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E-commerce – Como criar seu próprio negócio

Oi pessoal, neste post irei falar sobre e-commerce. Quem um dia nunca pensou em abrir seu próprio negócio, ser dono do seu próprio “nariz”, ter sua renda sem ter um chefe e ter seu próprio horário de trabalho, seria um sonho, não é? Mas isso é possível, lógico que não é tão fácil quanto parece, mas possível. Você deve estar se perguntando, onde o e-commerce se encaixa nisso?

ECOMMERCE-CAPA

E-commerce ou comércio eletrônico é a venda de qualquer produto ou serviço feita através de um equipamento eletrônico, como o computador. Podemos encontrar desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.

Então você poderá ter sua própria empresa na internet, vender seus produtos sem sair de casa, tudo isso através de seu computador. Mas como foi falado acima, não é tão simples assim, ao longo do post irei comentar os caminhos necessários para isso. Antes precisamos saber de algumas coisas.

Tipos de E-Commerce

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Podemos encontrar 2 tipos de comércio virtual:

B2B: que significa “Business to Business“, é um comércio entre empresas, ou seja, operações de compra e venda podendo ser  de informações, produtos e serviços através da internet.

As principais atividades é o fluxo de informações e criação de programas que fazem tarefas específicas entre as empresas. O B2B ocorre em redes privadas (Intranet) e em redes públicas na Internet. Estas empresas aproveitam a expansão da globalização através da rede e as oportunidades que está acontecendo cada dia.

B2C: que significa Businnes to Consumer, ou seja, o comércio entre a empresa e o consumidor final através da internet. Um exemplo disso o site do mercadolivre, onde pessoas vendem e compram produtos.

Como criar sua loja virtual?

Para começar a criar sua loja virtual é necessário pensar em quais produtos irá disponibilizar em sua loja. Não é uma tarefa simples, no Brasil existe cerca de 60 mil lojas virtuais então por isso pesquise, e muito, verifique produtos que esteja no gosto dos usuários, verifique também se tem estoque para atender todos os clientes que comprarem, você não vai querer que ele tenha uma má impressão da sua loja como demora na entrega do produto.

Seus produtos deverão ter um preço competitivo, não se esqueça de que sua loja será na internet e os usuários não são bobos, eles poderão fazer comparações em outras lojas e dependendo do local da compra você terá que enviar o produto ou por transportadora ou por correio e por isso fora o preço do produto terá o frete.

E o principal a divulgação da sua loja, é impossível vender sem que as pessoas conheçam sua loja. Você poderá enviar e-mails para divulgar sua loja, ou de promoções ou de novos produtos, invista também em links como o google, yahoo ou até mesmo buscadores como buscapé e também o jacotei, nos dois tipos de divulgação você paga por cliques, mas vale a pena.

Software para sua loja virtual

Para que possa vender produtos dentro do site é necessário que se tenha um software para gerenciar, deis da escolha do produto até sua venda é feita on-line e para isso é necessário ter um programa, existem programas pagos e gratuitos. No site do SEBRAE existe um software gratuito (www.primeiroecommerce.com.br), caso esteja interessado acesse.

 software  e-commerce

 

Dentro desse software podemos cadastrar os produtos, inserir fotos, descrição e valor, lembrando o seu cliente ele não tem o produto na mão e nem um vendedor lhe auxiliando, por isso as informações devem ser objetivas e fáceis de encontrar, também dentro do software é necessário saber quais as vendas ocorreram durante o dia para que possa ser enviado ao cliente o produto, seja organizado, a logística é uma das principais partes para ter sucesso em sua loja virtual e a forma de pagamento, deverá ter varias maneiras para o pagamento do produto como cartão de credito, boleto bancário, etc. O que é interessante inserir em sua loja virtual é o pagseguro, da uol, é um seguro que disponibiliza todas as formas de pagamento com todos os cartões de crédito possíveis.

Vantagens do E-commerce para empresas

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  • A sua loja virtual estará disponível 24 horas e 7 dias por semana;
  • Possibilidade de desconto maior no produto por não precisar de vendedor e por isso não precisar pagar por um e também por comissões;
  • Você não precisa alugar uma loja física e arcar com custos;
  • Baixo tempo de entregas das encomendas;
  • Facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro;
  • A vantagem competitiva das grandes empresas para as pequenas é menor. O cliente escolhe por quem lhe dá mais confiança e melhor serviço;
  • Facilidade processamento de dados transmitido pelo software, como por exemplos preferências e forma de pagamento dos clientes, assim como permite a antecipação da evolução das tendências do mercado;
  • Conhecimento constante do perfil de clientes, seus hábitos e regularidade de consumos;
  • Ter relatórios sobre os produtos mais visualizados, áreas mais navegadas pelos clientes;
  • Mais fácil na divulgação de novos produtos ou promoções;
  • Os fabricantes conseguem acessar diretamente o mercado consumidor sem intermediários e com isso preços mais competitivos e aumento na lucratividade;

Espero que tenham gostado do post, não esqueçam de comentar e divulgar. Até uma próxima.

 

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Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

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