anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Dicas de Blog

E aí pessoal, tudo certo? Nesta postagem, vou falar sobre o Blog. Não só o nosso Blog dos Cursos, mas essa ferramenta tão prática e incrível.

Sobre o Blog

Hoje em dia quase todo mundo tem um blog, seja, para assuntos diversos ou para assuntos específicos. O blog é uma ferramenta que tem ajudado bastante na disseminação de vários assuntos:

  • tecnologia
  • receitas culinárias
  • moda
  • fofoca
  • jornalismo
  • games
  • idiomas
  • viagens

Um pouco da história do Blog

Mas quando surgiu, por quem foi criado e por que?

O blog foi criado diante de uma necessidade básica de escrever na web em textos curtos. E como a maioria não tem um bom conhecimento de programação, deveria ser acessível e editável por um o sujeito leigo na web, por exemplo.

O termo blog resulta da forma sintética de weblog do idioma inglês, na verdade web tem o significado de rede (na internet). Assim log é utilizado para designar o desempenho regular de alguma coisa. O nome weblog foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, fez uma brincadeira, desarticulou a palavra weblog para formar a frase we blog (nós blogamos) na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999. Depois, Evan Williams do Pyra Labs usou o termo blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou blogar, significando editar ou postar em um weblog), aplicando a palavra blogger em junção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.

blogger-logo

Hoje o blog é a principal ferramentas do jornalistas e jornais on line, seria a famosa coluna dos jornais impressos, até mesmo quem não precisa ou não quer consegue ganhar dinheiro com o blog.

Os servidores de grande porte, como Google, Bing entre outros resolveram ajudar, criando ferramentas de digitação e postagem de vídeos e fotos com recursos básicos de inserção dos mesmos. Tido como diário on line, os blogs são uma forma rápida de atualização dos posts, aonde qualquer um, pode ter o seu e alterá-lo quando quiser.

Os blogs se popularizaram quando o Blogger introduziu uma ferramenta chamada PERMALINK, que é uma localização permanente, ou seja, URL.

Viver ou não viver de blog?

Bom, para que você tenha sucesso em ganhar dinheiro ou simplesmente fazer o que gosta, vai umas boas dicas, para que, seja bem sucedido nessa deliciosa empreitada de escrever e passar seu gosto, seu conhecimento e cultura.

Viver de blog tem alguns percalços:

Sem plágio!

Primeiro, preocupe-se em postar textos originais, seus e não plagiar, como é muito comum.

Para isso, o blogueiro, bloguista ou blogger, (eu pessoalmente prefiro o último termo), já que também sou um. Tente escrever sobre o assunto que você domina, não crie um blog para falar de conteúdo que você desconhece ou simplesmente repassar o que você lê nos portais de notícias e de esporte. Para isso coloque bastante texto, poucas imagens e poucos vídeos, por que para se ter uma renda com o blog, os servidores usam marcadores, ou seja, palavras-chaves para que, quando o leitor for procurar um determinado conteúdo ele, encontrará mais fácil dentro do seu blog.

Cuidado na linguagem

Cuidado com os termos! Evite as gírias, a não ser que seu blog seja voltado para o público adolescente, mas mesmo assim evite o excesso. Utilize parágrafos, textos coerentes e evite usar o blog para caluniar, difamar ou ofender algum desafeto.

Crie seu próprio blog!

Tomando algumas precauções, você não terá problemas! Lembrado que se o editor não tomar os devido cuidados ao postar os textos o servidor, ou seja, o serviço que oferece esses recursos pode removê-lo, então você perde tudo sem prévio aviso.

Procure os tutoriais, a ajuda do blog ou os fóruns de ajuda, que são bastante elucidativos e coerentes, tem especialistas que podem lhe ajudar com qualquer dúvida. Você também poderá criar vários blogs com conteúdo diferentes, desde que siga a mesma linha dos termos e não infrinja nenhum deles. Feito isso você poderá ter vários blogs e de acordo com o conteúdo, seu blog terá muito sucesso.

A sua monetização (ganhar dinheiro com o blog), dependerá de todos esses fatores.

Seja bem-vindo a blogosfera!


David Guedes, instrutor de Informática, Web, TI, e Hardware.

Próximo

Postado por