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Folha de Pagamento no Excel

Descomplicando o Excel

Planilhas parecem ser incompressíveis, principalmente quando não temos contato constate com elas. Neste post iremos entender como inserir as fórmulas e funções corretamente deixando as planilhas mais automatizadas. Iremos utilizar o exemplo de folha de pagamento.

Abram o Excel e vamos lá!

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Passo 1

Para efetuar o cálculo do INSS(Instituto Nacional do Seguro Social) é necessário saber quanto haverá de desconto de acordo com a base salarial do colaborador. Verifique no site: http://tabelainss2016.org/.

Usaremos a função “=SE” para que o valor do desconto possa mudar automaticamente quando houver uma alteração no salário.

Cálculo do desconto INSS:

Se o Salário do colaborador for menor ou igual a 1556,94, terá desconto de “8%”

Se o Salário do colaborador for menor ou igual a 2594,92, terá desconto de “9%”

Se o Salário do colaborador for menor ou igual a 5189,82, terá desconto de “11%”

Senão terá desconto de “13%”

Ex: =SE(E3<=1556,94;”8%”;SE(E3<=2594,92;”9%”;SE(E3<=5189,82;”11%”;”13%”)))

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Passo 2

Para efetuar o cálculo do valor total do INSS devemos utilizar a função abaixo, ela responderá o valor de desconto.

Cálculo do INSS:

=Salário_Bruto * INSS%

Ex:=E3*F3

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Passo 3

Para efetuar o cálculo do valor das horas extras será necessário saber quantas horas mensais o colaborador faz, quanto ganha por hora trabalhada e qual é a taxa adicionada à hora extra.

Obs: As taxas acrescentadas às horas extras devem ser consultadas no Art. 59 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)

Usaremos uma fórmula bem simples, efetuando primeiro o cálculo do valor por horas trabalhadas e logo após quanto será acrescentado nas horas trabalhadas.

Cálculo valor H.E:

=(Salário / Horas Trabalhadas) * Hora_Extra% + (Salário / Horas Trabalhadas)

EX:=(E3/F3)*J3+(E3/F3)

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Passo 4

Para efetuar o cálculo do valor total do desconto de vale transporte devemos utilizar a função abaixo, ela responderá o valor de desconto.

Cálculo do VT:

=Salário_Bruto * V.T%

Ex:=E3*G3

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Passo 5

Para efetuar o cálculo do valor total das horas extras devemos utilizar a função abaixo, ela responderá quanto o colaborador irá receber em horas extras trabalhadas.

Cálculo do Total H.E:

=Quantidade_H.E * Valor_H.E

Ex:=K3*J3

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Passo 6

Para efetuar o cálculo do valor total de vencimentos, devemos utilizar a função abaixo, ela respondera qual é o montante gerado pela prestação de serviço durante o mês.

Vencimentos: folha de pagamento é a soma de todos os registros financeiros: salários, horas extras e adicionais.

Cálculo do Total Vencimentos:

=Salário_Bruto + Total_H.E

Ex:=E3+O3

 

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Passo 7

Para efetuar o cálculo do valor total de descontos, devemos utilizar a função abaixo, ela respondera qual é o montante gerado pelos descontos determinados pela CLT.

Descontos: Soma total de todos os descontos, INSS, V.T, A.S, faltas etc…

Cálculo do Total Descontos:

=Total_INSS+Total_V.T + Total_A.S

Ex:=L3+M3+N3

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Passo 8

Para efetuar o cálculo do Salário Líquido, devemos utilizar a função abaixo, ela respondera quanto o colaborador receberá ao final do período de trabalho.

Cálculo do Salário líquido:

=Total_Vencimentos – Total_Descontos

Ex:=Q3-R3

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Espero ter ajudado!


E aí galerinha! Meu nome é Jefferson Oliveira, sou instrutor de informática em Taboão da Serra há quase 1,5 anos. 

Cristão, se formando em Teologia, gosto muito de música e aprender notas compostas (((♪C7sus/Bb♫))).

Agradeço a colaboração no desenvolvimento do post ao ínclito instrutor Diogo Vieira e a  emérita auxiliar Luana Maia.

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