anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Empreendedorismo digital

Você sabe o que é empreender?

Empreender é criar um produto ou serviço para uma pessoa, grupo de pessoas, ou até mesmo uma sociedade inteira com o propósito de suprir uma necessidade básica ou complexa. Ele se torna então algo que criamos para a internet, um serviço, um programa, qualquer coisa que ajude um nicho¹ a alcançar um objetivo em comum.

ED1

 

Mas por quê empreendedorismo digital?

Porque digital é mais divertido!

Muitas vezes, a vida nos apresenta oportunidades de ouro que não conseguimos enxergar devido aos afazeres diários, como emprego, família, dinheiro… Tudo isso ofusca a nossa visão sobre a oportunidade, e com isso, para empreender, alguns sacrifícios tem de serem feitos.

Às vezes vale a pena sacrificar, por exemplo, a segurança por algo que confiamos que fará a diferença no futuro. Mas atenção: deve ser um sacrifício consciente, de maneira que você saiba que se houver estrago, que não prejudique outras pessoas ou que seja um dano reparável.

 

Planejamento é uma das chaves do empreendedorismo

Para empreender precisamos enxergar a oportunidade. Mas como fazer isso? Tire um tempo para si mesmo, pare e pense: Precisamos ver o que as pessoas precisam e o que elas gostariam de ter ao seu alcance. Você e seus amigos servem como exemplos de cliente, observe suas atitudes com relação a um aplicativo que vocês gostam, por exemplo.

O que vocês acham que é muito necessário, acessível e viável hoje em dia? O que não tem nos negócios dos meus futuros concorrentes e terá no meu negócio? O empreendedor faz a conexão entre o cliente e seu produto; essa é a parte mais importante, além de ter um diferencial, é claro.

ED2

 

Por onde eu começo?

Gosta de programar? Porque não tenta aprender a programar um aplicativo?

Comece por linguagens de programação básicas como PHP, ou até mesmo HTML (mesmo não sendo bem uma linguagem de programação).

Aprenda também sobre design e estratégias de marketing, pois lembre-se: a aparência atrai as pessoas. Seja auto ditada. Existem muitos startups² que deram muito certo, como por exemplo: o site Buscapé, Mercado Livre e Facebook. Os fundadores de cada uma dessas empresas enxergou a oportunidade de ouro mencionada no começo do post, fez seus sacrifícios e apostou no empreendimento, e hoje, são negócios bilionários.

 

ED3

 

Abri uma loja virtual. Isso é empreendedorismo digital?

Muitas pessoas confundem empreendedorismo com comércio. Criar uma loja virtual, comprar e vender um produto não é empreender, isso é comércio. Vendedor revende o que já é criado, empreendedor cria. Empreender é criar o produto, aperfeiçoá-lo para posteriormente gerar lucro para o empreendedor ou vendê-lo para alguém que queira comprar a ideia.

Muitas startups quebram um ano depois de criadas, o que cria medo nas pessoas. Muitas vezes isso acontece por falta de planejamento, por impulsos sentimentais, vários fatores que causam danos colossais, simples de se resolverem, difíceis de serem enxergados.

Para termos um empreendimento de sucesso precisamos de cinco coisas: amor, paciência, planejamento, foco e reservas financeiras. Se um desses itens não estiver afiado o suficiente, nosso empreendimento corre um grave risco de falir. É como criar um filho, no começo muitos dizem que é só dor de cabeça e que só você sustenta ele, mas no futuro ele irá criar as próprias pernas e é bem provável que irá te sustentar também. A diferença é que com o empreendimento isso é uma certeza se der certo e é muito mais rápido.

 

Conclusão

Ninguém nasce empreendedor: se torna um empreendedor. Basta refletir, tentar enxergar, parar, pensar e se perguntar: a vida que eu estou levando vale mesmo a pena? Eu mereço mais ou eu estou confortável? Um empreendedor nunca está confortável com um salário fixo e sempre procura evoluir e aprender sozinho. Pense nisso!

ed4

Glossário

Nicho¹: Grupo de pessoas com algum estilo ou costume em comum, palavra muito usada na internet. Exemplo: O nicho dos gamers dá muito dinheiro!

Startup²: Ideia que é colocada em prática. Exemplo: O Buscapé foi uma ideia que foi colocada em prática e deu muito certo!


Post criado pelo instrutor da Evolutime Diadema, Matheus Moro.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

1
Startup
O que é uma Startup? Startup é na verdade um ramo de atividade criado de