anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Dicas para se tornar um Web Designer de sucesso

CAPA

Para se tornar bem sucedido na área de web design exige-se mais do que um conhecimento em uma ou outra ferramenta. Há algumas coisas muito importantes que qualquer web designer aspirante deve ter em mente quando está construindo o seu repertório profissional. O post de hoje vai apresentar uma lista de dicas úteis para você pensar e quem sabe, absorver aos seus conhecimentos.

Além de construir sites visualmente atraentes e ao mesmo tempo equilibrar a enorme quantidade de informação, o desafio de ser um web designer bem sucedido requer um conjunto de características e traços, alguns dos quais você já pode ter e mesmo outros que você pode estar negligenciando. Alguns desses traços não podem ser obtidos rapidamente, ou mesmo ao ler um determinado livro ou por frequentar um curso, pois muitos destes traços são habilidades que levam tempo e experiência para cultivar. Na minha opinião, estas são dicas preciosas que, quando aplicadas ao longo do tempo, irão ajudá-lo a alcançar o sucesso no mundo da web.

A importância de comunicar-se bem

Comunique-se

A comunicação eficaz é especialmente importante em web design. Como já disse em outro post, a tarefa de criar um site é por essência, multidisciplinar e envolve várias pessoas. Muitas ainda tem a visão romântica de que a criação de um site é feita por um único profissional (e às vezes é, tal fato está mais no campo da exceção do que na regra). Geralmente, um bom profissional trabalha em conjunto, com muitas pessoas, cada qual com a sua especialidade e unindo forças para desenvolver os projetos necessários. Por isso você precisa ter uma boa conexão com as ideias que o seu cliente deseja por em prática e também de como passar essas ideias ao diretor de arte, ao designer, ao desenvolvedor do site, para poder conduzir com perfeição essa tarefa. A boa comunicação pode ditar o sucesso de um projeto. É perfeitamente compreensível que algumas almas criativas não sejam intuitivamente falantes em sua natureza. No entanto, quando se trata de apresentar-se e vender o seu trabalho, você tem que ser ousado e claro em sua comunicação com o cliente, falar de forma inteligente sobre suas escolhas de design – cores, colunas, tipografia, número de páginas, etc – e deve explicar por que você fez essas escolhas e por que elas são o caminho certo para o desenvolvimento do projeto. Além disso, uma série de pequenos desentendimentos podem ser resolvidos facilmente se você é bom em comunicar-se. Assim, comunique-se bem, a fim de sobreviver e ser bem sucedido.

Seja capaz de vender-se

Venda-se

Você pode não acreditar, mas o campo profissional do web design é relativamente pequeno, e da perspectiva de um web designer, também é uma selva. Web designers enfrentam tantos concorrentes como em outras tantas profissões e somente os mais aptos sobreviverão. A fim de se destacar da concorrência, é preciso que as pessoas saibam sobre si mesmo e suas habilidades. Quando se trata de sucesso profissional, você vai ter de conquistar seu caminho para o topo e marcar a sua presença. Há uma série de maneiras para que você possa fazê-lo. Marketing boca a boca, marketing de mídia social e até mesmo o bom e velho cartão de visita pode funcionar bem. No entanto, se você preferir sentar em sua cadeira confortável e esperar que os clientes venham até você, então estará profissionalmente condenado ao fracasso.

Planeje antes de projetar

Planeje antes de projetar

Enquanto muitos web designers abordam o processo criativo como um “vou esperar para que inspiração surja”, o fato é que apenas um pouco de planejamento pode ajudar a sua inspiração a acontecer mais rapidamente. Como tal, é importante planejar e pesquisar bem antes de entrar no processo da criação de um web site. O planejamento pode ser dividido em três partes:

  • Pesquisar sobre a empresa do cliente (história, serviços, produtos, perfil do cliente, entre outros);
  • Perguntar ao cliente o que ele quer e espera do site (objetivos e conteúdos);
  • Pesquisar sites de empresas similares e saber o que os concorrentes estão fazendo, assim como as tendências da indústria relacionadas.

Faça um esboço do site em sua mente e, em seguida, coloque-o no papel (se possível). Embora o planejamento seja um processo não muito interessante para muitos (e tantos designers tendem a ignorá-lo), o planejamento pré-projeto economiza seu tempo, dinheiro e mantém seu foco sobre a utilização de recursos.

Coloque o seu trabalho para análise

Coloque o seu trabalho para análise

O ciclo de um projeto de web design termina na avaliação e análise do seu trabalho projetado. Ser capaz de aceitar e programar o feedback é uma característica importante dos profissionais criativos. Como todos os outros fatores citados, ter um bom olho em apontar erros em seu próprio trabalho é uma qualidade que profissionais que almejam o sucesso devem possuir. Os web designers devem julgar o sucesso de seu site colocando-se no lugar do público-alvo e de seu cliente, sempre. Se você não quer ter apenas o seu próprio julgamento e não tem como fazer testes de usabilidade, pode escolher algumas pessoas em que confia para julgar o resultado de seu trabalho. Além disso, tomar algum tempo para que outras pessoas possam verificar o seu trabalho irá ser de grande ajuda na busca de seu objetivo.

Seja um Web Designer, não um designer gráfico

Seja um web designer

É um equívoco geral de que os designers gráficos, devido a suas habilidades de computação gráfica, também podem ser web designers e vice-versa. Embora isso possa ser verdade em teoria, há muito poucos profissionais que preenchem a lacuna entre projetos baseados em impressão e projetos baseados na web em uma base regular.

A realidade é que web design é um campo completamente separado da concepção, pois possui o seu próprio conteúdo e especialização. São dois meios diferentes e os objetivos de um site são totalmente diferentes de uma peça de design gráfico. Há sempre a possibilidade de que um designer gráfico avance para o nível de um web designer, uma vez que consiga aprender certas habilidades técnicas, mas é importante destacar que só será bem sucedido se tiver a capacidade de projetar para a web, empenhar-se e especializar-se nessa área.

Atualize seu conhecimento constantemente

Atualize seu conhecimento constantemente

Que o mundo da informática é extremamente dinâmico e várias de suas tecnologias mudam quase que diariamente, isso não se discute. E para acompanhar o ritmo de tantas novidades, um web designer precisa estar em sintonia com as mudanças na indústria. Portanto, separe algumas horas do seu dia de trabalho ou da sua semana para dedicar-se a aprender coisas novas. Pesquise o que há de novo nas tecnologias existentes, o que é tendência e o que está caindo no esquecimento. Se você não quer ver seus concorrentes deixando-o para trás, essa é uma atitude que deverá cultivar para que esteja sempre atualizado.

Procure ganhar experiência

ganhe experiencia

Às vezes, a experiência conta até mais do que as suas qualificações ou aptidões. Da mesma forma, o sucesso de um web designer depende muito de sua experiência no campo. O seu empregador ou seu cliente em potencial sempre estão interessados em saber quanta experiência você possui, as empresas que você trabalhou, e os projetos que você tem trabalhado. Da sua perspectiva, ter uma vasta experiência no campo vai ajudar você a identificar rapidamente soluções de design como eles são apresentados a você em reuniões. Meu conselho para você que ainda está estudando: não basta esperar o curso ou a faculdade terminar a fim de começar a trabalhar. Utilize o tempo extra para começar a trabalhar em projetos web, mesmo que para amigos ou parentes, de maneira mais informal, pois, se não possui experiência, a única forma de adquiri-la é colocar a mão na massa e trabalhar. Aos poucos, ganhará ritmo e irá familiarizar-se com os desafios da profissão.

Seja organizado

08 Seja organizado

Um profissional bem organizado é um campeão nato. Não importa qual campo da profissão a que pertence, ser organizado é importante para cada pessoa ser bem sucedida. Da mesma forma, no caso de web design, o seu trabalho pode ficar muito confuso às vezes, e isso pode levar a muitos problemas. Então, comece a organizar o seu computador através da classificação de textos, imagens, gráficos, vídeos e até arquivos de som em pastas separadas e classificá-los de forma adequada. Manter uma lista de coisas a fazer também pode ajudá-lo a manter-se organizado, amplificar seu tempo e terminar seu trabalho de maneira bem mais fácil do que o esperado.

Finalizando…

Web design é um campo desafiador. O sucesso no campo realmente exige paciência e determinação para lidar com cada situação que se apresenta, e nunca desanimar quando as coisas não saem exatamente como o esperado. O que você precisa, a fim de garantir o êxito da sua carreira em web design é a persistência e uma postura firme, para não desistir nos obstáculos que aparecerão. Muitos de vocês já devem estar praticando uma ou várias dessas dicas em sua vida profissional, no entanto, meu objetivo é orientar os que não têm conhecimento desses fatores e também para lembrar aqueles que já conhecem bem.

Espero que tenham gostado, dêem suas contribuições nos campos de comentários abaixo e não deixem de recomendar a leitura desse post aos amigos. Até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

GIT: versionamento e produtividade sem medo
Fala galera, tudo bem? Espero que sim, no post de hoje iremos entender de uma