anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Espanhol ou Portunhol?

¿Hablas español o portuñol?

Você sabia que o espanhol e o português tem muitas similaridades, porém o número de diferenças entre ambos os idiomas é bem grande também?
Isso pode causar transtornos e situações até cômicas quando um falante nativo da língua portuguesa tenta se comunicar em espanhol com pouco conhecimento do idioma hispânico.
Já ouvi muitas pessoas dizendo que espanhol é fácil de entender e falar. Será que isso é verdade? Vamos estudar as origens, então!

 

As origens

Sabe-se que tanto o português quanto o espanhol são de origem latina, ou seja, vem do latim. Há muitas teorias quanto a divisão dos idiomas. Segundo a doutora em lusofonia, Dra. Camila do Valle, o idioma é difundido, porém, com o medo do avanço do reino de Castela em direção a Portugal, o idioma não oficial falado pelo povo na época fora oficializado pela coroa portuguesa, criando assim o português galego, que se separou do castelhano, que avançou pela Espanha, dando origem ao espanhol. Por isso tanta semelhança entre os idiomas.

 

O que é o “portunhol’?

O portunhol é um idioma e/ou dialeto não oficial criado de forma espontânea por povos da América latina, que ao verem as semelhanças entre os idiomas, tentaram mesclar o que conheciam com o intuito de se comunicarem. Sendo assim, ele contém tanto palavras da língua portuguesa quanto da língua espanhola e castelhana.

Mas devemos tomar muito cuidado ao fazer uso desse recurso, pois ele pode criar situações bem desconfortáveis. Os maiores vilões são os Falsos Cognatos ou Falsos Amigos.

 

Falsos Amigos

 

cognatos

Imagem retirada do blog: https://pindalolas.wordpress.com/2013/04/24/falsos-amigos-palavras-indefesas-confusoes-a-vista/ no dia 23/06/2015 às 14:52:00,000

 

Os “falsos amigos” ou “falsos cognatos” são palavras que tem pronúncia ou grafia idêntica ou similar em vários idiomas, porém o significado é bem diferente. Vejamos alguns exemplos de falsos amigos:

 

Espanhol Português
Comedor Restaurante
Tarado Bobo, tolo
Cometa Pipa
Peluquero Cabeleireiro
Apellido Sobrenome
Borracha Bêbada
Pastel Bolo
Cigarro Charuto
Concierto Show, Concerto
Copo Floco
Cubiertos Talheres
Cena Jantar
Borrar Apagar
Exquisito Delicioso
Ferias Feiras
Guitarra Violão

Leia um pouco mais sobre falsos cognatos no post “O que são ‘Falsos Amigos’ em Espanhol?”

Já imaginou se você planejou um jantar, passou a tarde cozinhando para um amigo mexicano seu que vai jantar na sua casa e ele diz: “Que cena! Essa comida estás muy extraña!!!”. Você pode estranhar essa mistura de português com espanhol e achar que seu amigo está ofendendo o cozinheiro, dizendo que a comida está ruim. Pelo contrário! Ele está dizendo que o jantar está delicioso.

Você já notou que no episódio “Errar é Humano”, de Chaves, há uma confusão de bolos e a Chiquinha resolve escrever no barril do Chaves a ordem dos acontecimentos? Ela escreve “Pastel”, enquanto na dublagem dizem “Tacar o bolo”.  Isso porque “bolo” em espanhol se diz e escreve “pastel”.

ezgif.com-resize (1)

Episódio 218 de Cháves “El amor llegó a la vecindad (parte 1) – Errar é humano / Errar uma vez é humano (parte 1)”.

 

Fonte do episódio: Wikipédia

 

Bom, galerinha. Espero que tenham gostado do post! E lembrem se, estudem bastante e tentem falar o máximo que conseguirem de espanhol para evitar constrangimentos. 😉


 

euo

Sobre o Autor

Oh! Hello! I’m the Doctor! Fala, galerinha! Eu sou o instrutor Erik Sartor. Sou Paulistano, vegetariano e apaixonado pela Irlanda e Doctor Who. Sou instrutor de inglês em Cotia. Até a próxima!

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

bandeira-espanha
A Importância da Língua Espanhola no Mundo!
Hola ¿qué tal? Hoje falaremos sobre o idioma espanhol, que como vocês sabem, é um dos