Emulando o Android
O Android (sistema operacional lançado pela empresa Google) se tornou um sucesso entre os usuários dos chamados dispositivos portáteis (smarthphones, tablets, etc.). A loja virtual GooglePlay tem milhões de aplicativos e jogos (pagos e gratuitos) disponíveis para download para quem é usuário do Android, tais como WhatsApp, Instagram, Candy Crush, Angry Birds, Cut the Rope, etc.
Muitos usuários de PC gostariam de rodar o sistema operacional em seu computador e baixar os games e aplicativos disponíveis para a plataforma.
Existem algumas opções de emuladores para quem deseja experimentar o Android no computador:
Bluestacks
O Bluestacks é, na minha opinião, o mais fácil de instalar e usar. Também é o emulador mais leve, mas não é bom para reproduzir vídeos. É um emulador mais voltado para games do Android.
Andy
O Andy também é fácil de instalar e roda vídeos sem dificuldade, mas é mais exigente em requisitos do computador comparado ao Bluestacks. A sua interface também está mais próxima da experiência de usar o Android em um dispositivo real, como um smartphone ou tablet.
Genymotion
O Genymotion foi o mais lento e difícil para instalar e rodar em meus testes. Também fracassou no quesito reprodução de filmes, talvez por alguma incompatibilidade da placa de vídeo. A diferença em relação ao Bluestacks e Andy é a possibilidade de criar máquinas virtuais de diversos modelos de tablets e smartphones, de grandes fabricantes como a Samsung e Motorola.
Para o usuário mais avançado, existem emuladores nos IDEs Android Studio e Eclipse.
Outra maneira de emular o Android é baixando uma versão em formato ISO e instalando em um software de virtualização de sistemas operacionais como o Oracle Virtualbox ou VMware.
Sobre o Autor
Prof. Alexandre José leciona Informática, Web Design e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.