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Game Maker – Parte 1

 

capa-gm

Você gosta de game? Que tal você criar seus próprios games, sem precisar criar centenas de linhas de códigos, utilizando o Programa Game Maker você pode com apenas cliques e arrastar criar jogos incríveis. Veja até o final este post e você entenderá as principais ferramentas do Game Maker.

O Game Maker é um programa que tem a função de criar jogos, é chamada de motor de jogo no qual tem suporte a uma linguagem de script própria chamada de GML. Mas para você entender melhor o Game Maker ele é um software de criação de game que o usuário pode inserir funções apenas utilizando as próprias opções disponíveis no programa, ou seja, o próprio Game Maker deixa disponível para o usuário qualquer função que ele queira inserir no jogo, exemplo: movimentação dos personagens, tiro, pular, etc. então para você criar um jogo no Game Maker basta ter os objetos do jogo e colocar ações nele apenas clicando e arrastando.

 História

O Game Maker foi criado por Mark Overmars, no inicio era chamado de Animo e a função era a criação de animações em 2D essa versão foi lançada no dia 15 de novembro de 1999.

Em 2012 Overmars decidiu mudar seu nome para Game Maker e também a função do programa, com ele era possível criar jogos, e o software custava em torno de US$ 99,00 e a linguagem de programação utilizada para criação foi o C++. O Mark Overmars criou todos os 40.000 códigos de comando do programa, apenas as opções de freeware não foram criadas por ele.

Conhecendo o Game Maker Studio

O Game Maker Studio, ou GMS é desenvolvida pela Yoyo Games. Como comentei anteriormente trata-se de uma engine, ou motor de jogo que contem um conjunto de funcionalidades com a função de criar jogos em 2D ou 3D.

Existe 2 tipos de versões do Game Maker:

Lite: É a versão gratuita do programa. Há diversas limitações, como o bloqueio das ferramentas de multiplayer e 3D e, além disso, fica a marca do logotipo do programa nos jogos.

Pro: É a versão completa com todas as ferramentas, custa em torno de 25 Dólares.

Para instalar o Studio Game Maker basta acessar a pagina:  https://www.yoyogames.com/studio/download

imagem-1

Após instalação do Game Maker, iremos comentar sobre as principais funções e como funciona o programa.

imagem-2

Esta é a tela inicial do Game Maker, onde o usuário poderá ver todos os trabalhos criados recentemente, dicas, criar novo projeto, etc. Abaixo, podemos verificar as principais funções de cada Guia:

Open: Abrir um projeto já salvo;

New: Criar um novo projeto;

Import: Permite importar projetos de versões antigas do Game Maker;

Release Notes: Mostra as últimas modificações que a YoYo Studio fez no Game Maker;

Demos: Jogos demonstrativos;

Tutorials: passo a passo para criar um game;

News: Novidades da pagina da Yoyo Games

Licenses: Mostra todas as licenças usadas no Game Maker;

Conhecendo as pastas

Quando você cria um novo projeto, essa tela irá aparecer, como mostra na imagem 3, no lado direito do programa existem as pasta padrões do Game Maker e através dessas pastas nos iremos criar nosso jogo, por exemplo, fases, personagens, inimigo, carros, etc. Abaixo há uma breve descrição de cada pasta.

imagem-3

Sprites

Sprites são representações gráficas de todos os objetos do jogo. Ex: personagem, muro, arma, chão, etc. Nesta pasta você colocará as imagens que irá ter no jogo.

Sounds

Esta pasta serve para inserir todas as musicas que o jogo terá.

Backgrounds

O plano de fundo das fases.

Fonts

Nesta pasta você poderá colocar as fontes que serão usadas dentro do jogo.

Objects

São entidades no jogo que executam coisas. É a pasta mais importante dentro do Game Maker, qualquer ação que terá dentro do jogo será criado no objeto.

Rooms

As fases dos jogos.

Eventos

imagem-4

O game Maker trabalha com a abordagem orientada a eventos, toda a vez que se cria um objeto tem a opção Add Event, nesta opção iremos colocar todas as ações que queremos do objeto dentro do jogo.  Ex: um personagem se movimentar, pular, atirar, etc. Iremos conhecer os principais eventos:

Create Event: são as ações que irão acontecer quando o objeto for criado.

Destroy Event: Serve para destruir um objeto.

Alarm Events: Serve para criar uma ação em um determinado período no tempo, ou seja, quando se deseja alguma ação daqui a alguns segundo se utiliza o evento. É necessário criar 2 relogios, um com o tempo e o outro com as ações.

 Keyboard Events: O evento irá acontecer quando se clica em uma tecla determinada.

Key Press: Acontece quando a tecla for pressionada uma vez. Geralmente utilizada quando se deseja que aquela ação aconteça quando ficar segurando um botão determinado.

Key Release: a ação acontece quando solta o botão.

Keyboard: A ação acontece quando segura o botão.

Mouse Events: As ações só acontecem se o botão for pressionado em cima do objeto.

No more lives: Acontece quando as vidas acabarem.

No more health: Quando a saúde acaba.

Animation end: Acontece quando a animação do Sprite termina.

End of path: Acontece quando o objeto termina um caminho.

Close Button: Acontece quando o usuário clica em um botão do jogo.

User defined: Você determina o que irá acontecer com um pedaço de código.

Pessoal espero que tenham gostado do post, não se esqueçam de comentar e compartilhar e não percam os próximos.

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