anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Ética para profissionais de TI

Oi pessoal! Meu nome é Eduardo Florence, sou professor da Microcamp de Praia Grande e nesse post irei comentar sobre ética. Hoje em dia as empresas buscam mais do que profissionais qualificados, necessitam de pessoas “corretas” em seu ambiente de trabalho. Pessoas que consigam discernir o certo do errado e principalmente que não prejudique e nem faça seu ambiente de trabalho um campo de guerra.

 Ética - Qual caminho seguir?

Nos dias atuais é muito difícil encontrar profissionais da tecnologia da informação que seguem uma conduta ética correta, podemos notar o crescimento de novas tecnologias e que em cada minuto as informações mudam e muda a maneira de ver o que é certo e errado. E o que é mais alarmante, os novos profissionais seguem a mania do velho “Copiar” e “Colar”, não conseguem ter sua própria opinião sem ter que copiar algo de alguém.

Não podemos nos esquecer de que a ética está ligada diretamente com a educação, existem regras que aprendemos com nossos familiares, e infelizmente as pessoas que deveriam ensinar esses conceitos empurram o problema para as escolas, e sabemos que nossas escolas não estão estruturadas para esse problema.

O que é Ética?

Podemos dizer que ética é um conjunto de normas e condutas que qualquer profissional deverá cumprir, ou seja, são regras nas quais devemos segui-las. Mas será que é só isso?

Podemos acrescentar também que ética é a consciência de cada individuo têm em tomar decisões corretas. Principalmente na área de Informática onde os profissionais trabalham com informações sigilosas em suas empresas e muitos não estão orientados quanto à forma do uso dessas informações. Temos muitos exemplos sobre falta de ética, profissionais que tiram peças ao invés de concertá-las, cobram preços exuberantes, praticam pirataria e trabalham de má fé.

Para os profissionais de TI existem os “Dez mandamentos para a ética na informática”. Não é oficial, mas muitas empresas utilizam. Veremos quais são:

1 º    O computador não deverá ser usado para produzir danos à outra pessoa;

2 º    Não interferir no trabalho de computação de outra pessoa;

3 º    Não interferir nos arquivos de outra pessoa;

4 º    Não usar o computador para roubar;

5 º    Não usar o computador para dar falso testemunho;

6 º    Não usar software pirateado;

7 º    Não usar recursos de computadores de outras pessoas;

8 º    Não se apropriar do trabalho intelectual de outra pessoa;

9 º    Ter cuidados com as consequências sociais do que escrever;

10 º   Usar o computador de maneira que mostre consideração e respeito ao interlocutor.

O que é ética e moral?

 Ética e Moral

Escutamos muito sobre o que é ética e o que é moral, mas qual a diferenças entre os dois. São duas ciências totalmente diferentes, então vamos entender a diferença entre elas.

Moral: descreve todos os atos e condutas dos seres humanos e são esses atos que dão uma identidade em frente à sociedade. A maioria dos seres humanos procura ou possuem os mesmos princípios morais a fim de garantir sua sobrevivência ou participação em grupo e cada grupo estabelece suas próprias regras de conduta. Os profissionais de TI precisam seguir as normas dentro de uma empresa para poderem trabalhar na mesma.

Ética: é um estudo amplo que tem como objetivo demonstrar o que é bom, justo e correto. Buscar caminhos que torna viável o cumprimento das regras impostas pela moral. A diferença entre elas é que na ética não se impõem regras, está se referindo ao caráter da pessoa.

Qual a responsabilidade de um profissional de TI

A principal função de um Profissional na área de TI é de manter sigilo em relação às informações confidencias de uma empresa e de seus clientes. Os profissionais de TI são os principais profissionais que as empresas têm problemas com a falta de ética, por estarem trabalhando o tempo todo com essas informações, eles tem acessos ilimitados. É um problema que esta acontecendo quase todos os dias, podemos verificar com frequência nos jornais, cracker invadindo empresas e roubando informações sigilosas e as vendendo para empresas concorrentes, entre outras características que configuram a falta de ética e até mesmo atos criminosos.

É de obrigação das empresas criarem seus códigos de éticas, verificar e punir se algum profissional estiver descumprindo as normas previamente estabelecidas.

Característica para um bom profissional

 Bom profissional de TI

Para ser um bom profissional de TI não basta ter conhecimento técnico na área de informática ou saber hardware ou software. Além disso, para que possa ter sucesso em sua vida profissional é necessário agregar algumas características como: cordialidade, honestidade, respeito e dignidade. Isso é base para qualquer área profissional, sem essas características é quase impossível ter uma carreira profissional de sucesso em uma grande empresa.

Podemos citar mais algumas características:

  • Ter conhecimento da legislação que regulamenta sua atividade profissional e principalmente da empresa onde trabalha;
  • Garantir a segurança das informações;
  • Respeitar a propriedade intelectual;
  • Manter uma conduta correta fora da empresa;
  • Ter consciência em utilizar recurso e material da empresa.

Lembrando que não existem uma fórmula certa para se obter a ética, ter ou não ter é escolha apenas do profissional, muitas áreas sofrem com esse tipo de problema, porém a área de TI pode ser considerada mais exposta a esse mal devido a facilidade em buscar e utilizar informações, devido ao conhecimento de uma gama de softwares para burla, acessar lugares restritos, copiar informações sigilosas, tornando o perigo mais intenso para as organizações.

Cabe somente a você decidir se deseja entrar nessa lista, não somente optando por ser ético, mais sim demonstrando com suas atitudes!

Pessoal, espero que tenham gostado e que sirva de aprendizado para que na sua vida profissional não precise errar para aprender e que poderia ter tido uma carreira brilhante.

Curtam e divulguem para seus amigos!

Obrigado.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Segurança da informação – Senhas
Você tem certeza de que está seguro? Você está seguro de que sua conta de