anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Entenda a tela azul do Windows

Quem nunca se deparou com a famosa “Tela azul da morte” no Windows? A tela costuma aparecer quando há algo errado com o computador, como drives que não estão funcionando direito, ou até um novo dispositivo em mau funcionamento. O fato é que essa tela assusta muita gente por ai, em especial os novos profissionais na área de hardware.

Nesse tutorial vou falar um pouco sobre como ela pode nos fornecer informações importantes sobre o causador do problema.

Abaixo temos um exemplo da tela em questão:

imagem

ENTENDENDO A MENSAGEM

1

Na primeira parte temos uma descrição breve do que ocorreu.

O erro mostrado, foi descrito como PAGEFAULT_IN_NONPAGED_AREA. Esta frase, mesmo não muito descritiva, possibilita que o usuário tenha uma noção de onde foi o erro. Isso acontece, por uma operação ilegal gerada por um processo que por algum motivo perdeu os dados ou o endereço de memória onde estavam guardados. O sistema tenta acessar a informação, que é necessária para a continuidade do processo, mas que simplesmente não existe ou não é encontrada, fazendo com que gere um erro.

CONTEÚDO DA MENSAGEM

2

No meio da tela é mostrada uma mensagem mais amigável e mais descritiva do que pode ter causado o erro. Isso na verdade é uma mensagem genérica que aparece em quase todas mensagens de tela azul. De modo bem básico ela mostra ainda algumas sugestões para o usuário resolver o problema, baseado em alguns problemas comuns, como espaço insuficiente em disco, drive em mau funcionamento, troca de hardware defeituoso, entre outros.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

3

Essa é a informação mais importante da tela azul, pois ela mostra um código hexadecimal do erro (basta digitá-lo no Google e você terá possíveis causadores do problema).

4

Mais abaixo temos (quando aparecer) o arquivo envolvido no problema. Se essa informação for mostrada você já está a meio caminho andado de resolver o mistério da tela azul. Novamente basta digitar o arquivo no Google e ver a qual processo, programa ou drive a que ele pertence e certamente teremos o causador do bendito erro.

Bom, se mesmo assim ficar difícil descobrir qual o causador do problema, ainda podemos recorrer a um software chamado BlueScreenView. O que acontece é que muitas vezes é difícil entender o que ela mostra, então é criado um arquivo .dmp com toda informação sobre o erro. O BlueScreenView lê e interpreta esse arquivo, mostrando inclusive o arquivo causador do erro. Veja um exemplo:

tela_azul_bluescreen_windows2

DICA

Caso seu PC reinicie quanto aparece a tela, impossibilitando assim a análise da mesma, siga os procedimentos a seguir:

1- Clique com o “direito ” no “Meu Computador ” e selecione “Propriedades“.

2- Entre na aba “Avançado ” e em “Inicialização e Recuperação ” clique em “Configurações ” em falha do sistema desmarque “Reiniciar automaticamente“.

3- Clique em “ok ” e “ok “ novamente.

5

É isso, espero que tenham gostado do post, repassem a informação, afinal ninguém gosta de ver essa telinha chata do Windows, não é verdade?!

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Configurar IP, DNS e Gateway no Windows
Olá galera, tudo certo? Estão praticando com os tutoriais do Blog dos Cursos? Se tiverem