anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Desenhe logotipos simples e bonitos no Illustrator

Capa do Post

Olá, leitores do Blog do Webdesign!  Hoje mostrarei como criar um logotipo simples no Illustrator utilizando algumas ferramentas básicas do programa.

Todos sabem que o Illustrator hoje é o principal programa para criação de desenhos vetoriais e o mais querido pelos ilustradores e pelas agências de criação em geral. Então que tal começarmos a praticar um pouco mais nesse programa editor de imagens vetoriais repleto de recursos desenvolvido e comercializado pela Adobe? Neste tutorial, utilizei a versão CS5, mas pela sua simplicidade, ele pode ser executado na versão CS3 em diante.

O objetivo de nosso trabalho será criar o logotipo “Bazinga”, uma expressão bastante utlizada pelo personagem Sheldon, do seriado cômico “The Big Bang Theory”. Se você ainda não assistiu o seriado e nem é fã, já deve ao menos ter visto esse logotipo por aí em alguma camiseta na rua, ou em algum post nas redes sociais. No entanto, se nunca viu, não se preocupe: ao final do tutorial você deverá ser capaz de desenvolver o logotipo de sua série televisiva favorita, banda, herói em quadrinhos ou da empresa que desejar. É só seguir os passos e desenvolver suas próprias idéias (e você nem vai precisar virar um “nerd” ou um super gênio do design para conseguir fazer isso).

Bom, vamos começar a praticar: para começar, iremos criar um documento novo (Arquivo > Novo). Uma janela se abrirá e nela você irá inserir os seguintes parâmetros: largura 1024 pixels, altura 768 pixels, Modo de cor RGB e efeito de rasterização de 150 ppi (se você quiser imprimir o trabalho ao final do tutorial, mude para modo de cor CMYK e efeito de rasterização para 300 ppi, certo?)

Documento novo

Com a janela do novo documento aberta, iremos desenhar um retângulo na área de trabalho. Clique na barra de ferramentas na lateral e selecione a Ferramenta Retângulo (M). Clique e arraste para criar um retângulo em sua área de trabalho. Logo em seguida, ao clicar dentro dele, irá surgir uma pequena caixa de diálogo onde você poderá ajeitar o tamanho do objeto criado para o mesmo do documento (1024 x 768 pixels):

Medidas do retãngulo

Na sequência, centralize a forma dentro da área de trabalho com a Ferramenta de Seleção (V) e preencha a forma criada clicando no ícone de Preenchimento (X) que se encontra dentro do Painel Cor,na lateral do programa (caso você não o esteja visualizando, clique no Menu principal, na parte superior do programa e na opção Janela, ative a guia de Cor). Depois, escolha a cor vermelha dentro do painel Aparência, na camada de Preenchimento, como você vê na figura a seguir:

Preenchimento de cor no retângulo

Em seguida, vamos aplicar um gradiente radial no objeto. Para isso, clique na guia Gradiente do painel lateral (se ele não estiver aparecendo, ative-o no Menu Principal em Janela > Gradiente, como mencionei anteriormente, no caso do painel de Cor). Escolha a opção Radial para o Gradiente, coloque os valores como você vê na figura a seguir (Opacidade 15 e Localização 100). Dentro do painel Aparência aparecerá uma nova camada com o Gradiente. Você pode editá-la se desejar uma escala mais  ou menos intensa da cor, de acordo com o seu gosto.

Gradiente no retângulo

Agora, iremos criar um círculo, utilizando a ferramenta Elipse (L) na Barra Lateral (está no mesmo local onde está o Retângulo, clique e segure para ver as opções da ferramenta). Desenhe o círculo com um tamanho aproximado ao que se vê na figura a seguir. Preencha-o com a cor branca, na camada de preenchimento na guia Aparência que irá surgir.

Preenchimento de cor no círculo

Em seguida,  vamos centralizar o círculo dentro do retângulo. Aperte as teclas Shift + F7 e aparecerá uma caixa de opções de alinhamento. Clique na guia Alinhar e na opção  Alinhar a > Alinhar a Prancheta.

Centralizar círculo

Pronto! Nossa primeira parte do tutorial está concluída. Agora, vamos criar a palavra Bazinga utlizando a  ferramenta de texto. Para utilizar a mesma fonte que eu usei, você pode visitar o site Dafont.com e baixar gratuitamente a fonte Badaboom clicando bem aqui. Descompacte a fonte e instale-a no seu sistema operacional. Em seguida, vá até a barra lateral do programa e clique na Ferramenta de Texto. Escreva apalavra com a fonte que baixamos. As opções de texto você pode ver na barra superior do programa, eu usei tamanho de 280 pts., como pode ver na figura a seguir:

Escrever

Após escrever a palavra e posiciona-la com a ferramenta seleção, incline a letra clicando diretamente sobre a palavra com o botão direito do mouse e escolhendo a  opção Transformar >Inclinar.

janela inclinar

Use o valor de -8 na opção Vertical:

ângulo inclinar

O resultado deverá ser este:

Inclinando a palavra

Agora, vamos cuidar do preenchimento da palavra Bazinga.  Com ela selecionada, volte ao painel de Cor e clique na cor de Preenchimento, usando branco. No painel de Traçado (caso não esteja ativado, aperte Control +F10), escolha a cor preta com espessura de 7pt:

preenchimento e contorno

Vamos colocar a cor amarela no Preenchimento e na sequência, usaremos um Gradiente para dar um efeito bonito ao logotipo. Primeiro, a cor do preenchimento:

Preenchimento amarelo

Depois, copie a letra e cole exatamente por cima da primeira. Agora temos duas palavras Bazinga sobrepostas, certo? Iremos clicar na que está por cima e retirar a cor de preenchimento, deixando-a  transparente. Em seguida, no Painel de Gradiente, acrescente um gradiente Linear com 85% de transparência. Veja como o efeito ficará na imagem a seguir: o Gradiente aparece suave e revela a cor amarela da palavra que está “por baixo”:

Inserindo gradiente

Com a segunda etapa de nosso tutorial concluída, vamos a terceira e última etapa. Clique novamente na ferramenta Retângulo e crie um objeto com tamanho semelhante ao que se vê na figura baixo, na cor preta:

Criando forma

A seguir, dê Control C e Control V para fazer várias cópias do objeto e empilhe-os em escada, como se vê a seguir. Ao final serão 06 objetos dispostos:

Copiando e colando

Precisamos unir esse objetos em um e transforma-los em um caminho editável. Para isso, aperte as teclas Shift+Control+F9. O painel chamado “Pathfinder” abrirá e você deve clicar na opção “Unir”:

16

Após uni-los, vamos inclinar o objeto a exemplo do que fizemos com a palavra Bazinga anteriormente. Incline o objeto clicando diretamente sobre a palavra com o botão direito do mouse e escolhendo a  opção Transformar >Inclinar. Use os mesmo valores usados anteriormente:  -8 na opção Vertical.

Mesclando formas

O resultado será esse:

inclinando formas

Para finalizar, utilizaremos a Caneta que está na Barra de Ferramentas lateral na sua opção Excluir ponto âncora  (-). Use-a para apagar dois pontos do objeto para deixa-los com a aparência de um raio, como se vê na figura a seguir:

Excluindo pontos

Bazinga! Nosso logotipo ficou pronto!

Ilustração finalizada

Com este tutorial, espero que você tenha aprendido algo sobre preenchimentos, contornos e opções como inclinar e unir um objeto. O Illustrator é um programa cheio de recursos e funcionalidades que vão muito além do que vimos aqui, porém a prática é necessária para que você possa criar desenhos com mais qualidade com o passar do tempo e a cada nova tentativa. Não deixe de praticar! Futuramente, publicarei mais tutoriais sobre este incrível programa (e se você perdeu o outro post sobre como criar figuras em 3D no Ilustrator, você poderá vê-lo clicando aqui).

Um grande abraço a todos e não esqueçam de Curtir , Compartilhar e recomendar o Blog aos amigos nas redes sociais. Até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Criando uma Maçã no CorelDRAW
Já se imaginou criando uma maçã no computador? Não? Então hoje, você irá aprender nesse tutorial