anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Galeria de imagens no Fireworks

Capa do post Galeria no Fireworks

Antes de iniciar, é necessário que você escolha e salve as fotos que irá utilizar na sua Galeria, em uma pasta. Esse passo é essencial para organização do projeto. Eu selecionei 10 imagens neste tutorial, mas você pode selecionar o número de imagens que desejar.

Vamos aos passos:

1 – Abra um novo projeto no Fireworks (Arquivo >Novo ou Control +N).

Tela de abertura do fireworks

2- Na janela, coloque os valores como na imagem abaixo:

Janela com o tamanho da imagem do documento

3 – Agora, com o documento em branco na área de trabalho do programa, clique no Menu principal e na opção Comandos > Criar apresentação de Slides:

Comando para criar apresentação de Slides

4 – Quando a janela da Apresentação de Slides abrir, será necessário definir um Título para o álbum, sua Descrição e o modelo do Player (o estilo do seu álbum):

Inserindo as configurações da galeria

5 – Depois de definidas as opções iniciais, devemos escolher qual o comportamento do Slideshow na apresentação. Existem duas opções, a saber:

Inicio Automático – Essa opção iniciará o Slideshow automaticamente;

Permitir imagens clicáveis – Essa opção inicia a apresentação somente ao clicar. Caso escolha esta opção, terá que escolher ainda se deseja que as imagens abram na mesma aba, na mesma janela ou se será o navegador quem vai decidir isso (neste caso, deixaremos o navegador decidir).

Opções da apresentação da Galeria

6 – Agora adicionaremos as imagens que serão a base da Galeria. Clique no sinal de “+”, para abrir uma caixa de diálogo. Em seguida, altere a opção Arquivos a processar para Personalizado para abrir o diretório onde se encontram as imagens:

Inserindo as imagens da Galeria

7 – Selecione as imagens que escolheu e que serão usadas para criar a Galeria e em seguida clique em ok.

Imagens da Galeria selecionadas

8 – Em Álbuns aparecerá o nome da pasta e logo abaixo cada uma das imagens. É necessário adicionar uma legenda para cada uma delas.

Clicando no álbum e inserindo legendas

9 – Agora vamos editar algumas configurações. Clique em Propriedades do Álbum. Em Miniaturas ative e escolha qual imagem vai iniciar o Slideshow. Em Plano de Fundo ative e escolha a imagem de fundo. Você poderá escolher também qual será o efeito da imagem.

Inserindo Miniaturas e plano de fundo

10 – Agora, clique na aba Filtros e adicione a quantidade de filtros que desejar:

Inserindo filtros de efeitos

11 – Altere as Propriedades da Apresentação, faça a seu gosto, é só escolher o que mais lhe agrada. Você também pode seguir as sugestões que estão na imagem a seguir, mas é importante que em uma outra tentativa, experimente novas configurações.

Inserindo configurações da apresentação

12 – Clique em Opções de Exportação e altere o Caminho de Exportação (escolhendo a pasta onde será salva a Galeria), o Tamanho do Projeto e o Tamanho das Miniaturas.

Opções de exportação da Galeria

13 – Para finalizar, é só clicar no botão Criar. Se preferir, você pode visualizar o projeto direto no seu navegador clicando na opção que aparece durante o processo de criação da galeria.

Criando a Galeria

14 – O arquivo finalizado será igual ao da imagem abaixo:

Galeria pronta

Você perceberá que o Fireworks cria automaticamente uma pasta com os Scripts, outra com as imagens da Galeria e um Arquivo XML, além do arquivo HTML. Caso tenha alguma dificuldade de visualização em navegadores como o Google Chrome, recomendo a visualização no Internet Explorer (e não esqueça de permitir o conteúdo bloqueado).

Espero que tenham gostado desse tutorial, em caso afirmativo, deixe o seu Curtir e também Compartilhe o Blog do Web Design com seus amigos! Para dar sugestões de novos posts, fazer observações ou tirar alguma dúvida, utilize o campo de comentários abaixo. Até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.