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GameMaker – Criando um Jogo de Corrida (Parte II)

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Já estão detonando no GameMaker?

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Agora, vamos dar continuidade na criação do Jogo de Corrida no GameMaker. Vamos lá? ^^

Se você não leu a primeira parte do tutorial, clique aqui e acesse!

 

Preparados para a corrida? Vamos lá!

1. Agora vamos colocar outro evento de controle no jogo. Clique em Add Event – Other – e selecione a opção “No More Lives”. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho29

 

2. Em seguida, clique na Aba Main2 e arraste a opção “Display Message” para a janela de Ações (Actions). Digite a mensagem: “Você Perdeu! Clique em Ok para Sair do Jogo.” Depois, clique em Ok.

Jogo_Carrinho30

 

Ou seja, quando não houver mais vidas no Jogo, aparecerá uma mensagem.

 

3. Crie mais uma Room e coloque o Obj_pontos dentro dela. Depois salve as configurações. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho31

 

4. Agora, vamos voltar ao Obj_controle_do_jogo. Ainda no Evento “No More Lives” – clique na Aba Main1 e arraste a opção “Next Room” para a janela de Ações (Actions). (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho32

Ou seja, quando não houver mais vidas no Jogo, aparecerá uma mensagem e quando clicarmos em Ok, vai para a próxima Room que mostrará os pontos.

 

5. Vamos colocar o tempo, os pontos e as vidas na Janela do Jogo. Clique em Add Event – Draw – e selecione a opção Draw. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho33

 

6. Depois clique na Aba Control e arraste a opção “Execute a piece of code” para janela de Ações (Actions). Digite o código e clique no Visto para salvar as configurações. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho34

draw_text(50,10,segundos);
draw_text(435,10,score);

Ou seja, a variável segundos aparecerá na parte superior esquerda da Tela, e os pontos na parte superior central.

 

7. Ainda no Evento Draw – Clique na Aba Score e arraste a opção “Draw Lives” para a janela de Ações (Actions). Defina a posição das Vidas na Tela, inserindo os valores de Largura e Altura. Depois clique em Ok. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho35

 

8. Depois que configuramos todos os eventos e ações do Obj_Controle_do_Jogo, vamos clicar em Ok para salvar as configurações. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho36

 

9. Agora, vamos criar a colisão dos Carrinhos com o Objeto chão. Abra o obj_chao_pontos – Clique em Add Event – Selecione a opção Colision – e clique no carrinho2. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho37

 

10. Depois clique na Aba Score e arraste a opção “Set Score” para a janela de Ações (Actions). Defina o New Score para +1, marque a caixa Relative e clique em Ok. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho38

 

11. Em seguida, clique na Aba Main1 e arraste a opção “Destroy Instance” para a janela de Ações (Actions). Selecione a opção “Other” e clique em Ok. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho39

Ou seja, toda vez que o carrinho colidir ou passar pelo o chão, ganharemos 1 ponto.

 

12. Repita os passos 9, 10 e 11 e configure as colisões para todos os carrinhos. Depois clique em Ok para salvar as configurações do Obj_chao_pontos. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho40

 

13. Vamos configurar o último objeto do Jogo. Abra o obj_pontos, clique em Add Event – Keyboard – e selecione Any Key. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho41

 

14. Clique na Aba Main2 e arraste a opção “End the game” para a janela de Ações (Actions). (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho42

Ou seja, quando pressionarmos qualquer tecla na Janela de Pontos, vamos sair do Jogo.

 

15. Vamos adicionar mais um evento. Clique em Add Event – Draw – e selecione Draw. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho43

 

16. Em seguida, clique na Aba Score e arraste a opção “Draw Score” para a janela de Ações (Actions). Defina o Título para “Pontos”, marque a caixa Relative e clique em Ok. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho44

 

17. Vamos criar uma Fonte para usarmos como Estilo na palavra Pontos. Clique com o Botão Direito em Fonts – Create Font. Faça as seguintes configurações e clique em Ok para salvar. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho45

 

18. Voltando nas Propriedades do obj_pontos, no Evento Draw – Clique na Aba Draw e arraste a opção “Set Font” para a janela de Ações (Actions). Escolha a font2 e clique em Ok. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho46

 

19. Ainda no Evento Draw – Clique na Aba Draw e arraste a opção “Set Color” e escolha na caixa Color a cor “amarelo”. Depois clique em Ok para salvar. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho47

 

20. Depois de configurar todos os Eventos e Ações no obj_pontos, clique em Ok para salvar. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho48

 

21. E por fim, vamos clicar no Botão “Run the Game” ou pressionar F5 no teclado para rodar o Jogo. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho49

 

22. Se estiver tudo certo, aparecerá a Janela do nosso Jogo de Corrida. (Figura abaixo).

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23. Se perdermos todas as vidas, aparecerá a Janela de Mensagem conforme configuramos. (Figura abaixo).

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24. E por fim, quando clicarmos em Ok para Sair do Jogo, aparecerá a Janela dos Pontos que conseguimos ganhar. (Figura abaixo).

Jogo_Carrinho52

 

 

É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado desse tutorial.

Se quiserem aprender mais um game, vejam esse tutorial aqui em que ensino um jogo de nave.

Abraços e qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.


Sobre o Autor:
DidiDiogo Pimenta – Instrutor em Capão Redondo. Cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC Zona Sul. Dá aulas nos cursos de Informática, Hardware e Web Design. Curtam e compartilhem esse post e sugiram outros tutoriais para nossos instrutores!

 

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