anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Día de los muertos

Aposto que você já ouviu falar em Día de los Muertos. Aposto também que você já ouviu a expressão “caveiras mexicanas”. O que uma coisa tem a ver com a outra? Vamos entender nesse post cheio de curiosidades sobre a cultura riquíssima do México. ¡Arriba!
capa-dia-de-los-muertos
Aqui no Brasil, o dia de Finados, em 02 de Novembro, é um dia muito saudoso, celebrado com certa tristeza entre as pessoas. Esse mesmo dia, em outros países e culturas pode ser de festa, com música, fantasias, apresentações e muita alegria, como é o caso do México.

Como tudo começou?
O Día de los Muertos começou antes da chegada dos espanhóis colonizadores, há mais de 3000 anos. No México e em outros países da América Central a festa acontece nos dias 01 e 02 de Novembro, que coincidem com celebrações católicas, o dia de Todos os Santos e Finados, respectivamente.
dia-de-los-muertos
Segundo a crença popular, os mortos possuem permissão divina para visitar parentes e amigos uma vez por ano, e então as pessoas dão as boas-vindas oferecendo muita festa, alegria, flores, doces, pães, danças e música. A tradição é tão grande que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Por que caveira mexicana?
caveira-mexicana
Elas são muito famosas! Vemos nas roupas, em objetos de decoração e viram até tatuagens. As antigas festas de comemoração ao Día de los Muertos eram dedicadas às crianças e parentes mortos, presidida pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a “Dama de la Muerte” (dama da morte). Na arte, é relacionada com a personagem “La Catrina”, do pintor e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada. As caveiras do artista são super exuberantes. Nas celebrações, existem várias caveirinhas em homenagem a Dama de la Muerte, em ilustrações, artesanatos, doces, fantasias…

Calaveras de azúcar
calavera-de-azucar
As caveirinhas doces, geralmente de açúcar, tem escrito o nome do morto. Quem gosta de fazer piadinhas, escreve o nome de vivos, para irritar algum amigo.

Flores e mais flores
flores-dia-de-los-muertos
Como é comum o uso de flores em dia de Finados, lá no México, elas enfeitam as festas. As pessoas escolhem as mais belas flores para decorar o ambiente. A flor que tem mais destaque é o Crisântemo, pois eles acreditam que ela atrai e guia a alma dos entes queridos.

Gente de fora também curte a festa
turismo-dia-de-los-muertos

Em relação ao turismo, nessa época, o México recebe muitas pessoas devido às celebrações. É uma das atrações mais esperadas do ano! São feitas excursões históricas, os mercados ficam repletos de caveiras de açúcar, artesanatos de cerâmica, flores, esqueletos e muitas lembrancinhas para os turistas.

Pronto! Agora você já conhece um pouquinho sobre a cultura do México, cheia de ricos detalhes. Tem vontade de ir à uma festa assim?
Ah, e se você tiver alguma sugestão de post, comente sua dica abaixo.
¡Hasta luego!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

A Importância da Língua Espanhola no Mundo!
Hola ¿qué tal? Hoje falaremos sobre o idioma espanhol, que como vocês sabem, é um dos