anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Ética: difícil, mas necessária

Ser ético vai muito além de fazer sempre a coisa certa. É fazer o que é certo sem prejudicar o outro. É ser íntegro e altruísta, seja em casa, na escola ou no trabalho, e até mesmo na sua vida pessoal. É cumprir com os direitos e os deveres da sociedade.

Toda pessoa tem dentro de si um senso ético, que avalia o que é certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto. Existem, porém, pontos de vista diferentes do que se deve ou não ser feito. Existem pessoas que se queixam da falta de ética, mas não se dão conta de que isso se deve às poucas oportunidades que um cidadão comum tem de ser ético ou não.

A palavra “ética” é interpretada de várias maneiras, e muitas delas se resumem em como alguém deve agir na sociedade em que vive, mas essa pequena palavra engloba muitos outros aspectos, como o valor individual e respeito ao próximo. Ser ético é a condição essencial para o crescimento absoluto de um povo com menos desigualdade. Atitudes simples como não jogar o lixo no chão, e até mesmo esperar sua vez em uma fila, mostra o quão ético alguém pode ser sem muito esforço.

Podemos concluir que ética é o ponto de partida para um convívio pacífico e, para que isso aconteça, é preciso ter consciência.


Autor: Valter Cesário de Araújo Neto, professor de Inglês, Espanhol e cursos de Especialização.

Próximo

Postado por