Empreendedorismo e o Google, aprenda um pouco mais sobre isso!
Primeiramente, vamos explanar o que é um empreendedor. Podemos dizer que é um indivíduo que tem uma ideia e a coloca em prática, criando uma empresa, ou organização com algum objetivo.
Empreender não é uma tarefa fácil, é o processo de criação de alguma ideia agregando valores, mesmo quando parece ser uma tarefa quase impossível. Deve-se assumir riscos, investir tempo e capital financeiro, e assim, quem sabe, obter o sucesso.
Agora vamos citar a Google, empresa criada com o intuito de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, foi fundada nos Estados unidos por dois garotos, Larry Page e Sergey Brin em 1998. Já se passaram 16 anos de sua fundação e podemos notar os traços empreendedores no crescimento dessa empresa até hoje. Esse objetivo começou a ser alcançado através do site de buscas www.google.com. A Google oferecia a ideia de responder através do seu endereço, solicitações de buscas de usuários, ou seja, auxiliar a resolver qualquer pesquisa, direcionando a outros endereços onde os usuários encontrariam suas respostas.
Com um sistema de buscas bastante organizado, rentável e útil, o www.google.com passou a ser o site de buscas mais utilizado no mundo, e seu crescimento não parou por aí.
Hoje em dia a empresa oferece outros serviços que também são destaques pelo planeta, como GMail (E-mail), Google Chrome (Navegador de Internet), Google Talk (Mensagens Instantâneas), Google Maps(Mapas e localização via satélite), Picasa (Organização e edição de fotos). Além disso, investe fortemente na área de sistema operacional móvel com o Android (Sistema operacional para smartphones), na área de vídeos e streaming com o Youtube (Site de vídeos), Waze (GPS e trânsito) entre outras tecnologias.
A mais nova aposta da Google foi a aquisição da “Nest Labs” em janeiro desse ano, por mais de U$3.2 Bilhões. A Nest Labs é uma fábrica de termostatos inteligentes. Seu termostato pode ser controlado por smartphones, e cria de forma inteligente e autônoma um perfil do seus usuários, com temperaturas e horário preferido do uso comum. Isso, além de facilitar a climatização de um local, contribui com a economia de energia e gastos desnecessários. O termostato é mania no estado da Califórnia, e é vendido nas principais lojas de varejo nos EUA, no site da própria Nest, na Apple Store, e claro, na loja Google, seu preço é idêntico em todos lugares U$249,00.
Resta saber agora qual é o plano da Google com sua nova aquisição. Como no país do Tio Sam o uso da climatização pelo ar condicionado é bem comum, é bem possível que em poucos anos o Google esteja fazendo parte da grande maioria da população, seja pelo site, email, gps, celular e agora até pelo sistema de ar condicionado.
Infelizmente, essa nova tecnologia ainda não tem muito uso no nosso país devido ao alto custo de energia elétrica, porém é interessante estudar o comportamento e expansão de uma empresa que tem valor de mercado de mais de U$250 bilhões. E pensar que iniciaram do zero, apenas com um propósito, muita coragem e conhecimento.
Leve a sério todos conhecimentos adquiridos em seu curso, dedique-se a fazer a diferença e acredite nas suas convicções, e quem sabe, você será o próximo empreendedor de sucesso no nosso país, e além disso, ajudar a fomentar nossa economia através de uma ideia. Pense nisso!
Espero que tenham gostado do post. Curtam e compartilhem!
Olá, sou Diego Cesário, 25 anos. Formado em Análise de Sistemas e TI e técnico em informática, iniciei minha carreira como professor no Sesi como voluntário e não parei de dar aulas depois disso. Fui instrutor por 2 anos, e atualmente sou coordenador na Mooca há mais de 1 ano. No meu tempo livre, me dedico com estudos na área de aviação.