anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Digitação? Eu já sei…

Vivemos em uma época em que estar em conexão com pessoas através de Redes Sociais é inevitável. Quem nunca abriu um “sorriso” enquanto lia uma mensagem de texto ou até mesmo quem nunca se deparou “procurando” a palavra certa e exata para a conclusão de um pensamento?

Pensando nisso tudo queria lembrar a importância em se conhecer os caminhos que nos levam a expor tantas reações e até sentimentos através de um texto, e para isso precisamos conhecer os atalhos para um destilar das palavras.

 

Digitação antigamente

Digitação, uma palavra que tem a função específica de ajudar com técnicas simples a execução deste assunto, odiada por muitas pessoas mais necessária em todas situações. Digo isso por que a disposição de teclas hoje vista no teclado de um computador veio de muito longe.

maquina-de-escrever-continental-retro-32036-1_1A Digitação que conhecemos nesta época era chamada de Datilografia.

ASDFG” ou “QWERTY”, nasceu em 1874 com Christopher Latham Sholes: ele criou a famosa e saudosa máquina de escrever.

O princípio de operação da máquina de escrever que foi é exercer pressão dos dedos sobre as teclas. O martelo correspondente é movido para a frente e atinge uma fita de tinta que fica sobreposta a um papel. Após a batida, o papel era deslocado alguns milímetro para a esquerda, preparado para a próxima batida de tinta no papel. Após sucessivas batidas, o texto começava a se formar no papel, tecla por tecla.

Um grande problema era que se não respeitasse o tempo de cada tecla elas “encavalavam”… coisa que não acontecem nos teclados, ufa!

 

No Brasil, no século passado, foram fundadas diversas escolas especializadas em datilografia, e era um curso muito concorrido. As provas consistiam em datilografar ditados com os olhos vendados. Para alcançar essa habilidades, os alunos praticavam muito. Eles utilizavam um mapa que indicava qual dedo cada tecla deveria tocar. Não poderiam de forma alguma “catar milho“, como chamamos pessoas que usam apenas 2 dedos para apertar as teclas.

Capturar (2)

 

Digitação nos dias de hoje

As gerações de hoje estão sendo guiados por Smartphones e Tablets com uma nova forma de digitar… apenas com os polegares! Veja esse gráfico, referente a um estudo que está nesse site aqui:

Smartphone_Ergonomia (1)

Tap: movimento de toque, que no computador seria o clique.

Check: movimento de selecionar.

Type: digitação (textos, mensagens e postagens) etc.

Short Scroll: lendo textos etc.

Long Scroll: “passeando” pelas atualizações, procurando um post antigo etc.

 

Cradle: Com as duas mãos, em “conchinha”, usando um dos polegares para interagir;

1 hand & Thumb: Com uma mão só, usando o polegar para interagir;

Hold & Tap: Com uma das mãos, usando o dedo indicador da outra para interagir;

2 fingers or thumbs: Com as duas mãos, em “conchinha”, usando um dos polegares para interagir

 

Cuidados com a ergonomia

Temos que ter alguns cuidados com postura para evitar doenças como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ou AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho). Há diversas questões específicas para cada parte do corpo, vejam:

digitação


Vanderlei Fernandes da Silva, instrutor de informática da Unidade Interlagos.

Próximo

Postado por