Game Maker – Parte 1
Você gosta de game? Que tal você criar seus próprios games, sem precisar criar centenas de linhas de códigos, utilizando o Programa Game Maker você pode com apenas cliques e arrastar criar jogos incríveis. Veja até o final este post e você entenderá as principais ferramentas do Game Maker.
O Game Maker é um programa que tem a função de criar jogos, é chamada de motor de jogo no qual tem suporte a uma linguagem de script própria chamada de GML. Mas para você entender melhor o Game Maker ele é um software de criação de game que o usuário pode inserir funções apenas utilizando as próprias opções disponíveis no programa, ou seja, o próprio Game Maker deixa disponível para o usuário qualquer função que ele queira inserir no jogo, exemplo: movimentação dos personagens, tiro, pular, etc. então para você criar um jogo no Game Maker basta ter os objetos do jogo e colocar ações nele apenas clicando e arrastando.
História
O Game Maker foi criado por Mark Overmars, no inicio era chamado de Animo e a função era a criação de animações em 2D essa versão foi lançada no dia 15 de novembro de 1999.
Em 2012 Overmars decidiu mudar seu nome para Game Maker e também a função do programa, com ele era possível criar jogos, e o software custava em torno de US$ 99,00 e a linguagem de programação utilizada para criação foi o C++. O Mark Overmars criou todos os 40.000 códigos de comando do programa, apenas as opções de freeware não foram criadas por ele.
Conhecendo o Game Maker Studio
O Game Maker Studio, ou GMS é desenvolvida pela Yoyo Games. Como comentei anteriormente trata-se de uma engine, ou motor de jogo que contem um conjunto de funcionalidades com a função de criar jogos em 2D ou 3D.
Existe 2 tipos de versões do Game Maker:
Lite: É a versão gratuita do programa. Há diversas limitações, como o bloqueio das ferramentas de multiplayer e 3D e, além disso, fica a marca do logotipo do programa nos jogos.
Pro: É a versão completa com todas as ferramentas, custa em torno de 25 Dólares.
Para instalar o Studio Game Maker basta acessar a pagina: https://www.yoyogames.com/studio/download
Após instalação do Game Maker, iremos comentar sobre as principais funções e como funciona o programa.
Esta é a tela inicial do Game Maker, onde o usuário poderá ver todos os trabalhos criados recentemente, dicas, criar novo projeto, etc. Abaixo, podemos verificar as principais funções de cada Guia:
Open: Abrir um projeto já salvo;
New: Criar um novo projeto;
Import: Permite importar projetos de versões antigas do Game Maker;
Release Notes: Mostra as últimas modificações que a YoYo Studio fez no Game Maker;
Demos: Jogos demonstrativos;
Tutorials: passo a passo para criar um game;
News: Novidades da pagina da Yoyo Games
Licenses: Mostra todas as licenças usadas no Game Maker;
Conhecendo as pastas
Quando você cria um novo projeto, essa tela irá aparecer, como mostra na imagem 3, no lado direito do programa existem as pasta padrões do Game Maker e através dessas pastas nos iremos criar nosso jogo, por exemplo, fases, personagens, inimigo, carros, etc. Abaixo há uma breve descrição de cada pasta.
Sprites
Sprites são representações gráficas de todos os objetos do jogo. Ex: personagem, muro, arma, chão, etc. Nesta pasta você colocará as imagens que irá ter no jogo.
Sounds
Esta pasta serve para inserir todas as musicas que o jogo terá.
Backgrounds
O plano de fundo das fases.
Fonts
Nesta pasta você poderá colocar as fontes que serão usadas dentro do jogo.
Objects
São entidades no jogo que executam coisas. É a pasta mais importante dentro do Game Maker, qualquer ação que terá dentro do jogo será criado no objeto.
Rooms
As fases dos jogos.
Eventos
O game Maker trabalha com a abordagem orientada a eventos, toda a vez que se cria um objeto tem a opção Add Event, nesta opção iremos colocar todas as ações que queremos do objeto dentro do jogo. Ex: um personagem se movimentar, pular, atirar, etc. Iremos conhecer os principais eventos:
Create Event: são as ações que irão acontecer quando o objeto for criado.
Destroy Event: Serve para destruir um objeto.
Alarm Events: Serve para criar uma ação em um determinado período no tempo, ou seja, quando se deseja alguma ação daqui a alguns segundo se utiliza o evento. É necessário criar 2 relogios, um com o tempo e o outro com as ações.
Keyboard Events: O evento irá acontecer quando se clica em uma tecla determinada.
Key Press: Acontece quando a tecla for pressionada uma vez. Geralmente utilizada quando se deseja que aquela ação aconteça quando ficar segurando um botão determinado.
Key Release: a ação acontece quando solta o botão.
Keyboard: A ação acontece quando segura o botão.
Mouse Events: As ações só acontecem se o botão for pressionado em cima do objeto.
No more lives: Acontece quando as vidas acabarem.
No more health: Quando a saúde acaba.
Animation end: Acontece quando a animação do Sprite termina.
End of path: Acontece quando o objeto termina um caminho.
Close Button: Acontece quando o usuário clica em um botão do jogo.
User defined: Você determina o que irá acontecer com um pedaço de código.
Pessoal espero que tenham gostado do post, não se esqueçam de comentar e compartilhar e não percam os próximos.