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Empreendedorismo – MMN x PIRÂMIDE

O que é Marketing Multinível? MMN ou Pirâmide?

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Marketing Multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos.

O sistema de marketing Multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

Marketing de Mídias Sociais (MMS)

Marketing de Rede (MR)

Marketing Multinível (MMN)

Multi Level Marketing (MLM)

Network Marketing (NM)

 

O MMN é geralmente usado por uma empresa (fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende que, por necessidades e estratégia de mercado bem como possíveis vantagens financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.

O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.

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No Marketing Multinível, como em qualquer tipo de empreendimento, existem os vencedores, os perdedores, os bem intencionados e os mau intencionados. Por esses motivos que há muitas pessoas que distorcem o negócio. Existem pessoas que amam o MMN e outras que odeiam o MMN, isso por terem caído em oportunidades erradas, com pessoas que fazem você investir mais do que pode para começar, prometem retorno rápido de seu investimento e “rios de dinheiro”, em seguida simplesmente desaparecem e não dão nenhum apoio ou qualquer tipo de ajuda depois que te colocam dentro do negócio.

Os grandes vencedores seja no Marketing Multinível, ou em qualquer outro ramo, sabem que o único culpado pelos seus fracassos são eles mesmos e não ficam procurando desculpas.

Para quem pretende ingressar no Marketing Multinível, ou já está dentro deste ramo de negócios, aqui vão algumas dicas para se obter sucesso:

Estude bem o MMN. Conhecimento é a base para o sucesso em qualquer área.

Sempre que for convidado para um negócio do ramo, pesquise, busque informações, analise muito bem as oportunidades que lhe oferecerem.

Ingresse no negócio com pessoas realmente sérias e que desenvolvem o negócio de forma extremamente profissional.

Aprenda com seus erros, veja onde errou e aperfeiçoe-se, descubra onde você tem mais conhecimento e explore de maneira mais lucrativa.

 

Marketing Multinível X Pirâmide

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Algumas empresas escondem o esquema de Pirâmide sob o sistema de Marketing Multinível, usam a venda de algum tipo produto ou serviço para mascarar esse sistema. Esquemas de Pirâmide existem há pelo menos um século.

No Marketing Multinível não se ganha dinheiro somente por entrar pessoas, é preciso haver clientes. Cada cliente, individualmente, pode ser visto também como um Representante de Vendas.

A diferença entre o Marketing Multinível e os Esquemas de Pirâmides é que no MMN os lucros são gerados pela venda do produto ou serviço ofertado e o mesmo é repassado para todos os membros. Nas Pirâmides, o “lucro” é prometido apenas pelo cadastro de novos usuários e o lucro somente é repassado de acordo com a sua posição na pirâmide. Algumas diferenças básicas:

 

Marketing Multinível

 

O lucro é gerado pela venda do produto ou serviço.

O lucro não depende da posição que a pessoa ocupa, mas sim de sua dedicação.

Um produto ou serviço é oferecido com várias vantagens para o comprador.

Movimenta bens ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma “rede” de contratantes independentes.

 

Sistema de Pirâmide

O lucro é gerado pela compra de novas posições na pirâmide.

Somente quem está em cima consegue realmente lucrar.

É oferecido um lucro altíssimo por meio de um investimento inicial baixo, sendo que às vezes são oferecidos produtos de baixo valor para camuflar a pirâmide.

Não há benefício final, ou seja, o dinheiro simplesmente percorre a cadeia e somente o idealizador do golpe, ou na melhor das hipóteses umas poucas pessoas, ganham trapaceando seus seguidores.

 

Conclusão

MMN x Pirâmide

 

No Marketing Multinível, você não pode simplesmente convidar e cadastrar pessoas no seu negócio e deixá-las descobrir sozinhas o caminho a se tomar. Você deve dar todo tipo de ajuda, de preferência treinar e ensinar o melhor caminho para o sucesso.

Essas pessoas, que foram deixadas à mercê da sorte neste negócio, são a razão pela qual a taxa de insucesso é tão alta no MMN. Por isso também a reputação do negócio tem sido tão manchada e sofrido até mesmo certo tipo de preconceito.

A melhor maneira de se obter sucesso no Marketing Multinível e evitar ao máximo o fracasso, é você vender sua experiência. Mas mantenha-se preparado, pois a falha sempre fará parte do caminho ao sucesso.

Lembre-se que a diferença mais importante entre Marketing Multinível e Pirâmide é simples:

Um é autossustentável, o outro não!

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