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GameMaker – Criando um Menu de um Jogo

01

Olá pessoal!
Tudo bem com vocês? ☺
Hoje trago mais um tutorial de GameMaker. Dessa vez, vamos aprender a criar um Menu de um Jogo com os botões Jogar, Opções e Sair configurados aos seus eventos e ações.
Os conceitos aprendidos nesse tutorial podem ser usados em qualquer jogo. Os comandos serão os mais básicos de um Menu, como clicar no botão jogar e ir para janela do Jogo, clicar no botão voltar para ir ao Menu, clicar no botão sair e finalizar o jogo, etc.

Vamos começar? ^^

Abra o GameMaker Studio e crie um novo Projeto. Em seguida, siga as etapas abaixo.
Confiram o Post anterior: Tutorial GameMaker

1. Clique com o Botão Direito em cima de Sprite e clique na opção Create Sprite:
1 - Criando Sprite

2. Na Janela de Propriedades da Sprite, clique em Edit Sprite:
2 - Clicar em Edit Sprit

3. Depois clique no Menu File – New:
3- Clicar no Menu File - New

4. Agora vamos definir a largura (Width) para 200 e a altura (Height) para 50. Depois clicar em Ok:
4 - Definir a Largura e Altura do Sprite

5. Clique 2 vezes no Sprite criado:
5 - Clicar 2 vezes no Sprite

6. Selecione a Ferramenta Draw a rectangle e crie um Retângulo dentro da Sprite:
6 - Selecione a Ferramenta Draw a rectangle

7. Configure o tamanho do contorno e selecione as cores do Retângulo:
7 - Configure o tamanho do contorno e selecione as cores do Retângulo

8. Salve as edições do Sprite:
8 - Salve as edições do Sprite

9. Agora salve a imagem do Sprite criado:
9 - Salve o Sprite

10. Renomeie a Sprite para botao e clique em Ok:
10 - Renomeie a Sprite para botao e clique em Ok

OBS.: Não devemos utilizar acentos e ç nas sprites, objetos, rooms no GameMaker.

11. Clique com o Botão Direito em cima do Sprite e selecione Duplicate para duplicar:
11 - Clique com o Botão Direito em cima do Sprite e selecione Duplicate para duplicar

12. Duplique mais uma vez o Sprite. O resultado final ficará como a imagem abaixo:
12 - Ficará assim os três sprites

13. Clique no Sprite Botao e depois em Edit Sprite:
13 - Clique no Sprite Botao e depois em Edit Sprite

14. Clique na Ferramenta Texto e em seguida na opção Fonte e faça as seguintes configurações:
14 - Clique na Ferramenta Texto e em seguida na opção Fonte e faça as seguintes configurações

15. Clique na Sprite e digite JOGAR. Depois clique em Ok:
15 - Clique na Sprite e digite JOGAR. Depois clique em Ok

16. Posicione o texto dentro do Retângulo. O resultado final ficará como na figura abaixo. Depois clique no visto para salvar as alterações:
16 - O resultado final ficará assim. Clique no visto para salvar as alterações

17. Renomeie o nome da Sprite para botao_jogar e clique em Ok:
17 - Renomeie o nome da Sprite para botao_jogar e clique em Ok

18. Repita o mesmo procedimento do passo 14 até o 17 para os botões opções e sair. O resultado final ficará assim:
18 - Repita o mesmo procedimento para os botões opções e sair

19. Clique com botão direito em Objects e selecione Create Object:
19 - Clique com botão direito em Objects - Create Object

20. Renomeie o objeto para obj_botao_jogar, selecione a sprite botao_jogar e clique em Ok:
20 - Renomeire o objeto para obj_botao_jogar, selecione a sprite botao_jogar e clique em Ok

21. Repita o mesmo procedimento para o botao opções:
21 - Repita o mesmo procedimento para o botao opções

22. E repita o mesmo procedimento para o botao sair:
22 - Repita o mesmo procedimento para o botao sair

23. O resultado final de todos os objetos ficará como na figura abaixo:
23 - O resultado final de todos os objetos será assim

24. Agora vamos criar as janelas do Jogo. Clique com Botão Direito em Room e selecione Create Room:
24 - Clique com Botão Direito em Room - Create Room

25. Aparecerá uma janela onde colocaremos os botões do Menu. Figura abaixo:
25 - Aparecerá uma janela onde colocaremos os botões do Menu

26. Clique na Aba Objects, depois selecione o obj_botao_jogar e posicione dentro da Room. Para isso, mantenha a tecla ALT pressionada e clique com o botão esquerdo dentro da Room.
26 - Clique na Aba Objects - selecione o obj_botao_jogar e posicione dentro da Room

27. Repita o mesmo procedimento para os botões opções e sair. Posicionem dentro da Room e depois clique no visto para salvar as alterações. Observe a figura abaixo:
27- Repita o mesmo procedimento para os botões opções e sair e posicionem dentro da Room

28. Agora clique com o botão direito na Room e selecione a opção Rename:
28 - Clique com o botão direito na Room e selecione Rename

29. Renomeie a Room para MENU e pressione Enter:
29 - Renomeie a Room para MENU

30. Crie mais uma Room, e na aba backgrounds, selecione outra cor de fundo e clique em Ok. Depois salve as configurações:
30 - Crie outra Room, e na aba backgrounds, selecione um outra cor de fundo e clique em Ok. Depois salve

31. Renomeie as outras duas Rooms para OPCOES e FASE1. O resultado final com as 3 Rooms ficará como na figura abaixo:
31 - O resultado final com as 3 Rooms ficará assim

32. Clique 2 vezes no obj_botao_jogar. Na janela Events, clique em Add Event – Mouse – e selecione Left Button:
32 - Clique em Add Event - Mouse - e selecione Left Button

OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão Jogar do Jogo.

33. Agora vamos adicionar a ação para o Botão JOGAR. Clique na Aba Main1 e arraste opção Different Room para a janela de ações. Aparecerá uma janela de configurações. Selecione a Room FASE1 e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:
33 - Clique na Aba Main1 e arraste opção Different Room para a janela de ações e selecione a Room FASE1. Depois clique em Ok

34. Verifique se o Evento e a ação estão corretas e clique em Ok:
34 - Verifique o Evento e a ação se estão corretas e clique em Ok

35. Repita o mesmo procedimento para o botão opções. Não esquecer de selecionar a Room OPCOES. Figura abaixo:
35 - Repita o mesmo procedimento para o botão opções

36. E para o Botão Sair, adicione o Evento Mouse – Left Button. Depois clique na aba Main2 e arraste a opção End the Game para a janela de Ações. Depois clique em OK:
36 - E para o Botão Sair, adicione o Evento Mouse - Left Button e clique na aba Main2 e arraste a opção End the Game para a janela de Ações

OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão SAIR, o jogo será finalizado.

37. Agora vamos criar outra sprite para o botão voltar. Depois clique em Edit Sprite. Em seguida, clique no Menu File – New e defina a largura (Width) para 32 e altura (Height) para 32. Depois clique em Ok. Figura abaixo:
37 - Agora vamos criar outra sprite para o botão voltar. Defina essas configurações e clique em Ok.

38. Com as ferramentas linha e Polígono desenhe a imagem do botão voltar:
38 - Com as ferramentas linha e Poligono desenhe a imagem do botão voltar

39. O resultado do botão voltar deverá ficar assim ou parecido ☺ Depois clique no visto para salvar a imagem do Botão Salvar:
39 - O resultado da imagem do botão voltar deverá ficar assim

40. Agora renomeie o Sprite para voltar e clique em Ok:
40 - Renomeie o Sprite para voltar e clique em Ok

41. Crie outro objeto e renomeie como obj_voltar, depois adicione o seguinte evento Left Button – Different Room. Selecione o Room Menu e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:
41 - Crie outro objeto e renomeie como obj_voltar, depois adicione o seguinte evento Left Button - Different Room - Selecione o Room Menu e clique em Ok

42. Agora clique na Room OPCOES – Aba Objects – Selecione o Botão voltar. Depois posicione-o dentro da Room OPCOES. Depois salve:
42 - Agora clique na Room OPCOES - Aba Objects - Selecione o Botão voltar e posicione dentro da Room OPCOES. Despois salve.

43. Repita o mesmo procedimento para a Room FASE1 e salve as alterações:
43 - Repita o mesmo procedimento para a Room FASE1 e salve as alterações

44. Pressione F5 para executar o jogo. Agora clique no Botão Jogar, e depois no Botão Voltar para constatar que estão funcionando. Em seguida, clique no Botão Opções e clique novamente no Botão Voltar. Acompanhe as imagens abaixo:
44 - Pressione F5 para executar o jogo e clique no Botão Jogar, Opções, Voltar e Sair para constatar que estão funcionando

Clique no Botão Voltar:
44.2 - Clique no Botão voltar

Clique no Botão Voltar:
44.3 - Clique no Botão voltar

45. E por fim, clique no Botão Sair para finalizar o Jogo:
44.4 - Clique no Botão Sair

É isso aí pessoal! Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida é só deixar um comentário. Sugestões de aulas são sempre bem-vindas ^^
Abraços e fiquem com Deus!


 

10882237_804842366243248_3197546184857618987_n-150x150Sobre o Autor:
Diogo Pimenta – Instrutor em Capão Redondo. Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC Zona Sul. Dá aulas nos cursos de Informática, Hardware e Web Design. Curtam e compartilhem esse post e sugiram outras vídeos aulas para nossos instrutor postar!

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