anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Dicas para começar uma carreira Freelance

00

Você deve estar se perguntando neste momento: o que é um Freelance? Pois bem, o termo Freelance serve para denominar o trabalho por conta própria, quando o profissional trabalha de maneira autônoma, usando seu próprio computador e internet, geralmente em sua casa, para atender as necessidades de seus clientes. Esse profissional também é conhecido como freelancer.

Essa forma de trabalhar é uma tendência para quem está no ramo de Web design? Se sim, por quê?

As vantagens

  • Trabalhando como Freelancer você tem a possibilidade de fazer o seu horário e trabalhar na hora que quiser, como e onde quiser;
  • Além da autonomia, você pode gerenciar melhor sua vida profissional e pessoal;
  • Ter menos gastos, pois a partir do momento em que o local de trabalho é a própria casa, você não terá gastos com transportes, como teria caso tivesse de trabalhar fora. Sem contar gastos com alimentação (almoços, lanches, etc), entre outras despesas que pode ter quando tem de trabalhar em um expediente de uma empresa.

As desvantagens

  • 75% das empresas que contratam esse serviço não registram em carteira;
  • Freelancers são geralmente os responsáveis pelos seus próprios gastos e também pelo pagamento de seus impostos ao governo. Se a pessoa não tiver alguma noção sobre tributos e encargos financeiros, serão grandes as chances de enfrentar problemas no futuro;
  • Falta de controle na Gestão de tempo: se você não tiver controle sobre seu próprio tempo, você pode passar o dia inteiro sem fazer nada de realmente importante. Ou pode até mesmo se tornar um “workaholic”, uma pessoa viciada em trabalho.

É claro que existem outras vantagens e desvantagens, mas essas são algumas das principais que gostaria que  refletissem sobre elas. Após ler isso, se o seu objetivo é trabalhar como Freelancer, aqui vão algumas  dicas fundamentais para o começo de uma carreira.

Desenvolva um portfólio

01

Para um web designer, o portfólio equivale a um currículo. Pode ser desde uma pasta contendo amostras de seus trabalhos quanto um site ou blog com informações sobre suas atividades, imagens dos produtos e serviços desenvolvidos por você, entre outros. Desenvolva um portfólio ou uma página da web com seus trabalhos realizados para apresentar aos seus clientes! Capriche na forma e no conteúdo, para valorizar o que você faz de melhor!

Estipule um valor para o seu trabalho

02

Tente começar com um valor não muito alto para ganhar clientes. Depois de alguns trabalhos feitos, com aumento da clientela e da confiança que as pessoas passarem a depositar em você, aumente gradativamente os valores para aquilo que acha justo pelo seu trabalho. Como exemplo, estipule um valor para a sua hora de trabalho e multiplique pelo número de horas que utilizou para realizar o serviço encomendado para ter uma tabela de preços personalizada e justa.

Vá atrás de seus Clientes

14

Fale com amigos, divulgue para a família, tente conhecer alguém que esteja precisando de seus serviços. Faça visitas em lojas e pequenas empresas e ofereça seu serviço. Seja persistente e não desista tão fácil. É importante também que crie um bom cartão de visitas com as informações necessárias para a sua apresentação.

Cadastre-se em sites de Freelance

http://www.freelancer.com/

03

http://www.krop.com/

04

http://www.designquote.net/

05

Se atualize

06

Se estiver sem trabalho, aproveite o tempo para fazer pesquisas com o objetivo de aprimorar seu conhecimento. Atualize sua página na internet, envie e-mails ou ligue para seus clientes oferecendo novos recursos, tudo isso faz a diferença.

Cadastre-se em sites de relacionamento pessoal

Existe uma variedade de sites de relacionamento pessoal que permite a divulgação de seu trabalho.  A seguir, dou alguns exemplos úteis para você que está pensando em começar:

http://www.deviantart.com

07

Neste site, que funciona com  uma espécia de portfólio virtual, além de você apresentar seu trabalho, você poderá também colocar um link de seu perfil e distribuir para quem você quiser.

Outro site interessante que você pode se cadastrar é:

http://www.freela.com.br

08

Neste site você irá encontrar  pessoas procurando trabalhos. O interessante é que ele tem separações por categorias. Muito bom mesmo.

Seja comunicativo

09

Um ponto muito forte é o de ser amigável com seus clientes, não fale somente de trabalho, comente sobre outros assuntos, informe-se sobre as preferências, hobbys e  assuntos que interessam ao seu cliente,  mostre que tem conhecimento sobre esses assuntos, isso pode aumentar a sua relação de confiança.

Diga NÃO quando for necessário

10

Se estiver com muitos trabalhos para realizar, aprenda a dizer não na hora certa para que você não fique sobrecarregado. É melhor deixar de pegar um trabalho do que assumir a responsabilidade e falhar no prazo de entrega, deixando o cliente a ver navios…

O Cliente sempre tem razão

11

Essa é uma regra básica no mundo dos negócios. O cliente sempre tem razão, não tem jeito, se ele quiser um site todo preto, faça preto, afinal quem é o dono do site é ele. Mas da sua parte nada te impede de fazer sugestões e mostrar o caminho correto para também não prejudicar o seu trabalho. No entanto, se não conseguir… paciência, certo?

Venda sua habilidade profissional

12

A maioria dos clientes não gosta de pessoas intrometidas, mas sim de pessoas que tenham um bom conhecimento de um determinado assunto. Deixe claro que você entende dos assuntos que interessam ao cliente e o quanto entende de negócios.

Faça seu Feedback

13

Feedback é o retorno, ou seja, a opinião emitida pelo cliente que contratou o seu serviço sobre o que achou de seu trabalho. Não fique com vergonha de pedir que seu contratante deixe um feedback positivo e honesto. Você pode explicar a ele como é importante ter um feedback e solicitá-lo.

Espero que essas dicas ajudem a você que está pensando se tornar um Freelancer. Se achou o assunto interessante e possuir alguma dúvida ou deseja compartilhar uma experiência sua conosco, poste o seu comentário. Ficaremos muito felizes com a sua opinião. Até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

3 Dicas de vídeos Motivacionais
Olá Pessoal ! Nesse post darei algumas dicas de vídeos motivacionais para você escutar enquanto