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Fan page – Crie a sua!

Muitas pessoas criam perfis para promover uma marca ou divulgar sua empresa, porém a melhor maneira de gerenciar acessos e garantir seguidores é criando uma página no Facebook, além de poder lucrar com isso.

CAPA

Vamos entender primeiramente como criar uma Fan page, os prós e contras e como gerenciá-la.

O que é uma Fan Page?

A Fan page ou página de fãs é uma ferramenta que o Facebook destinou para empresas ou pessoas autônomas a divulgarem seu produto, empresa ou marca na rede social. Podendo interagir com clientes e utilizar recursos que só estão disponíveis na Fan page como: enquetes, criação de aplicativos personalizados, discussão de assuntos, promover eventos, entre outros.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Ter uma Fan page tem as suas vantagens e desvantagens, vamos conhecer as principais:

Vantagens

  • Uma excelente estratégia de marketing se for utilizada corretamente e com o custo zero!
  • Aumento da visibilidade da empresa: Por estar presente em uma rede social a visibilidade da empresa aumenta uma vez que 90% da população estão presentes por grande parte do seu tempo nas redes sociais;
  • Relatórios de estatísticas: É possível ter acesso a um relatório minucioso de acessos, visualizações de postagem, análise de campanhas realizadas e compartilhamentos realizados pelos fãs;
  • Controle de publicações de fãs em sua página;
  • Possibilidade de ter mais de uma página criada na mesma conta;
  • Possibilidade de adicionar mais de 5.000 pessoas a sua página, quando no perfil o máximo permitido é de 5.000 amigos;
  • Uma vantagem na hora de divulgar sua Fan page é que ela tem uma URL própria, tornando muito mais fácil encontra sua Fan page do que encontra um perfil;

Desvantagens

  • Transformar seu perfil em uma Fan page, pois o processo é irreversível e em algumas ocasiões apresenta algumas falhas na migração, o ideal é manter o perfil e criar uma página;
  • Ao criar uma Fan page os fãs terão que ser conquistados do zero, uma vez que já possui assinantes em um perfil pessoal, porém vale ressaltarmos que no perfil pessoal são proibidas publicidades e propagandas;
  • Uma grande desvantagem é utilizar somente o recurso da Fan page como divulgação da empresa, pois se amanhã ou depois o site perder a credibilidade não adiantará ter centenas de curtidas, devemos lembrar que a Fan page é apenas mais um meio de divulgação e não o único!

Criando a Fan page

É bem simples o processo de criação de uma Fan page e se você não sente segurança em fazer a migração do seu perfil para uma empresa, crie junto ao seu perfil uma Fan page, utilize todos os recursos.

O primeiro passo é se logar na sua conta do Facebook, caso não tenha uma conta do Facebook, na tela inicial do Facebook abaixo do formulário de cadastro tem um link para criar uma página. De toda maneira será necessário preencher o cadastro inicial, observe a figura 1.

FIGURA01

Após se logar clique sobre a seta ao lado do cadeado e clique na opção criar página como mostra a figura 2.

FIGURA02

Agora vamos escolher qual o tipo de página iremos criar, se é uma página de empresa, um negócio local, marca ou produto, um artista ou uma banda, uma página de entretenimento ou uma comunidade.  No nosso exemplo vou utilizar a opção de empresa, mais utilize a que desejar.

FIGURA03

Após escolher o modelo basta preencher a categoria e o nome da página, o preenchimento de outros tipos pedem outras informações de acordo com a opção escolhida.

FIGURA04

Em apenas mais 4 passos nossa página estará criada, é importante preencher o máximo de informação de sua empresa, para que todos que acesse futuramente sua página saibam mais sobre a sua empresa, para pessoas autônomas um erro bastante comum é não colocar um telefone para contato, o que é a primeira coisa que um cliente procura em uma página. No passo 1 deverá ser preenchido um formulário com todas as informações da empresa, sites e link da página. Após preencher todas as informações clique em Salvar informações, observe a figura 5

FIGURA05

O próximo passo é escolher uma foto para a sua página, poderá pegar uma foto salva em seu computador ou importar de um site, após importar a foto clique no botão Salvar foto como mostra a figura 6.

FIGURA06

O próximo passo é se desejar adicionar a sua página nos seus favoritos, caso deseje basta clicar no botão Adicionar aos Favoritos ou se preferir pode pular esse passo. Observe a figura 7.

FIGURA07

O último passo é a se desejar adicionar uma forma de pagamento para caso queira expandir a visualização de sua página, lembrando que é opcional e podemos também pular esse passo. Observe a figura 8.

FIGURA08

Página Criada!

Prontinho! Fácil e prático a criação da sua página, agora basta preencher ela de informações e publicações, pedir para amigos e conhecidos curtir a sua página e utilizar todos os recursos e benefícios que ela propiciar. Veremos em outro post como atualizar a Fan page.

FIGURA09

Conclusão

A Fan page é a ferramenta ideal para divulgar a sua marca ou empresa, pois nela é possível encontrar aplicativos e recursos de controle de estatísticas sedo eficaz quando o assunto é DIVULGAÇÃO!

Observação: No nosso próximo post mostraremos como migrar seu perfil para uma Fan page.

Aproveite todos os recursos da Fan page e fique de olho nas próximas postagens, qualquer dúvida ou sugestão publique ao final desse post e não esqueça de curtir e compartilha essa postagens com seus amigos.

Até a próxima postagem!

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Postado por

Renata Santos

Professora de informática da Escola Microcamp Praia Grande. Formada em Técnico em Informática na ETEC Praia Grande, Bacharelado em Sistema de Informações na FALS e Tecnologia em Informática com Gestão para Negócios na FATEC de Praia Grande. Ensinar é aprender, lecionar me faz feliz e a Microcamp me proporciona isso. “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” – Bill Gates

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