anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Formatação e Backup – como não perder seus dados no processo

Fala moçada, beleza? Hoje falarei de um assunto muito importante na área de hardware: Formatação e Backup. Vamos lá?

De todos os serviços prestados de manutenção de micros, os mais pedidos são formatação e backup, além de configuração e instalação de aplicativos. Todo técnico sabe que sua perícia é mediada a partir de uma formatação bem-sucedida e bem elaborada. Porém muitos técnicos esquecem de um fator essencial que é o que chamamos de backup.

 

Conceito de backup

Backup não é nada mais que a técnica de salvamento de dados do computador antes de fazer a formatação do mesmo. Particularmente, uso uma pequena regra para todo o tipo de serviço de manutenção, bem parecida com a chamada “regra de três”, na qual o técnico consegue identificar problemas analisando 3 fatores e soluções criando uma pirâmide de raciocínio comum em cada caso. No caso do backup podemos criar 3 pontos essenciais:

  • Dados do usuário
  • Drives do computador
  • Imagem de restauração

Seguindo essa linha de raciocínio podemos separar cada tarefa a executar e observar todas as formas que podemos executá-las. Abaixo estudaremos o modo correto de fazer o backup de cada ponto citado acima.

 

DADOS DO USUÁRIO

“Oh meu Deus eu vou perder tudo!!!!”

– Clássica frase de um usuário onde o técnico diz que tem que formatar o computador….

Em muitos casos o técnico perde tudo sim, porque esquece de usar a sua ferramenta principal… a cabeça! Em muitos casos é fácil acessar um computador antes de formatá-lo mesmo pelo antigo sistema operacional e com um pendrive resgatar todos os documentos do usuário.

Backup e Formatação - pendrive

Porém, em muitos casos o sistema está inacessível com arquivos corrompidos, vírus ou até mesmo a temida “tela azul da morte”. Nestes casos o jeito é usar a cabeça e conseguir uma forma de  recuperar os dados do usuário. Uma das formas de fazer isso é retirar o HD do computador que formataremos e colocar esse mesmo HD em outro computador já com sistema e abrí-lo como slave (o HD é aberto como se fosse um disco removível) e ali vamos ter acesso aos dados do usuário.

Backup - conectando um HD slave

Outra forma seria usar um live CD (sistema operacional que roda direto do CD). A maioria das distribuições Linux são lives e para conseguir uma é só ir no site da distribuição e baixá-lo para um computador e queimar a imagem para um CD. Você pode usar programas tipo o ashampoo para queimar o CD e ter uma ferramenta poderosa de recuperação de dados a sua disposição. E o melhor: totalmente de graça, pois as distribuições Linux são livres.

Linux: Distribuições livres

DRIVES DO COMPUTADOR

Outra frase clássica de um usuário:

“antes de formatar meu computador tinha som, agora não tem….”.

Em muitos casos o técnico esquece de instalar os drives proprietários após a formatação do computador. Drives proprietários são aplicativos dos fabricantes de dispositivos que fazem com que o mesmo funcione. Um exemplo: um dispositivo de som da Realtek só ira funcionar 100% após você ir até o site do fabricante, baixar e instalar o “drive” apropriado para aquele dispositivo.

Interface de um drive realtek

No primeiro caso vamos supor que temos um computador no qual ainda possamos ter acesso antes de formatá-lo. O melhor jeito de fazermos um backup dos drives é usando um programa trial chamado Drive Genius. Esse programa faz uma cópia de todos os drives proprietário do computador que você poderá guardar antes de formatar o computador.

Driver Genius para drivers

Já no caso de computadores inacessível o jeito é descobrir os drives após a formatação uma das formas é usar programas de identificação de drives como o AIDA64 que faz uma varredura no computador e disponibiliza as assinaturas digitais dos componentes do computador. Tendo em mãos os nomes dos drives e fabricantes o trabalho do técnico será   baixar os drives e reinstalá-los. Nesta mesma linha de raciocínio você também pode usar programas como o SlimDrivers que além de rastrear as assinaturas também já baixa e atualiza os drives do computador.

aida64

SLIMDRIVE

 

E em casos onde o computador não possui internet (pois os programas descritos acima dependem exclusivamente da internet ativa) existe uma alternativa chamada DRIVERPACK SOLUTION, que não é nada mais que uma coleção offline da maioria dos drives mais comuns do mercado onde o técnico pode atualizar todos os drives do computador sem acesso à internet, porém devera ter em mãos o pacote de drives do DRPACK gravados em DVD ou em um pendrive.

DriverPack

Um último lembrete é que no primeiro caso onde guardamos os drives já instalados no computador devemos lembrar que para cada sistema operacional existe um drive de dispositivo e o mesmo drive não funciona em outro sistema diferente (isso vale também para sistemas X86 e X64).

IMAGEM DE RESTAURAÇÃO

E para terminar após todo esse trabalho podemos criar a ultima fase de backup perfeito que consiste em criar uma imagem do sistema reinstalado e preparado para eventuais problemas que possam acontecer. Com uma imagem criada do sistema o técnico tem um backup eterno da máquina que foi feita com programas drives e dados do usuário.

Com o Macrium Reflect Free, um programa que é usado para criar cópias de segurança do seu computador, você pode ter uma imagem no formato ISO para usar quando precisar.

MACRIUM

O programa é muito interativo, e já que este tutorial foi feito para mostrar formas de backup deixo para os leitores a tarefa de pesquisar e explorar as ferramentas acima citadas. Todos os programas são encontrados na internet e de forma gratuita. Então sem preguiça vamos ao trabalho e pesquisa para nos tornarmos bons técnicos. Até!

 

Sobre o autor

Ismael Barbosa Araújo: Olá! Sou instrutor a mais de 10 anos. Sou formado em Eletrotécnica e Projeto. Meu hobby é criar projetos. Além disso, sou adorador de artes marciais. Se curtiram meu post, compartilhem! Obrigada e até a próxima!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Máquina Gamer: você está pagando um preço justo por ela?
Olá pessoal, tudo bom? Hoje falaremos sobre máquinas gamer e vou estender esse assunto por