anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Você sabe o que significa “O dia da Toalha”?

Orgulho-NERD-dia-da-toalha

Olá pequenos Padawans! Vocês devem ter visto no mês de Maio algo no Facebook falando sobre o “Dia da Toalha” não viram?

Esse lance vem de uns anos atrás, em 2001: foi quando ocorreu o primeiro “Dia da Toalha”. Isso vem da “trilogia” de CINCO livros (?) chamado “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams.

A história é sobre Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. É um livro popular entre os “NERDS”/Geeks. Então, quando o autor faleceu, os fãs quiseram homenageá-lo de alguma forma, porém, como os livros dele sempre os faziam rir, ou chorar de rir (HAHA), eles não queriam lembrar dele de uma maneira triste.

douglasadams

Então tiveram uma ideia genial: no livro, o autor explicava como a toalha era o objeto mais importante de um mochileiro, como nesse trecho do capítulo 3 do livro:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitosoutros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito. Douglas Adams, Guia do Mochileiro das Galáxias, Cap. 3

 110092217_1GG

 

25 de maio: Dia da toalha

Então, como havia falado antes, no dia 25 de Maio de 2001, foi comemorado o primeiro “Dia da toalha”.

Logo no começo, eles queriam alterar o dia para 42 dias após o falecimento do autor, mais uma referência aos livros, pois na saga ele afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42. Mas o que acabou pegando mesmo foi o dia 25/05 como o “Dia da Toalha”.

E como é comemorado? Durante o dia inteiro, eles andam com uma toalha, usando como capa, pendurado na mochila, ou as carregam no ombro, o importante é ter a toalha junto de si, para homenagear o autor.

dia-da-toalha-star-wars

 

O dia 25 de maio também é comemorado o “dia do orgulho nerd” pois no dia 25 de Maio de 1977 estava sendo lançado o filme “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, mas aí cabe a você, jovem Padawan, decidir qual dos dias vocês preferem comemorar!

Comemorando

Até a próxima galera! Agora vai ali no coraçãozinho e dá um curtir, beleza? E fiquem com uma das cenas marcantes do mundo Nerd ai! Ao infinito e além!

luke-skywalker-nooooo


10704142_941771905839024_462199313259443897_nOi galera, meu nome é Kayne Oliveira, sou instrutora de informática em Taboão da Serra há dois anos. Nas horas vagas, gosto de ler, assistir Hora de Aventura e Steven Universo (Pokémon também), adoro cinema e filmes de super-heróis. Sou apaixonada por vídeo games antigos.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

startrekserie
Como Jornada nas Estrelas influenciou a tecnologia
Star Trek: Jornada nas Estrelas A famosa frase “a vida imita a arte” pode muito