anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Entrevista de emprego? Aprenda a se dar bem!

Como se portar em uma Entrevista de emprego

 

Olá! Você sabe como se portar em uma entrevista na área de TI? O que vestir? Como falar? Enfim, nesse post vamos tirar algumas dúvidas que pairam sobre os estudantes e profissionais que buscam uma oportunidade na área de Tecnologia, além de algumas particularidades do campo.

Podemos dizer que a entrevista de emprego se inicia com o currículo, que é a primeira apresentação pessoal, o qual deverá conter as informações essenciais sobre o candidato a uma vaga.

 

O que eu escrevo no meu currículo?

Um currículo deve ser curto, objetivo e simples. Caso extrapole 2 páginas, pode até ser cansativo para ler e ser descartado da leitura do RH da empresa à qual pertence a vaga.

As informações básicas são:

  • Dados pessoais (Nome, Idade, Endereço, Estado Civil, Telefones e e-mail para contato)
  • Objetivo (vaga à qual você pretende se candidatar)
  • Escolaridade / Formação
  • Cursos e Especializações (aqui, entram certificações, cursos extra curriculares e todos os seus diferenciais)
  • Experiências profissionais (de preferência, as 3 últimas, com dados de contato para conferência)

 

Devo fazer um currículo diferente para cada vaga/empresa?

Sim! Leve em conta que deve-se fazer um currículo com o objetivo e conhecimentos voltados para a vaga desejada. Ex.: Se a vaga é para um Help Desk, não é interessante saber se você fez algum curso de culinária francesa, já que isso não entrará em pauta no trabalho de Help Desk. É interessante ter uma cópia do seu currículo em inglês, por ser o idioma “mundial”. Multinacionais tem recrutadores que não dominam o português, então é sempre interessante ter o currículo noutro idioma.

 


Devo colocar conhecimentos em inglês e informática, mesmo não tendo domínio com os conhecimentos?

Não! Mentira é facilmente desmascarada com um simples teste, então seja verdadeiro na descrição dos seus conhecimentos. Você deve ser sincero, dizer que está estudando em um de nossos cursos de Informática ou Idiomas ( :) ), ams que ainda não tem fluência sobre o assunto, mas está se esforçando.

 


Posso mentir sobre a experiência profissional?

Não! Como dito anteriormente, não se deve mentir no currículo, o empregador pode verificar na carteira de trabalho, ou até telefonar para seu antigo emprego. Se não houver nenhuma experiência anterior, relate em seu currículo, seu cargo deverá ser compatível com seu conhecimento e experiência. Enfatize cursos extra curriculares (teatro, oficinas, palestras e congressos que participou), trabalhos voluntários e qualidades.

Como se dar bem em uma entrevista de emprego

 


Após formular seu currículo e enviar para contratantes, você foi chamado para entrevista. E agora?

A primeira coisa a se fazer é pesquisar sobre a empresa que solicitou para uma entrevista. É interessante que o candidato tenha conhecimento dos objetivos e perfil da empresa para se portar de uma maneira correta. Ex.: Uma agência de comunicação exige um perfil com mais desenvoltura e que saiba se expressar bem, então seja expansivo na entrevista; se for ao TI de um banco, por exemplo, é indicado que o funcionário seja sério e haja com discrição.

Leve sempre um currículo e uma caneta. Provavelmente você utilizará a caneta em alguma atividade, e estar preparado sempre é positivo.

Seja pontual! Antes adiantado do que atrasado! Chegando à entrevista de emprego, mantenha a postura ereta e seja gentil com todos. Fique atento a detalhes da sala, leia prospectos da empresa se estiverem disponíveis e, caso seja uam pessoa comunicativa, puxe assunto com outros candidatos, pois eles podem abrir portas para você no mercado de trabalho! Comprimente firmemente as pessoas responsáveis pelo setor, olhando sempre nos olhos, seja cordial e demonstre interesse.

Em uma entrevista de emprego, além do conhecimento, você deve criar um bom ambiente. Tome cuidado e não faça piadas ou muitas brincadeiras, o lado negativo e o positivo de comportamentos engraçados são próximos, evite o risco de errar. Com relação à salário, seja paciente e espere que o entrevistador mencione. Caso ele pergunte se há dúvidas, pergunte. Dinheiro é importante, mas não seja afobado!

Responda as perguntas que serão feitas de maneira clara, tenha boa dicção, não minta sobre conhecimentos e experiências, seja verdadeiro.

entrevista-de-emprego-ruim entrevista-emprego


Como me vestir?

É uma grande dúvida em qualquer entrevista. A roupa social não é exigida para cargos Junior, neste caso o pretendente a vaga deve se vestir de maneira casual. Na área de TI, os cargos se dividem basicamente em Junior, Sênior e Pleno, siga algumas dicas para vestimenta no dia da entrevista. É comum que entrevistas sejam feitas por videoconferência, pelo Skype, tirando a parte do comprimentos físico, todas as regras devem ser seguidas.

Importante: para qualquer cargo, é primordial higiene pessoal impecável. Barba feita e unhas cortadas, além de cabelos penteados (gel, só para quem se sente bem), perfume discreto (gente, sem banho de colônia!). Para mulheres, segue o mesmo padrão (sem a barba, rs!).

Júnior

 

Entrevista de emprego - cargo junior

Pleno

Entrevista de emprego - cargo pleno

 

 

Sênior

Entrevista de emprego - cargo sênior

 

 

Bom, agora que já sabe como se portar e se vestir em entrevistas, apenas prepare seu conhecimento, uma boa dica é se matricular em algum dos nossos cursos, como Informática, Hardware, Web Design, TI, Inglês e Espanhol. Independente da área desejada, todos os conhecimentos são válidos!

Não se esqueça “Conhecimento não enche cabeça!”.

 

Espero que tenham gostado do post. Curtam e compartilhem!

IMG-20141107-WA0023

Olá, sou Diego Cesário, 25 anos. Formado em Análise de Sistemas e TI e técnico em informática, iniciei minha carreira como professor no Sesi como voluntário e não parei de dar aulas depois disso. Fui instrutor por 2 anos, e atualmente sou coordenador de informática há mais de 1 ano. No meu tempo livre, me dedico com estudos na área de aviação.

Próximo

Postado por

Coordenador da Unidade Mooca

Postagem Relacionada

sliderHome
Linkedin
Criando seu Currículo Virtual Estamos vivendo em uma era de tecnologia que nos força a