anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como criar um efeito de Eletricidade no Photoshop

Este ótimo tutorial que você lerá a seguir foi desenvolvido e enviado pelo professor Leandro Rodrigues Alves, dos cursos de Web Design e Informática da unidade Santos.

Para começar, inicie o programa e assim que a área de trabalho estiver disponível para uso, pressione a tecla D no seu teclado para que as cores do primeiro plano e do plano de fundo do programa voltem aos valores padrão (a saber: cor preta em primeiro plano e cor branca em segundo plano).

Cores padrão do photoshop

Crie um documento novo clicando em Arquivo > Novo (File > New) ou use o atalho Control+N, com as seguintes especificações:

  • Largura (Width): 500 pixels
  • Altura (Height): 500 pixels
  • Resolução (Resolution): 96 pixels/inch
  • Modo de cor (Color Mode): RGB Color 8 bit
  • Plano de fundo: Branco (Background contents: White)
Janela documento novo

Renomeie a camada “Plano de Fundo” para “Camada 01” e com a ferramenta Lata de Tinta (Paint Bucket Tool), preencha a Camada 01 com a cor preta. Agora, com a ferramenta Texto Horizontal (Horizontal Type Tool), digite uma palavra de sua preferência na cor branca. Neste exemplo usaremos a fonte Arial, tamanho 60.

Renomeie a camada do texto que foi criada para “Texto 1”. Para renomeá-la, basta dar um duplo clique em cima do nome da camada.

Configurando

Em seguida, duplique a mesma camada usando o atalho CTRL + J (ou clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Duplicar Camada). Na sequência, renomeie-a para “Texto 2”. Logo em seguida, “rasterize” as duas camadas, indo na opção Camada > Rasterizar > Texto (Layer > Rasterize > Type) ou clicando com o botão direito em cima de cada uma das camadas e selecionando a opção Rasterizar Texto (Rasterize Type).

Duplicando e rasterizando

Você perceberá que as camadas perderão seu aspecto de texto (o ícone do “T” sumirá e a miniatura ficará com aspecto quadriculado. Mas, atenção: depois de rasterizar, elas deixam de ser camadas de texto e passam a ser camadas de bitmap, ficando impossível a sua edição do texto, ok?

Oculte a camada “Texto 2” clicando sobre o ícone de olho ao lado esquerdo da mesma. Clique sobre a camada “Texto 1” e vá até o Menu Principal, clicando na opção Imagem > Rotação da Imagem > 90° sentido horário (Image > Image Rotation > 90°CW).

Rotação

Em seguida, clique em Filtro > estilização > vento (Filter > Stylize > Wind) que você também encontra no Menu Principal na parte superior do programa. Na janela que abrirá, escolha as opções: Método = Vento (Method = Wind) e Direção = da direita (Direction: from the right).

Utilize o atalho CTRL+F para repetir o filtro. O efeito sobre o texto será acentuado. A imagem deverá ficar com a seguinte aparência:

Efeito aplicado

Logo em seguida, clique em Imagem > Rotação de imagem > Virar tela de pintura horizontalmente (Image > Image Rotation > Flip Canvas Horizontal) e mais uma vez vá a Filtro > Estilização > Vento (Filter > Stylize > Wind) pressionando novamente CTRL+F em seguida para repetir esse Filtro.

Rotação anti horario

Agora vá em Imagem > Rotação de imagem > Virar tela de pintura horizontalmente (Image > Image Rotation > Flip Canvas Horizontal) e logo em seguida vá em Imagem > Rotação de imagem > 90º sentido anti-horário (Image > Image Rotation > 90ºCCW). Isto fará com que nossa imagem volte à posição inicial.

Com ela na posição correta, aplique novamente o Filtro > Estilização > Vento, mas dessa vez não repita sua aplicação. Vá a Imagem > Rotação de imagem > Virar tela de pintura horizontalmente (Image > Image Rotation > Flip Canvas Horizontal) e mais uma vez em Filtro > Estilização > Vento (Filter > Stylize > Wind). Logo após, repita o procedimento, mas agora em Imagem > Rotação de imagem, escolha Virar tela de pintura horizontalmente (Image > Image Rotation > Flip Canvas Horizontal).

Nossa Imagem ficará assim:

Efeito completo

Estamos chegando ao fim do tutorial. Agora utilizaremos um segundo tipo de filtro que você encontrará clicando na opção Filtro > Distorção > Ondulação (Filter > Distort > Ripple). Pressione OK sem modificar nenhuma configuração.

Efeito ondulação

A imagem ficará com a seguinte aparência:

Efeitos aplicados

Neste momento, mescle a camada “Texto 1” com a camada Plano de fundo (Background), ou Camada 1 (Layer 1). Selecione as camadas com a tecla CTRL pressionada. Para mesclar, utilize as teclas de atalho CTRL + E. 

Após mesclar as camadas, vá a Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação (Image > Adjustments > Hue/Saturation), ou através do atalho CTRL+U. Deixe as configurações como na ilustração a seguir:

Matiz / saturação

Deixe a camada “Texto 2” visível. Volte até o menu Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação (Image > Adjustments > Hue/Saturation) e altere a Luminosidade (Lightness) para -100 no menu.

Luminosidade

Em seguida, vá até a opção de Efeito de Camada no Menu principal do programa em Camada > Estilo de Camada (Layer > Layer Style) escolhendo a opção Brilho Externo (Outer Glow).

Estilo de camada

Coloque as configurações da janela conforme a figura seguinte:

Janela de brilho externo

Detalhes

Selecione as camadas do documento com a tecla CTRL pressionada e mescle as duas com um CTRL + E. Finalmente nosso texto está pronto, com um incrível efeito de energia elétrica!

resultado final do tutorial

Espero que tenham gostado, não esqueçam de postar aqui os comentários escrevendo o que acharam direcionando-os ao professor Leandro. Em breve traremos aqui mais dicas e tutoriais para quem aprecia este magnifico programa!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.