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Criação de Games com UDK – Parte 1

Olá pessoal, tudo bom? Vou começar uma série de postagens relacionadas a game engine UDK e ao final dessas postagens será possível o próprio jogo na engine.

 

Sobre o UDK

O UDK é uma engine conhecida e muito utilizada no mercado de games e considerada uma das melhores engines do mercado de desenvolvimento, usada por empresas como Dice (desenvolvedora da franquia Mirror’s Edge) e 2K Boston (filiada a 2K Games, desenvolvedora da franquia Bioshock), é livre e gratuito, então qualquer um pode criar seus próprios jogos.

O UDK é um dos maiores frameworks para desenvolvedores e ele possui todas as ferramentas que você precisa para criar seus jogos, simular efeitos 3D e avançadas visualizações.

Tutorial UDK - Mirror Edge

Imagem do Game Mirror’s Edge

 

Já sabemos o que é e para que serve o UDK, agora vamos conhecê-lo!

 

Mãos à obra!

Você pode baixar UDK pelo próprio site  da engine: https://www.unrealengine.com/products/udk/

Site de download do UDK

Site do UDK

 

A interface do UDK pode parecer confusa no começo, mas com o tempo fica tudo mais fácil.

Cenário do UDK

Cenário do UDK

 

Após o seu carregamento, nos depararemos com algumas janelas (Welcome e Content Browser). Não se preocupe, feche as duas janelas e mantenha somente a do software aberta.

Clicando no quadrado no canto superior direito, mudaremos a visualização do cenário de trabalho.

Interface do UDK

Interface do UDK

 

Repare que o UDK é dividido em 4 áreas.

Essas telas nos ajudam a manter nossos objetos e salas distribuídos de forma regular além de nos ajudar na distribuição dos mesmos.

Visão do UDK

Visão do UDK

 

Existem algumas maneiras diferentes de se navegar:

Botão esquerdo do mouse pressionado: com isso temos a possibilidade de andar pelo cenário para frente ou para trás alinhado com o chão, podendo também rotacionar a visão.

Botão direito do mouse pressionado: é a forma de rotação da visão. Com isso podemos rotacionar a câmera para qualquer direção. (Esta função só funciona na perspectiva onde a câmera não é fixa.)

Scroll do Mouse: arrastando o scroll do mouse para frente e para trás, teremos o sistema de zoom.

Isso funciona em todas as Viewports.

 

Barra de velocidade

Barra de velocidade

006

007

008

 

Na ordem temos a velocidade da câmera, velocidade lenta, velocidade média e velocidade alta.

 

Criação de cenário

Vamos agora começar a criar nosso primeiro cenário. Caso não tenha um cubo vermelho na tela, pressione a tecla B.

brush

brush

Existe um cubo vermelho no centro da área de trabalho. Este é o brush que iremos utilizar para criar nosso cenário.

Clique com o botão direito do mouse na paleta de brushes, abrindo a caixa de propriedades do brush.

 

Propriedades

Propriedades

 

Nas propriedades do brush podemos mudar sua forma e tamanho.

Repare que nesta caixa existem os eixos X, Y e Z seguidos dos números 256, 256, 256. Eles definem o tamanho do Brush. Iremos utilizar 1024, 1024 e 16  (X, Y e Z respectivamente). No Z colocamos pequeno porque irá definir a espessura do piso, X e Y irá  definir a largura e comprimento.

Agora que já definimos o tamanho e a forma do brush,  já podemos desenhar o cenário clicando  no CSG Add que é o primeiro ícone. O segundo é denominado CSG Subtract, o terceiro é o CSG Intersect e o último é denominado CSG Desintersect. Com eles podemos construir nossas salas de  diversas formas.

CSG - visualizações do UDK

csg

Cenário UDK

Cenário

 

Agora vamos criar as paredes. Para isso, iremos voltar ao Brush Builder e determinar 1024, 16, 256 (X, Y e Z respectivamente), onde agora X continua sendo o mesmo, Y a espessura da parede e Z a altura da parede.

Parede

Parede

 

Para copiar um objeto, usamos a tecla ALT e arrastamos o objeto. Repare que somente as linhas do objeto duplicado aparecem:

Copiando paredes

Copiando objetos do cenário

 

Isso  acontece porque não falamos para o UDK que uma nova geometria foi modificada ou que fizemos uma nova. Para fazer esse essa modificação clique no botão Build Geometry, que está localizada no topo do UDK.

015

 

Depois feche a janela que aparece.

Janela do UDK

 

Para modificarmos o pivot para rotação, usamos a tecla de ESPAÇO quando o objeto estiver selecionado.

Rotação no UDK

Rotação

 

Para entrar em modo de edição do brush, é só clicar no ícone segundo ícone dos modes.

Com isso ficará mais fácil editar os vertex e edges do brush, melhorando a precisão na hora de fazer uma passagem para o nosso personagem.

 

Modes do UDK   Geometry Tools do UDK

porta no cenário d UDK

porta no cenário

 

O alinhamento da grid é importante para movimentar os objetos.

alinhamento

alinhamento

 

Feito toda a criação do nosso primeiro cenário, agora é hora de testar e ver como ficou. O UDK possui várias maneiras de testar o game, que estudaremos mais adiante. Para testar o jogo, é só clicar com o botão direito do mouse onde deverá nascer o personagem e escolher a opção Play from here.

Play from here

Play from here

 

cenário do UDK sem luz

cenário sem luz

 

Repare que apareceu uma tela escura! Isso acontece porque não adicionamos luz no game… porém, para testar o game sem precisar adicionar luzes, é só apertar a tecla F7 ou F8 e mudar o modo de visualização:

Cenário com luz

Cenário com luz

 

Ufa! Foi trabalhoso, mas nosso cenário no UDK  já está tomando forma! Na próxima postagem, iremos adicionar pontos de luz no nosso cenário. Aguardem 🙂

 


 

 

Thiago Don

Sobre o Autor

Thiago Almeida – Programador / Web designer / Game designer  –  Instrutor de Webdesign, Hardware e Games em Vila Maria.

 

 

 

 

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