anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Efeito Cut Out no Photoshop

cutout

Quantas vezes você não viu nas redes sociais esse efeito no qual a imagem é preto e branco e algumas partes são coloridas? É um efeito muito bonito, não?

Mas como fazer? Nesse post estarei ensinando a maneira de realizar esse belo efeito onde podemos conseguir vários “LIKES”, certo? Então vamos lá!

Primeiramente, você deve precisa ter instalado no computador o Photoshop. A versão que utilizei aqui é a versão CS6, caso você tenha instalado outra versão, não haverá muita diferença, pois as ferramentas que utilizaremos nessa edição estão localizadas da mesma forma em versões anteriores.

Segundo, você precisa de uma imagem com cores fortes, como por exemplo essa que estou utilizando, ou apenas uma imagem onde você queira destacar um objeto específico.

Antes de começarmos, quero lembrar que existe várias maneiras de fazer algum tipo de efeito no Photoshop, essa foi a maneira mais fácil que encontrei de explicar. Conforme for praticando, você perceberá que existem outras formas de conseguir o mesmo efeito, e também descobrirá algumas variações dele. Vamos lá!

ATENÇÃO: Não se esqueça de trabalhar com imagens grandes e com alta resolução para melhor desenvolvimento da nossa arte. Lembre-se: Quanto maior, melhor!

Passo a passo no Photoshop

1º Depois de ter achado a imagem PERFEITA conforme expliquei acima, abra o arquivo no Photoshop:1

2º Agora, com a imagem já aberta no Photoshop, devemos duplicar a camada, ou seja, faremos uma cópia desta camada, para isso, vamos pressionar as teclas CTRL e J. Então no Painel de camadas do lado direito inferior, aparecerá duas miniaturas da mesma imagem, como mostro a seguir:

2

3º Repare que as camadas estão nomeadas como “Plano de Fundo” e “Camada 1”, A camada que modificaremos será a “Camada 1”.
Então, a “Camada 1” será colocada em preto e branco. Lá na parte superior da tela, temos a nossa Barra de Menus, onde quero que vocês localizem o menu Imagem, de um clique sobre ela para abrir, localize a opção Ajustes e em seguida Preto-e-Branco.

3

OBS: Automaticamente irá abrir uma janela como essa e a imagem ficará em tons de cinza, como mostra na imagem acima. Feito isso, basta dar “OK” e teremos o seguinte resultado:

4

4º Com a “Camada 1” selecionada, então iremos selecionar a ferramenta BORRACHA, ela está localizada no canto esquerdo, na Barra de Ferramentas.

5

5º Agora, vamos apagar as partes onde queremos que a cor volte a aparecer. Como funciona? Temos duas imagens, uma em cima da outra, uma preto e branco e uma colorida, e a colorida está embaixo, conforme formos apagando a “Camada 1” a “Plano de Fundo” irá sendo revelada abaixo.

Então, mãos a obra! Com cuidado vamos passando a borracha nas partes onde queremos que fique colorido novamente.

OBS: A borracha nem sempre estará de um tamanho bom em todos os cantinhos que precisamos apagar, por isso devemos aumenta-la ou diminuí-la. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer parte da imagem, onde aparecerá uma pequena janelinha para aumentar e diminuir o tamanho e dureza. DICA: utilize com a dureza em 0%.

6

6º Apague as áreas com cuidado. Caso você erre, não se preocupe, utilize o famoso “Desfazedor de caquinhas” CTRL Z.
Então, após terminar de apagar as áreas desejadas, teremos um resultado parecido com esse:

6

Beleza! Está quase pronto nosso efeito Cut Out! Agora iremos salvá-lo em formato de imagem certo? Em .JPEG, para que possamos postar posteriormente em alguma rede social.

7º Para salvar, o processo é o mesmo que a maioria dos programas, Clique no Menu Arquivo>Salvar como…

8

Logo abrirá uma janela para salvamento do arquivo, então iremos renomear a imagem da maneira que preferir, e onde está escrito FORMATO, iremos mudar de PSD para JPEG, como na figura a seguir:
9
Ao escolher o novo formato, selecione o lugar onde você quer salvar a imagem para fácil localização depois, em seguida clique em “OK”.

OBS: Aparecerá uma janelinha chamada Opções de PNG, só basta clicar em “OK” novamente.

PRONTO! Agora é só abrir o local do arquivo, onde você salvou e visualizar como ficou.

10

E é isso Galerinha! Espero ter ajudado e levado um pouquinho de conhecimento na arte de edição de imagens. Qualquer dúvida, posta ai nos comentários, no que puder eu ajudo! Até a próxima!


10704142_941771905839024_462199313259443897_nOi galera, meu nome é Kayne Oliveira, sou instrutora de informática em Taboão da Serra há quase dois anos. Nas horas vagas, gosto de ler, assistir Hora de Aventura e Steven Universo (Pokémon também), adoro cinema e filmes de super-heróis. Sou apaixonada por video games antigos.

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

lu (14)
Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã