anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Dicas para ter o que fazer durante as férias

CAPA post de férias

Junho é o mês de férias na escola (e não julho como costuma ser, graças a Copa). É o tempo que planejamos para descansar um pouco, se afastar das tarefas escolares e curtir a vida, certo?

Bom, é quase isso. Eu sei que invariavelmente a maioria de vocês ficará um bom tempo conectado na internet, no Facebook, Twitter, fora aplicativos para celular como o WhatsApp e Instagram… Ou seja, do tempo disponível que você pretende reservar para diversão, tenho certeza de que uma boa parte dele será gasto em frente ao computador. E salvo engano, já que essa será invariavelmente uma opção sua bastante comum nesses próximos dias, o Blog do Web Design vai dar algumas dicas de sites para você treinar suas habilidades, aprimorar seus conhecimentos e ajudá-lo a se inspirar entre um Curtir e outro nas Redes Sociais.

Aprenda mais no seu tempo livre

Codecademy

post de férias codecademy

Quer aprender HTML, CSS e JavaScript de uma maneira fácil e produtiva durante as férias? O Codecademy, uma empresa de educação on-line fundada em 2002 e que pretende renovar a educação a partir do ensino gratuito da programação promete ensinar em seu site os princípios básicos das principais linguagens através de um método bem interativo e eficaz, que adota conceitos do mundo dos games como lições distribuídas através de fases e distribuição de badges (troféus) ao fim de cada etapa. Você ainda pode publicarcompartilhar os troféus conquistados diretamente na linha do tempo do Facebook e se exibir para os seus amigos!

Febre nos países do hemisfério norte e em alguns países da Europa, há tempos a versão em português era aguardada com ansiedade pelos brasileiros. Agora, quem quiser aprender ou simplesmente treinar seus conhecimentos pode aproveitar boa parte do conteúdo já totalmente traduzido para nosso idioma, como os cursos de HTML/CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e Ruby, e os desenvolvedores prometem em breve que todo o conteúdo restante estará disponível em nossa língua.

Clique aqui para se cadastrar e começar suas lições. Recomendadíssimo para as tardes chuvosas das suas férias!

CodePen

post de férias codepen

Não tem um programa editor de códigos à mão ou está entediado com o Notepad++ ou o Dreamweaver? Que tal “brincar” com seus códigos diretamente no navegador? O CodePen permite a você criar códigos HTML, CSS e JavaScript diretamente no browser e visualizar o resultado em tempo real.  Os itens, ou “pens”, como são chamados no site, são divididos em 4 painéis: um para o código HTML, outro para CSS, outro para o Javascript e um outro onde você verá o resultado do seu trabalho.  Você ainda pode salvar tudo como .zip, compartilhar no Facebook, Twitter e Google Plus ou acessar os links diretamente para os códigos em uma nova janela do browser. Além de tudo isso, ainda poderá encontrar desde simples botões até animações sofisticadas, validações de formulário, efeitos e até mesmo alguns jogos nas coleções das pessoas que contribuem com o CodePen.

Para se cadastrar você pode escolher por um perfil básico e gratuito, onde ao salvar seus Pens eles poderão ser encontrados facilmente, poderá criar um portfólio com suas criações, fazer coleções de outros Pens, além de comentar sobre outros trabalhos e ser uma parte da comunidade. Nos planos PRO, você possui vantagens como contas para até 5 membros de uma equipe, hospedar até 10Gb de arquivos entre outros benefícios. Impossível não gostar. Clique aqui para acessar em inglês (e somente em inglês, porque nem tudo é perfeito)…

Microsoft Virtual Academy

post de férias mva

Já pensou em ter um certificado oficial da Microsoft no seu currículo? Pois é. A Microsoft Virtual Academy (ou MVA para os íntimos) é uma plataforma que disponibiliza vários cursos online com foco nas tecnologias da Microsoft. O site oferece uma classificação geral, em que os alunos recebem status (Bronze, Prata, Ouro e Platina) de acordos com os pontos que acumulam em cada etapa. Você não precisa de nenhuma experiência para iniciar seus estudos e, para juntar pontos, deve baixar o material disponível e responder as avaliações ao final de cada nível. A plataforma ainda oferece pontuação bônus para quem conclui conteúdos especiais, etapas adicionais para os interessados em se aprofundar sobre um determinado assunto e integração com redes sociais como Facebook e Twitter, permitindo recomendar a Academia ou conteúdos específicos aos seus amigos. Além de tudo isso que foi mencionado aqui, ao alcançar a conclusão de etapas, os pontos ganhos por você o incluirão em um ranking da Microsoft (que pode ser visualizado na colocação Mundial ou do próprio país).

Se ainda assim isso tudo não lhe convenceu, então fique sabendo que o curso é totalmente gratuito e fornece um certificado de conclusão para cada etapa. A MVS disponibiliza vários cursos interessantes, mas recomendo o de Introdução rápida ao desenvolvimento em HTML5 com JavaScript e CSS3. É sensacional e tem tudo o que você precisa aprender sobre o assunto.

Para ter acesso a essa maravilha durante suas férias, basta acessar o site e fazer um login com um ID do Windows Live (que invariavelmente você já deve possuir) para selecionar o curso que está interessado.

Blog dos Cursos

blogs microcamp

Antes de você me chamar de corporativista (ou de puxa saco mesmo), explico: se você frequenta este blog com alguma regularidade e gosta do conteúdo com dicas e tutoriais, saiba que o Blog dos Cursos também é recheado de excelentes conteúdos que, seja em um nível mais profundo ou mais superficial, podem lhe interessar. Separei alguns aqui que lí nos últimos tempos e que podem ser de grande ajuda para resolver algum problema ou tirar uma dúvida que possua. Aproveite seu tempo livre nas férias para praticar algum tutorial, melhorar o desempenho do seu computador ou até mesmo dar aquele upgrade no seu inglês!

Informática:

Texto 3D no Corel Draw

Fotomontagem para a Copa com Photoshop e máscara de vetor

Com transformar seus arquivos PDF em arquivos do Word

Hardware:

Navegadores para todos os gostos

Melhore o tempo que o seu Sistema leva para Carregar

Como remover HAO123 e outros Malwares do seu computador

Como usar WhatsAPP no Computador

Tecnologia da Informação:

Conheça o Game maker, programa para fazer seus próprios jogos

Criando o primeiro jogo com o Game Maker

Bancos de dados nas Redes Sociais

Inglês ABC

Vamos enriquecer nosso vocabulário?

Teclando e Expressando: Gírias da internet

História do Inglês britânico vs americano

Inspiração para suas férias

Choco la Design

post de férias choco la design

Já fazendo uma evocação ao nome, o Choco la Design é um site muito gostoso de ler e acompanhar. De acordo com os desenvolvedore da página, “o nome Choco la Design vem da junção de ‘Choco” que em inglês significa ‘incubação’, o ‘la’ como artigo de ligação em espanhol e ‘design’ em sua essência. Ou seja, Choco la Design significa ‘caminho para a iluminação criativa’. Dando mais sentido, podemos dizer que é o momento onde as ideias se encaixam e surgem para a solução de um problema, é a hora prazerosa do trabalho onde a mente relaxa. Sua relação com o chocolate vem não só da cacofonia de “Choco” e “la” mas também para trazer para os sentidos o que o design significa pra gente. Choco la Design é inspiração, doce, ilustração, movimento, conceito, é arte de chocolate.”

Lá você encontra matérias muito bem escritas sobre vários temas envolvendo as mais diversas áreas do design, distribuídas em seções como: Inspiração para os trabalhos, Dicas, Arte, Coding, 3D, Brand, Empreendedorismo, UX/UI Design… Enfim, são tantos e tão variados assuntos que enchem os olhos a cada atualização (e essa é outra boa qualidade do site: é constantemente atualizado, de modo que você sempre vai encontrar algo novo lá a cada dia). Uma excelente opção para quem gosta de compilações sobre os assuntos mencionados.

Gostou? Quer provar? Acesse o site e vire você também um chocólatra nessas férias.

Abduzeedo

logo abduzeedo

De visual clean e organizado, o Abduzeedo é um outro blog sobre design com artigos para quem está à procura de inspiração e referência visual para qualquer tipo de trabalho. Nele você também vai encontrar tutoriais sobre Photoshop, Illustrator, Fireworks e sobre web design em geral. Entre as principais seções do site, você encontra assuntos como Arquitetura, Inspiração Diária, Ilustração, Entrevistas, Logos, Fotografia, Sites da Semana, entre outros igualmente interessantes.

Segundo os desenvolvedores, “um dos objetivos do Abduzeedo é ser um canal aberto com a comunidade de design, incentivando a troca de idéias e opiniões. A série Inspirações Diárias é uma prova disso, onde qualquer pessoa pode mandar imagens que as inspirem para compartilhar com a audiência”.

Portanto, vale a pena a visita diária e ler as matérias, entrevistas e arriscar-se na realização dos tutoriais, sempre de ótima qualidade. Clique para conhecer.

Behance

logo behance

Segundo a Adobe, dona do Behance, essa é a principal comunidade criativa do mundo. Não sei se concordo integralmente, mas reconheço que navegar pelos belíssimos portfólios de artistas do mundo todo é um autêntico prazer e uma grande fonte de inspiração para aqueles momentos em que busca idéias e motivação para desenvolver seus próprios projetos.

Lá você encontra diversos tipos de trabalhos que incluem identidade visual, fotografia, web, impressão e ilustração, além de muitos outros como fontes, embalagens, propagandas e muito mais. O site é organizado galerias como: Trabalhos em andamento, Organizações e escolas, Sites de curadoria, Coleções e Trabalhos a venda. Há também diversos filtros de busca, que pode ser realizada de forma regional ou global. Também não há limitações para o número de fotos que podem ser postadas e é permitido incorporar vídeos, hiperlinks, imagens em vários formatos e também PDF. Além disso, a Behance Network permite que profissionais da área criativa se conectem e troquem experiências. As páginas são sincronizadas com Facebook e Twitter e é possível seguir outros perfis, famosos ou não, e notificar seus seguidores cada vez que um trabalho novo é inserido.

E claro, é totalmente gratuito. Para criar sua conta, basta ter um e-mail. Clique aqui para visitar.

Livros gratuitos para ler nas férias

e-books

Se você gosta de ler e nunca acha tempo para uma boa leitura durante o período de aulas, essa é a sua oportunidade de colocar sua leitura sobre web design em dia nas férias. Abaixo, algumas sugestões de E-books para baixar de graça e ler na tela do computador ou tablet:

Tire o máximo partido de seu conteúdo – Um manual para Editores da Web (Google)

Desenvolvido tanto para pequenos editores da Web como para proprietários de grandes Web sites, este é um guia para ajudar a compreender como um mecanismo de pesquisa encontra o seu conteúdo, e como você pode melhorar aquilo que pretende que seja visualizado – e ocultar o que deseja manter oculto. Desde sugestões de webmasters e ferramentas on-line a um manual passo a passo com perguntas frequentes.

Link para baixar

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense – Gustavo Freitas

Em sua segunda edição, o livro de Gustavo Freitas mostra que ganhar dinheiro com blogs é uma tarefa possível, assim como abrir uma empresa e ganhar dinheiro com ela. Mas como em qualquer outro negócio, ter um blog de sucesso e que ainda lhe dê retorno financeiro não é uma tarefa simples. As dicas desse livro podem ser utilizadas tanto num blog com apenas algumas visitas, como num blog com milhares de visitas diárias. Basta ter em mente o que você quer alcançar com seu blog e começar a trabalhar.

Link para baixar

Segredos para um bom logotipo – Mário Pertile

Não há uma receita para se criar um logotipo perfeito. Porém o bom senso e algumas qualidades tanto técnicas quanto subjetivas são cruciais para que uma marca persevere no mercado e atinja seu objetivo. Neste e-book gratuito voltado para pequenas e médias empresas com a necessidade de criação ou reformulação de seu logotipo, você conhecerá algumas dessas técnicas, sobre o que é preciso saber e o conhecimento que se deve possuir no momento em que a empresa decide contratar um designer ou uma agência para desenvolver a sua marca e o que os administradores devem observar no trabalho do profissional contratado.

Link para baixar


Gostou das dicas? Espero que sim. Que nesse período de férias você possa desfrutar de um bom descanso e também consiga arrumar um tempinho para clicar nos links que postei aqui. Espero realmente que tenham sido úteis e que faça um bom proveito deles. Ah, e espero ansioso por seus comentários dizendo o que achou – e se tem dicas de sites que pretende visitar ou livros que deseja ler nessas férias. Ficaremos muito felizes de saber sua opinião e sugestões!

Um grande e forte abraço, boas férias e até o próximo post!

Um grande abraço e até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

jkit
jQuery jKit: A revolução no Front-End
jQuery jKit Hoje eu venho falar de um plug-in incrível do Jquery: o super útil JKit!!