anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Everest | Diagnosticando os componentes do seu PC

Qual é o meu processador? Qual placa mãe estou usando? Provavelmente você já deve ter se feito essas perguntas. Para essas respostas uma maneira fácil, diversos softwares que lhe dão a estratificação geral de informações sobre os hardwares e softwares do seu pc, um dos mais conhecidos é o Everest. Nesse tutorial básico vamos saber como usufruir deste software que pode nos ajudar em alguns problemas.

Depois de baixar a versão gratuita no link e executar de acordo com os termos de contrato, aparecerá a seguinte tela inicial do programa:

Capturar

 

Clicando em Computador>Sumário, você verá de forma resumida as principais informações do seu pc. Veja que nesse computador está instalado o Windows 7 Ultimate  como sistema operacional.

É comum que algumas pessoas usem sistemas com características visuais (“aparência”) de outros sistemas operacionais , como exemplo um pc com visual de Windows Vista porém com sistema operacional do Windows XP.

Comp

 

Informações sobre a sua placa mãe como o nome da placa, o processador utilizado, a memória. Importante para saber a sua real compatibilidade para com instalações de programas, jogos, e até mesmo  para possíveis troca ou inserção de peças compatíveis com a placa.

Placa mae

 

Na parte do monitor pode-se ver o Adaptador gráfico que seria a placa de vídeo do micro. Uma importante informação também para comparações de compatibilidade de reproduções de imagem e vídeo e sua capacidade.

Monitor

 

Nesta parte você pode ver a identificação do seu disco rígido e da sua unidade de CD/DVD responsável pelas reproduções e gravações de mídias.

Armazenamento

 

Ao final da página também tem informações sobre o IP da rede utilizada, os dispositivos de entrada, o adaptador de som e as partições do disco rígido do computador. Aparentemente  parece já suficiente as informações contidas no sumário, porém é só um sumário. Em cada aba aberta contém informações mais avançadas e até com especificações mais técnicas sobre cada dispositivo ou sistema do seu pc.

Uma dessas informações bacana a se saber é sobre o seu drive óptico. Veja em Armazenamento>Discos ópticos:

Aí está listado as velocidades máximas de gravação e leitura do seu drive e os tipos de discos suportados pelo leitor.

Veloc.Tipos disc.

 

 

Com esse software também é possível visualizar a temperatura do seu CPU e a quantidade de memória em uso, por exemplo. Lembrando apenas que por ser um software como outro qualquer pode acontecer problemas, como dar informações erradas ou até mesmo não conseguir enxergar tais marcas e modelos de alguns periféricos.

Obrigado e até a próxima!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Máquina Gamer: você está pagando um preço justo por ela?
Olá pessoal, tudo bom? Hoje falaremos sobre máquinas gamer e vou estender esse assunto por