anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Ensino à distância (EAD) o futuro da educação

A pergunta que não quer calar… EAD dá certo?

Com a evolução da tecnologia, muitos setores puderam se beneficiar com o que a indústria da informação poderia oferecer. O avanço tecnológico mudou completamente o mundo e as pessoas em seu cotidiano.

No meio acadêmico não poderia ser diferente: houve um grande avanço em todos os setores da educação, com a chegada da internet o mundo pode se conectar e romper a barreira física da comunicação, com tantas possibilidades e em meio de tantas ideias, foi garimpada a ideia do ensino a distância ou apenas “EAD”.

 

Nome novo, conceito antigo

Como muitos conhecem, essa palavra pode ser nova, mas na verdade a essência é bastante antiga, em meados de 1728 houve o primeiro curso a distância, sendo possível ser realizado pela ajuda de homens que utilizavam cavalos para entregar as correspondências do curso, mas imagine como demorava a resposta de uma simples pergunta de um aluno ao professor? Por esse motivo, na época essa ideia não era viável.

Após isso, tivemos os cursos a distância por correspondência via correio. Eram kits com material apostilado no qual o aluno podia estudar e muitas vezes, ter a devolutiva de seu tutor. Mesmo assim, demoravam semanas para ter uma interação…

Então, chegamos aos tempos da TV, e os cursos a distância utilizaram-se dessa ferramenta. Mesmo em áreas distantes nas quais a televisão não chegava, era possível montar pólos nos quais o aluno assistia as aulas via satélite. Isso ajudou a promover a formação de alunos em áreas mais precárias, foi um grande avanço para a educação.

Hoje com a evolução da informática o EaD virou febre mundial pelo fato do ensino ser a distância, proporcionando flexibilidade de horário antes nunca vista e por não precisar de altos investimentos com infraestrutura física torna o curso a distância uma alternativa bem mais em conta, sendo assim um método de aprendizado muito viável para muitos alunos.

O aluno utiliza um meio digital para ser intermediário do professor para o aluno, por esse motivo o aluno precisa focar completamente na aula.

 

Sites de EaD

A EvolutimeEAD é o segmento da Evolutime para cidades que não possuem as escolas para ensino presencial da Evolutime.

logo-ead-h

Para acessar a listagem de cursos, acesse www.evolutimeEAD.com.br

 

O DESCOMPLICA é um dos pioneiros se tratando em EAD. Ele rompeu as barreias de cursinhos pré vestibulares presenciais e está fazendo muito sucesso com o pessoal que sonha em conquistar uma vaga nos programas do governo como por exemplo, ProUni e Sisu. O fundador do Descomplica, Marcos Fisbhen, percebendo que suas vídeo aulas de física estava ajudando muitos alunos  em Março de 2011 resolveu lançar o site de ensino a distância o Descomplica, que por fatores como valor bem abaixo do cobrado dos cursinhos presenciais, horário flexível de estudo e com professores capacitados explodiu no Brasil e ajudou a popularizar o EAD.

www.descomplica.com.br

00

No caso de universidades, o Mackenzie também aderiu ao ensino à distância para potencializar seu método de ensino:

03

Dicas para aproveitar o EAD

  1. Organizar o tempo

Pela flexibilidade de horário, o estudante pode fazer muitas tarefas ao mesmo tempo em que estuda, mas CUIDADO com essa escolha! Recomendo dedicar um tempo do seu dia para realizar seus estudos com calma e atenção para utilizar melhor o tempo de estudo.

 

  1. Seja sensato

Não estude mais matérias do que você consegue. Caso faça isso, você ganhará uma reprovação… e garanto que esse não é o objetivo!

 

  1. Aproveite as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação)

Utilize tudo que a tecnologia tem para lhe oferecer como fóruns, Wikis, chats, vídeos e realidade virtual. Isso é importante principalmente se você estuda matérias como tecnologia, programação e outras que mudam constantemente e precisam de atualização de material. Essa é uma das vantagens mais preciosas do EaD.

 

  1. Motive-se

Não deixe que a rotina atrapalhe seus estudos: um ensino a distância requer muita disciplina. Coloque alarmes no celular, cole post-it na tela computador… tudo que o estimule a cumprir suas tarefas em seu EaD.

 

  1. Priorize sempre

Faça metas diárias de estudos e cumpra essas metas, assim aproveitará melhor o curso.

 

  1. Amplie os conhecimentos

Desperte seu lado curioso e criativo, use a tecnologia a seu favor e estude muito.

 

  1. Não tenha vergonha de perguntar

Não fique com dúvidas na matéria, procure um profissional da área e não tenha medo de perguntar. Os fóruns e chats podem ser usados com esse propósito. Além disso, vídeos e blogs (como o Blog dos Cursos!) podem ser muito úteis para perguntas sobre temas específicos.

 

  1. Realize as atividades e exames nos prazos indicados

O ideal é fazer os testes e atividades nos tempos propostos pelo tutor, para melhor aproveitamento do curso.

 

Com essas dicas em mente, escolha um curso, pegue caneta, lápis e papel, se acomode na frente do seu computador e BONS ESTUDOS!


 

Fala galera, meu nome é Leandro Sampaio!

04Lecionei aulas de informática, hardware e web designer, na escola Evolutime em Cotia. Hoje coordeno cursos na Evolutime Butantã. Estou cursando Análise e desenvolvimento de sistemas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nas horas vagas gosto de acompanhar canais do Youtube e ficar com a minha família.

Espero que tenham gostado até a próxima! 

 

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Orgulho-NERD-dia-da-toalha
Você sabe o que significa “O dia da Toalha”?
Olá pequenos Padawans! Vocês devem ter visto no mês de Maio algo no Facebook falando