anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Gênios da Informática – Alan Turing

Gênios da Informática – Alan Turing

Alan Mathison Turing

(23/06/1912 – 07/06/1954)

Alan Turing

Olá, pessoal! Hoje darei início a uma série de artigos sobre pessoas que foram importantes para o desenvolvimento da Informática, alguns famosos e outros quase desconhecidos do grande público. O escolhido para a estreia é o cientista da computação Alan Turing.

O filme O Jogo da Imitação (em inglês The Imitation Game), suspense ganhador de diversos prêmios, foi inspirado na vida do inglês Alan Turing, um dos pioneiros da computação. Como matemático e estudioso de Lógica, Turing foi fundamental no desenvolvimento da ciência da computação e no conceito de algoritmo (sequência de instruções para realizar uma tarefa), desempenhando um papel importante na criação do computador moderno.

O Gênio da Informática

Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou para o serviço de inteligência britânico num centro de estudos especializado em quebrar códigos de guerra secretos da Alemanha nazista. O trabalho de Turing decifrando mensagens secretas foi fundamental para a vitória dos aliados.

Também foi um pioneiro no campo da computação, sendo o criador da chamada Máquina de Turing, dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que previa como seria o funcionamento lógico dos computadores digitais, muito anos antes deles existirem.

Na área da inteligência artificial, criou o chamado Teste de Turing, que testa a capacidade de uma máquina simular um comportamento semelhante a de um ser humano.

Por ser homossexual, sofreu perseguições nos anos 1950. Foi humilhado publicamente, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por homossexualismo e condenado a terapias à base de hormônios femininos.

Em 8 de junho de 1954, Turing foi encontrado morto em sua residência. Uma autópsia estabeleceu que a causa da morte foi envenenamento por cianeto. Em 24 de Dezembro de 2013, o governo britânico e a rainha Elizabeth II da Inglaterra pediram desculpas formais pelo tratamento dado a Alan Turing.  Alan Turing faz parte da lista dos maiores gênios da informática.



Prof.Alexandre José - Evolutime Butantã
Instrutor Alexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Gênios da Informática – Hedy Lammar (1914-2000)
O que uma atriz de Hollywood da década de 40 e a invenção do telefone