulher mais bonita da Europa”, era dona de uma inteligência fora do comum, sendo responsável por um dos avanços mais importantes das telecomunicações, sendo considerada um dos gênios da Informática.

 

Infância

Seu interesse pelas ciências começou na infância, quando seu pai, um banqueiro, a levava para passear pela cidade e lhe explicava como funcionavam as prensas de impressão, os bondes e outras maravilhas tecnológicas do início do século 20.

 

A fuga para os EUA

Estudou balé e piano até os dez anos, e entrou para a carreira de atriz de cinema na adolescência. Casou-se com um fabricante de armas que era simpatizante do nazismo e que por ciúme, a proibia de trabalhar como atriz, mantendo-a trancada em sua mansão. Hedy resolveu fugir para os Estados Unidos, depois de dopar o marido e levar consigo todas as joias que ganhara dele.

 

Em Hollywood

Hedy estrelou diversos filmes de sucesso, entre eles o clássico “Sansão e Dalila”. O seu belo rosto também serviu de inspiração para Walt Disney desenhar Branca de Neve, seu primeiro desenho animado de longa metragem, no ano de 1937.dvd-sanso-e-dalila-victor-mature-dublado-raro

 

branca_neve_1

Branca de Neve, que teve seu rosto inspirado na Hedy. Parecidas, não?

 

De atriz a inventora brilhante

Mesmo sendo uma atriz bem-sucedida, Hedy nunca abandonou o interesse pelas ciências. Durante as filmagens, gostava de saber como as câmeras funcionavam. Quando conheceu o compositor e também inventor George Antheil, surgiu a ideia de criar um sistema para criptografar radiocomunicações, o que poderia ajudar a Marinha Americana durante a Segunda Guerra Mundial, protegendo o lançamento de seus torpedos teleguiados contra transmissões enviadas pelos inimigos alemães, que poderiam desviá-los de seu trajeto. Essa invenção foi patenteada, mas só foi aproveitada na década de 60 pelo governo americano durante a Guerra do Vietnã, servindo de base para toda tecnologia de telecomunicações moderna, usada na transmissão de telefonia celular e nas conexões wi-fi.

torpedo

 

Reconhecimento à invenção

Por sua contribuição à tecnologia, Hedy ganhou várias homenagens, mas nenhum dinheiro. Só em 1997, ela recebeu do governo dos Estados Unidos uma menção honrosa por abrir novos caminhos para a eletrônica.

 

Você sabia?

A Corel utilizou uma foto de Lammar em sua publicidade do Corel Draw 8 e 9.

O dia dos inventores é comemorado em nove de novembro, dia do aniversário de Hedy Lammar.

Lamarr_Corell

O rosto de Hedy é referência de beleza até hoje; a capa do Corel 9 possui uma ilustração do rosto dela.


 

O instrutor Alexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

warshaw
Gênios da Informática – Warshaw
O pior game da história Howard Scott Warshaw (30/07/1957 – atual) Você gosta de videogames?