anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Excel | Tabela dinâmica

A tabela dinâmica nos permite a apresentação dos dados de diversas formas, a partir de uma mesma base de informação e o que é mais importante, de um único relatório, ou seja, serve para que o usuário possa criar uma tabela com apenas as informações necessárias.

É uma tabela interativa, que podemos utilizar para resumir e analisar dados de uma lista ou tabela já existente.  As colunas ou linhas de uma planilha podem ser invertidas automaticamente pelo usuário criando novas versões de relatório em poucos segundos.

Criando tabela dinâmica

1. Abra o arquivo com a tabela que deseja criar a tabela dinâmica. No nosso caso cria a seguinte tabela abaixo:foto 01

2. Selecione as informações da tabela, como mostra a figura abaixo:

foto 02

3. Depois clique na guia Inserir e a opção tabela dinâmica.

foto 03

4. Aparecerá abaixo, clique em OK.

foto 04

5. Aparecerá a janela para criar a tabela dinâmica.

foto 05

Entendendo:

Do lado direito da tabela dinâmica existe os campos, onde iremos criar as tabelas dinâmicas.

Filtro de relatório: neste campo poderão ser criados filtros para o relatório.

Rótulos de colunas: as informações são mostradas na horizontal;

Rótulos de linhas: as informações são mostradas na vertical;

Valores: mostra o valor total das informações.

Exemplos:

Para entendermos melhor iremos fazer uns exemplos.

Arraste o campo mês para o f filtro de relatório. Exemplo abaixo:

foto 06

Nesse caso serve para filtra as informações por mês. Caso o usuário deseje verificar o valor total de um vendedor especifico e um determinado mês.

Após inserir o campo mês, coloque o campo vendedor no filtro Rótulo de colunas (caso deseje que as informações sobre o vendedor fique na horizontal) ou no filtro Rotulo de linha. Como no exemplo abaixo:

Utilizando o filtro de colunas

foto 07

Utilizando Filtro de Linhas

foto 08

Obs: Esses dois filtro serve para mostrar as informações desejada pelo usuário, se ele deseja verificar na vertical ou na horizontal.

Após escolher qual a forma de visualização. Podemos filtrar as informações pelo mês. Na parte de cima da tabela. Mostrado na figura abaixo:

foto 09

Resultado

foto 10OBS: para voltar ao normal, mostrando todos os meses, clique no filtro e coloque na opção Tudo.

foto 11

Caso o usuário deseje o total das informações, exemplo caso deseje saber o total de vendas de um vendedor durante o ano de 2012. Não precisamos fazer isso na tabela, podemos criar o total na tabela dinâmica. Para isso basta utilizar o filtro valores, ele soma todas as vendas do ano de 2012. Como no exemplo abaixo:

foto 12

Obs: O filtro valores não serve apenas para somar. Em cima existe o botão de Autosoma, que podemos escolher outras funções. Mostrado na figura abaixo:

foto 13

Obrigado pessoal espero que tenha ajudado. O Excel tem muitas ferramentas, mas pode ter certeza que Tabela dinâmica será uma que ajudará muito com filtro de informações e relatórios. Principalmente com tabelas com muitas informações.

Ate a próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Criando menu Dropdown Condicionais no Excel
O que é um menu Dropdown? Um menu dropdown é muito útil quando se tem