anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Drone

Gosta de tecnologia? Então não perca este post! Irei comentar sobre uma tecnologia que vem sendo muito utilizada nestes últimos meses. O Drone é um equipamento que está sendo utilizado em muitas empresas para melhorar seus serviços, como fazer aqueles serviços mais difíceis ou demorados sem utilização de muita mão de obra. Se você ainda não escutou falar ou ainda desconhece essa tecnologia, leia o post e fique por dentro!

CAPA

O que é?

Drone é um veículo aéreo não tripulado (VANT) também conhecido como Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP) mas popularmente chamado de Drone, a palavra Drone quer dizer zangão. O drone é uma aeronave que não há a necessidade de um piloto dentro do avião para pilota-lo, eles são controlados a distância por um controle remoto via rádio.

Eles são utilizados normalmente em atividades que poderiam trazer algum risco a vida humana ou trabalhos que seriam impossível se uma pessoa fazer, mas muito utilizado na área militar, por fotógrafos, verificação de material toxico ou radioativo, etc.

História.

Os Drones não são tão novos assim, ele começou na área militar nos Estados Unidos no ano de 1953 e tinha a função de fazer reconhecimento em um local especifico, afim de poupar vidas. Mas não ficou apenas na espionagem, tempos depois os Drones passaram a ter armas e foi utilizado com essa função no Afeganistão em 2001.

No Brasil o primeiro Drone foi em 1983 chamado de BQM1BR ele foi construído pela Companhia Brasileira de Tratores (CBT), não existe mais. Outro drone brasileiro foi a Gralha Azul, criado pela Embravant, possuía 4 metros de envergadura e podia ficar no ar em torno de 3 horas. A partir do ano de 2000 os Drones começaram a ganhar força no uso civil, com as parcerias do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criaram o projeto Arara e foi utilizada no começo na agricultura, através desse projeto criaram um drone 100% brasileiro, hoje em dia podemos encontrar no setor elétrico, meio ambiente, segurança pública, etc.

Função dos Drones.

Podemos encontrar milhares de funções para os Drones, mas infelizmente ele é muito utilizado na área militar, como espionagem, ataques, transmissão de informações, mas também podemos encontrar em outras áreas que facilitam e melhoram serviço de uma empresa, hoje em dia é utilizado na agricultura, no jornalismo, entrega de produtos de pequeno porte, monitoramento, etc. Abaixo citarei algumas funções do Drone:

Uso Militar

Característica: Câmera no nariz;

Transmissões por satélites;

Sistema de miras com sensores e câmeras multiespectrais;

Armas guiadas por GPS ou Laser.

imagem-1

 

São muitos parecidos com os aviões de guerra mas em proporções bem menores, são controlados remotamente e por isso causam uma grande destruição sem risco aos soldados, foi utilizado muito pelos Estados Unidos. No caso dos Drones para o uso militar a comunicação é feita por satélites entre o controlador e o Drone e o principal recurso encontrado é a precisão da mira, além disso podemos citar as câmeras que conseguem identificar objetos com ondas eletromagnéticas e GPS para localização.

Mas eles são mais utilizados para a espionagem do que para ataques militares, quase imperceptíveis aos radares e aos olhos humanos, eles conseguem mapear qualquer local especifico.

Filmagens

Característica: Câmera de alta definição;

Pode ser utilizado em ambientes de difícil acesso;

Geralmente menores;

Mais estáveis;

Baixo custo;

imagem-2

Podemos dizer que em breve as emissoras de televisão irão substituir os helicópteros por Drones para gravação, isso seria uma grande economia de recursos, principalmente em combustível e segurança dependendo do local e a situação.

Eles são diferentes dos Drones para o uso militar, eles não são tão velozes mas são mais estáveis e são equipados com câmeras de alta qualidade para der uma boa definição.

Com essa nova tecnologia as emissoras de televisão poderiam fazer gravações de dentro da própria emissora, com isso seria mais rápido as gravações das matérias e mais seguras sem precisar enviar um repórter em algum lugar em conflito por exemplo.

Na agricultura

O Drone também está sendo utilizado nas fazendas agrícola. Ele consegue mostrar tudo que está acontecendo pelo alto. Consegue identificar qualquer tipo de problema em uma fazenda como formigueiros por exemplo.

Consegue catalogar cerca de 40 hectares em média em 40 minutos de voo, ele transmite essas informações em tempo real e no dia seguinte poderá ser feitos o tratamento, caso fosse feito manualmente iria precisar cerca de 6 pessoas e poderia levar em média 2 semanas para o tratamento. Com ele o trabalho fica mais eficaz e rápido e principalmente econômico.

 

Entrega de produtos. 

 imagem3 

A empresa Amazon está com um projeto de entregar produtos através dos Drones, esse projeto deverá demorar cerca de 5 anos para ser implantado. Iria chegar na casa do cliente cerca de 30 minutos depois da comprar do produto. O Drone poderá levar produtos com até 2 quilos, que representa cerca de 86% das encomendas, e 16 quilômetros de distância do centro de distribuição. Eles conseguem chegar na casa dos clientes através de coordenadas de GPS que integram os Drones um grande problema para ser resolvido é criar comandos de segurança para que não caia nenhum produto na cabeça de nenhuma pessoa.

Curtiram o post? Coloquem aqui suas opiniões e dicas para o próximo post. Até mais!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Smartphone dobrável???
Faz um tempo que estamos escutando rumores que a samsung estaria desenvolvendo um novo display