anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Gadgets

Você sabe o que é Gadgets? E para que eles servem? Neste post irá aprender sobre sua definição e como funcionam.

Gadgets são pequenos aplicativos que possuem funções básicas para auxiliarem seu dia-a-dia. Esses aplicativos estão disponíveis desde o sistema operacional Windows Vista até o Windows 7, mudando apenas do vista para o Windows 7 a quantidade de Gadgets disponíveis, tendo o Windows 7 adicionado a sua lista, os aplicativos como feed de notícias, conversor de moedas, medidor de CPU, entre outros.

Se você possui o Sistema Operacional Windows Vista ou Windows 7 acompanhe abaixo como utilizar esse recurso.

Primeiramente para abrir a janela que permitirá escolher os Gadgets clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto livre da sua área de trabalho, como mostra a Figura 1, em seguida clique na opção Gadgets.

FOTO02 FOTO03 FOTO04 FOTO05 FOTO06 FOTO07 FOTO01

Após ter clicado em Gadgets, será aberta uma janela conforme mostra a Figura 2. Onde para adicionar qualquer uma dessas Gadgets será nessesário dar um duplo clique em cima do aplicativo desejado, ou simplesmente clicar e arrastar para a área de trabalho, podemos também clicar com o botão direito e escolher a opção Adicionar como indica a seta vermelha da Figura 2.

FOTO02

 

Vamos entender como funciona essa janela, como indica a seta de número 1, podemos controlar a páginação caso os gadgets ultrapasse de uma página. Ao lado como indica a seta de número 2 é a caixa de pesquisa caso queira realizar uma busca pelo nome do gadgets. Na seta de número 3 é possivel mostrar ou ocultar detalhes, caso clique em mostrar detalhes ele irá apresentar detalhes sobre o aplicativo que estiver selecionado. Ao lado como demonstra a seta de número 5 seria para obter mais gadgets além dos que estão disponíveis no computador, porém com o surgimento do Windows 8 essa opção já não se encontra mais disponível. Acompanhe essa descrição através da Figura 3.

FOTO03

Agora vamos conhecer alguns desses gadgets. Começando pelo Relógio, é um aplicativo simples que exibe a hora, trate-se de um aplicativo que se pode fazer configurações como mudar o modelo, colocar um nome, e até configurar se deseja que o ponteiro dos segundos apareça ou não, adicione o relógio a sua área de trabalho e em seguida posicione o mouse sobre o relógio, assim aparecerá um menu ao lado. Assim que ele for adicionado aparecerá em sua área de trabalho, como demonstra a Figura 4. Note os botões que aparecem quando posicionamos o mouse sobre ele, como indica a Figura 5.

FOTO04

Após adicionar o relógio podemos notar alguns botões que aparecem só depois que posicionamos o mouse em cima, nesse caso na seta de número 1 podemos ver como fechar qualquer gadgets, na seta de número 2 podemos abrir a configuração do relógio, na seta de número 3 podemos clicar nesse quadrado de pontinhos e segurar e movimentar para onde desejar, como mostra a Figura 5.

FOTO05

Após clicar no notão de ferramentas apontado pela Figura 5, na seta dois, basta realizar as configurações desejadas, podendo escolher entre modelos de relógios diferentes, como mostra a Figura 6.

FOTO06

Depois de realizada a configuração necessária basta apenas clicar em OK.

Para treinar um pouco vamos tentar adicionar 4 relógios, com o mesmo modelo escolhido na Figura 6, e em cada um deles iremos mudar o fuso horário para poder verificar o fuso horário em três países diferentes como demonstra a Figura 7.

FOTO07

Além do relógio existe mais gadgets disponíveis como previsão do tempo, calendário, feed de notícias, conversor de moedas entre outros. Alguns permitem realizar configurações e outros só permitem movimentar e fechar os gadgets.

Esperam que tenham curtido esse post, post a sua opinião ou sugestão para novos posts.

Muito Obrigada!

Até breve!

– Professora Renata.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina