anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

A evolução das tecnologias na música

Hey, tá me ouvindo? Tira o fone então!
Frase comum nos dias de hoje…

Como era ouvir música antigamente?

Estamos tão acostumados hoje em dia em ouvir nossas músicas através do celular (e outros players) que não paramos para pensar em como era antigamente…

1

Uma das primeiras tecnologias de reprodução móvel popular de músicas foi o disco de vinil (também conhecido como LP – Long Play) que funcionava basicamente como um CD gigante de dupla face, porém não tão sensível no manuseio:

2

Mais tarde, empresas na área musical criaram o Cassete (também conhecido como K7), uma fita magnética onde também era possível gravar músicas em ambos os lados, porem o dispositivo era bem menor, quase do tamanho de um iPhone:

3

Mesmo hoje em dia o vinil sendo considerado uma tecnologia obsoleta, muitos músicos lançam seus álbuns também nesse formato, pois a procura é consideravelmente grande. Inclusive, alguns especialistas na área consideram a qualidade de som do vinil superior a do CD. #polemica

Lojas como a Fnac tem seções específicas para essa mídia: http://www.fnac.com.br/musica/vinil/8065. A mesma loja vende as “vitrolas“, mas com tecnologias de alta performance (e valores altos…), mantendo seu visual retrô. Mas você também pode recorrer ao bom e velho sebo para garimpar raridades. Um dos sebos mais famosos aqui na cidade de São Paulo é o Sebo do Messias: https://sebodomessias.com.br/lps.aspx.

Vale apena comentar também sobre a popularidade dos LPs para a mixagem de músicas, prática muito popular entre os rappers, o ‘scratching’.

5

Já nos anos 90, as mídias de disco CD – Compact Disc ficaram muito populares, principalmente pela grande diversidade de bandas e gêneros musicais. Porém, qual será o destino do CD? Será que esse foi o último dispositivo de armazenamento permanente musical? Bem, quem viver verá!

6

Independente das evoluções tecnológicas, quem é que não gosta de ouvir uma boa música enquanto pratica seus afazeres? Difícil dizer ‘eu não!’.


rafa

Autor do Post

Meu nome é Rafael G. Costa, tenho três décadas de vida, sou formado em Tecnologia e Sistemas para Internet e leciono Informática e Web Design há cinco anos.

Gostou da postagem? Então compartilhe com seus amigos!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

1
Conheça Pabllo Vittar
Se voltássemos alguns anos atrás, veríamos alguns artistas como Claudia Leite, Ivete Sangalo dominando as