anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Dicas e sites para ajudá-lo a criar seus logotipos

capa

Olhando fixamente para uma tela ou um pedaço de papel em branco? Não consegue criar seus logotipos? O Blog do Web Design tem algumas sugestões sobre onde e como encontrar inspiração para as suas próximas criações.

Você acabou de conseguir um novo trabalho a partir de um cliente e agora você está sentado em frente a sua mesa, na espera de inspiração para começar a desenvolver o logotipo dos sonhos? Não espere que o logotipo perfeito apareça milagrosamente em sua mente como em um estalo, ou que caia do céu em sua tela de computador. Acredite em mim, se você está nessa situação, essa poderá ser uma loooonga espera.

A melhor maneira para provocar sua criatividade é buscar inspiração com seu próprio cliente, em suas anotações antigas e na web. O truque é saber onde (e como) procurar essa inspiração em primeiro lugar.

Indo além do óbvio

Pesquisa

Não adianta você fazer uma busca no Google para os 20 melhores logotipos de todos os tempos a fim de iniciar seu processo criativo: você vai ficar irritado com a falta de boas opções reais e acabar encontrado os mesmos resultados que milhões de pessoas também encontram todos os dias.

Procure sites especializados, portfólios de outros artistas, coleções de design… Sempre que você ver algo que se destaca ou lhe agrada por qualquer motivo, salve-o, abra o desenho em um programa gráfico, brinque com os conceitos que gostou de ver nessa peça e tente fazer algo novo a partir dela. Some ideias, subtraia detalhes, acrescente outros: o importante é deixar a criatividade fluir.

Também é importante fazer muita pesquisa antes de começar a criar. Pesquise o histórico do cliente, a atividade principal da empresa, a origem de seu nome, some essas informações para criar uma referência sólida e criativa, com um significado para o cliente e a empresa para qual está fazendo o logotipo. Pesquisar todos os logotipos que seu cliente utilizou desde que a empresa foi fundada é outra dica importante. Isto pode ser particularmente interessante se eles estão no mercado por muitos anos. Você pode remontar ao passado, criando um logo com uma herança das marcas anteriores ou reformar radicalmente o logotipo para algo novo e futurista. É uma boa ideia apostar na continuidade – mesmo de forma embutida em um novo design – para apresentar um novo logotipo.

logos

A importância da herança no design da forma através dos tempos.

Outra dica interessante é discutir com os seus clientes os planos deles para o futuro – o que eles preveem para a Empresa nos próximos 12 meses ou nos próximos cinco anos? Há mudanças de direção, produtos iminentes ou novas tecnologias que podem ter alguma influência sobre o logotipo que você projeta. Não se esqueça de que as empresas mudam ao longo do tempo, acompanhando novos tempos e mudanças de mercado, mão de obra, tecnologia etc. E isso pode ser um ponto-chave na criação do seu design.

Abaixo estão algumas sugestões de lugares onde você pode procurar  alguma inspiração para o seu projeto. Mas lembre-se: você nunca deve copiar as ideias de outras pessoas, certo? Plágio é crime e você não gostaria de ver o seu nome envolvido em um processo desse tipo. Respeite o trabalho das pessoas e use isso apenas como inspiração para os seus trabalhos…

Dribbble

www.dribbble.com

Dribbble

Dribbble é uma comunidade para web designers, designers gráficos, ilustradores, artistas iconográficos, tipógrafos, designers de logotipo, e outros tipos de artistas criativos, onde são compartilhadas pequenas screenshots de seus trabalhos, processos e projetos atuais. É um lugar para mostrar e dizer, promover, descobrir e explorar design. Com sede em Salem, Massachusetts, compartilha o talento de várias pessoas ao redor do mundo, tornando-se um recurso para descobrir e se conectar com designers de todo o mundo.

DeviantArt

www.deviantart.com

Deviantart

DeviantART foi criada para entreter, inspirar e capacitar o artista em todos nós. Fundada em agosto de 2000, é a maior rede social online para artistas e amantes da arte, com mais de 30 milhões de usuários registrados, atraindo 65 milhões de visitantes únicos por mês. Ela permite aos artistas emergentes e estabelecidos expor, promover e compartilhar seus trabalhos dentro de  uma comunidade dedicada às artes . O site recebe mais de 160 mil envios diários de obras de arte originais que variam de mídia tradicionais, como pintura e escultura, para a arte digital, pixel art, filmes e animes.

Pinterest

http://www.pinterest.com

Pinterest

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, roupas, perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, compartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.

Brands of the world

http://www.brandsoftheworld.com/

Brands of the World

Brands of the World é o site de uma das maiores bibliotecas de logos vetoriais livres para download do mundo, onde você pode fazer download de logotipos de empresas de qualquer parte do planeta (Brasil inclusive, é claro), fazer um upload dos seus trabalhos ou mesmo submetê-los a uma avaliação crítica. Tem de tudo um pouco e você ainda tem uma conexão com o site Stock Logos, onde existem criações de logotipos à venda dos mais variados temas.

Behance

http://www.behance.net/

Behance

Behance  é um portfolio online para profissionais criativos em várias indústrias, incluindo a fotografia, design gráfico, ilustração e moda. É um produto da empresa Behance, Inc, com sede em Nova York, que também criou outros serviços destinados a organizar pessoas criativas e apoiar suas carreiras. Em dezembro de 2012, a Behance foi adquirida pela Adobe. Agora integrada a Creative Cloud, nela você pode encontrar inspiração, mostrar seu trabalho, obter comentários e ganhar visibilidade global para seu portfólio, tudo em um único fluxo de atividade.

Lembre-se: não basta visitar somente as galerias de logotipos indicados aqui. Amplie sua pesquisa para incluir outros sites de design gráfico, arte e sites de design em geral. Explore mais as páginas de resultados para sites que você não tenha visto antes e estreite sua busca para encontrar logos de empresas que atuam na mesma área de atividade de seu cliente para compreender o que empresas de porte similar, aspirações e valores andam fazendo.

Mantenha-se receptivo

mente aberta

No final do dia, a inspiração pode atacar em qualquer lugar, a qualquer momento. Seja receptivo às ideias que fluem através de sua mente. Desenhe algo e, em seguida, volte a sua criação mais tarde para ver como ela pode funcionar dentro dos parâmetros de sua necessidade. Nessas fases iniciais do processo de design, você precisa permitir que sua criatividade flua. Dê-se muitas ideias para trabalhar e, em seguida, tome os melhores elementos de cada uma e descarte o resto.

Guarde os logotipos que não utilizar

Provavelmente, no processo de desenvolvimento do logotipo de seu cliente, você irá chegar a um par de dezenas de esboços antes de decidir qual deles deve entregar. Nunca jogue fora essas ideias iniciais, pois elas formam um recurso valioso. Só porque um de seus primeiros esboços não funciona para um cliente, isso não significa que não vai funcionar mais tarde para outro. Guarde tudo, pois a ideia não aproveitada hoje pode ser a semente para um logotipo que você pode precisar criar amanhã.

Como eu disse no início deste artigo, não existe uma fórmula mágica para  a inspiração. Quanto mais você busca-la, mais fácil você irá encontrá-la. Com o tempo, você vai desenvolver um método e um olho clínico para saber o que funciona e o que não funciona para você e seu processo criativo, e como poderá aplicar suas ideias em seus próprios projetos.

E você, tem algum site especial que utiliza para inspirar-se? Utiliza algum outro método para conseguir ideias na hora de criar seus logotipos? Deixe-nos saber suas opiniões nos comentários!

Um grande abraço a todos e até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Muse: crie sites sem precisar escrever códigos
Algum tempo atrás, escrevi aqui sobre a ‘morte’ do Fireworks, explicando que o programa foi