anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Desenhe a Mascote da Copa 2014 no Corel Draw

A Copa do Mundo de 2014 vai começar, e nada melhor do que aprender a desenhar a mascote oficial da competição em um tutorial detalhado utilizando o programa Corel Draw e suas ferramentas!

Seja você um entusiasta da Copa do Mundo no Brasil ou não, vai ser inevitável o desfile de camisas verdes e amarelas, bandeiras do Brasil e, principalmente, muito pedidos de clientes envolvendo os símbolos da Copa. Então que tal praticarmos um pouco de desenho vetorial no Corel Draw para desenharmos um dos símbolos oficiais da competição?

Muitos não gostaram da escolha do Tatu-Bola como personagem símbolo. Devo dizer que eu também estava neste time, mas achei simpático quando vi o desenho pela primeira vez. Acho que os designs de mascotes têm evoluído significativamente ao longo dos tempos… e o Fuleco (o nome é ruim eu sei, mas não vou entrar nessa discussão agora) é bem interessante e simpático. Basta dar uma olhada nos mascotes da Copa ao longo dos tempos para você perceber que a criação brasileira não fica aquém do que foi criado nos últimos anos (pense nas mascotes da Copa da Coréia e Japão, por exemplo e suspire aliviado por termos um personagem bem mais bem acabado graficamente…).

Para este tutorial você vai precisar de qualquer versão do Corel a partir da X3 (atualmente está na versão X7). Se você ainda não tem o Corel Draw no seu computador, poderá baixa-lo diretamente neste link (versão trial, ou seja, você poderá experimentar o programa por 30 dias de forma gratuita, depois deverá efetuar a compra para continuar utilizando-o). Você também vai precisar de uma imagem para baixar em seu computador e que irá servir como referência. A que usei neste post pode ser baixada bem aqui.

Começando um documento novo no Corel Draw

No Menu principal do programa, clique em Arquivo > Novo ou utilize o atalho Control+N para este fim. Não é necessário fazer nenhuma configuração especial na abertura do documento.

01 CRIAR NOVO DOCUMENTO NO COREL

Em seguida, importaremos a imagem de referência que foi baixada do site. Utilize o atalho Control+i para esta finalidade e arraste o cursor do mouse na área de trabalho para descarregar a figura no tamanho que desejar:

02 IMPORTANDO IMAGEM

Com o desenho no centro da página (para centraliza-lo perfeitamente na página, aperte a tecla P do seu teclado quando ele estiver selecionado), agora iremos bloqueá-lo para que não seja selecionado ou movido de lugar por acidente. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção “Bloquear Objeto”:

03 BLOQUEAR OBJETO COM BOTÃO DIREITO

Vamos até o Menu principal e na opção “Exibir”, escolha o Modo “Aramado”. Nessa opção, você não poderá enxergar as cores do seu objeto, mas vai poder ver os traços do seu desenho com mais facilidade. É ideal para que ao desenharmos, nossos traços não se misturem ao original, evitando alguma confusão. Vamos começar nosso desenho pela bola. Para isso, utilizarei a ferramenta Elipse, presente na Barra de Ferramentas lateral do programa. Clique e arraste sobre o desenho, deixando-a no tamanho do modelo:

04 CRIAR ELIPSE

Depois disso, vamos utilizar a ferramenta Bezier para começarmos a fazer os detalhes internos da bola. A Bezier servirá para que construa a base do objeto, que iremos editar com a ferramenta Forma mais tarde:

05 FERRAMENTA BEZIER

Depois de desenhar a forma bruta do objeto, selecione a ferramenta Forma – também na Barra de Ferramentas do programa – e com o botão direito do mouse, escolha a opção “Em curva” para edita-la. Faça isso para todos os detalhes da bola.

06 CONVERTER EM CURVAS

Lembre-se: no Corel Draw todo objeto em vetor deve ser “fechado”, isto é, o último ponto da forma deve ser finalizado sobre o primeiro, sob o risco de que se não o fizer, mais tarde você não irá conseguir colori-lo! Depois da bola, começaremos a desenhar outras formas, como os detalhes da mão:

07 CONSTRUINDO OBJETOS DA MÃO

Na sequência, você pode começar a desenhar outras partes, como a cabeça. Nos prints seguintes, decidi colocar linhas coloridas somente para que possa visualizar melhor, ok?

08 CONSTRUINDO AS FORMAS DA CABEÇA

09 CONSTRUINDO AS FORMAS DA CABEÇA

Os olhos também podem ser feitos com a ferramenta Elipse, distorcendo-a levemente. Repare que não me preocupei em respeitar os “limites” dos olhos, porque depois mostrarei como corrigir isso no Corel Draw.

10 CONSTRUINDO OS OLHOS

O mesmo se dará com a língua:

12 LINGUA

Não vou me demorar aqui mostrando como desenhar cada parte porque acredito que já conheça o processo ou já tenha entendido. O importante é contornar cada objeto presente no desenho, como se vê:

13 TRAÇADO COMPLETO

Depois que tiver terminado tudo, clique no fundo e como o botão direito do mouse, desbloqueie o desenho de referência, arrastando-o para o lado. Ele continuará servindo de modelo, mas agora não é mais necessário para as formas.

14 DESBLOQUEANDO O OBJETO

Pintando com a ferramenta Conta-Gotas de Cor e o Preenchimento Gradiente do Corel Draw

Agora, chegamos à etapa em que iniciaremos a pintura de nosso desenho. Na barra lateral, existe uma ferramenta chamada de Conta Gotas de cor. Com ela, clicaremos na área do desenho que desejamos “roubar” a cor para em seguida clicar no objeto a ser pintado, obtendo assim a mesma cor do original:

15 CONTA GOTAS DE COR

16 PINTANDO COM BALDE DE TINTA

Aplique cor em todos os detalhes do desenho, sempre usando a ferramentas Conta Gotas. É claro que por enquanto nosso desenho ainda não tem as mesmas sutilezas de cores e detalhes do original, mas ainda acrescentaremos mais detalhes ao trabalho.

17 PINTANDO COM BALDE DE TINTA

Nos olhos, irei usar a ferramenta Preenchimento Gradiente para obter um efeito mais bonito e parecido com o original. Selecione a parte interna do olho e clique na Barra de ferramentas lateral e escolha a ferramenta Preenchimento Gradiente na Barra de Ferramentas lateral (ou aperte F11 para tal). Escolha os tons de Gradiente conforme mostrados na figura a seguir:

18 USANDO GRADIENTE PARA OS OLHOS

Para aplicar o mesmo efeito no outro olho, use a ferramenta Conta Gotas de Atributos, no mesmo local onde acessou anteriormente a Conta-Gotas de Cor (clique e segure na caixa da ferramenta para que ela seja visualizada). Essa ferramenta pega um determinado atributo que tenha utilizado em um objeto e o aplica em outro, repetindo o efeito. É bem prático e vai ser útil para que tenhamos as mesmas cores nos dois olhos.

19 USANDO CONTA GOTAS DE ATRIBUTOS

A ferramenta Powerclip

Par inserir a parte interna (íris) do olho dentro da forma (escrevi agora a pouco que iríamos resolver isso, certo?), selecione as formas internas que a compõem clicando sobre elas e usando a tecla Shift pressionada para fazer uma seleção múltipla. Em seguida, após ter selecionado os objetos, vá ao Menu Principal, escolha a opção “Efeitos” e clique em Powerclip > Colocar dentro de Recipiente, clicando na forma do olho. Isso fará com que um objeto seja inserido dentro do outro (como se vê nas imagens a seguir).

20 UTILIZANDO POWERCLIP

21 RESULTADO POWERCLIP

Você também pode repetir o mesmo procedimento para colocar a língua dentro da boca:

22 POWERCLIP NA LINGUA

Soldando objetos no Corel Draw

Agora é hora de soldar objetos semelhantes no Corel Draw. Isso se faz necessário porque precisamos aplicar um preenchimento nos objetos como um todo, e não individualmente. Faremos isso nos detalhes da nossa bola. Clique em cada objeto desenhado dentro da bola, utilizando a tecla Shift para fazer uma seleção múltipla. Após selecioná-los, na barra de opções do programa abaixo da Barra de Menus, clique na opção “Soldar” para que todos eles se tornem  um:

23 SELECIONANDO OS GOMOS DA BOLA

23 SOLDANDO OS GOMOS DA BOLA

Depois, aplique um Preenchimento Gradiente (F11) como se vê na caixa de diálogo a seguir:

24 PREENCHIMENTO GRADIENTE DA BOLA

Remova o contorno dos objetos que soldou clicando com o botão direito do mouse em cima do X (Opção de Preenchimento) na paleta de cores lateral do programa:

25 REMOVENDO O CONTORNO DA BOLA

Você pode repetir o procedimento em outros objetos em que o contorno não é necessário…

Organizando as camadas

Se durante o processo de pintura alguns objetos saírem na frente de outros, é preciso selecioná-los e organizá-los de forma correta (como na figura a seguir, em que a camisa do personagem aparece na frente de outros detalhes):

26 REORGANIZANDO CAMADAS

Com o botão direito do mouse sobre o objeto que deseja reorganizar, escolha a opção “Ordenar” e “Para trás da Camada” (ou “Para frente…” se este for o seu caso…):

27 REORGANIZANDO CAMADAS

28 REORGANIZANDO CAMADAS - FINAL

Este procedimento deve ser repetido para todo e qualquer objeto que queira reorganizar no Corel Draw. As opções gerais são:

  • Para frente da página: manda o objeto de uma vez para o topo;
  • Para trás da página: manda o objeto de uma vez para o fundo;
  • Avançar um: manda o objeto para cima de outro, um por vez até chegar ao topo;
  • Recuar um: manda o objeto para baixo de outro, um por vez até chegar ao fundo.

Modificando os contornos

Como deve ter percebido, nosso desenho está com os traços muito finos. Na ferramenta Caneta, que se encontra na Barra de Ferramentas lateral, é possível escolher diferentes contornos para os objetos e engrossá-los ou afina-los, de acordo com sua preferência: 29 AUMENTANDO OS CONTORNOS

Se ocorrerem alguns erros, como pontas sobressaindo-se do desenho como na figura a seguir, você deve abrir a janela de Opções de caneta de contorno apertando F12 e marcar as opções de Cantos e Extremidade de linhas como se vê a seguir:

30 CORRIGINDO OS CONTORNOS

Isso resolverá seu problema e você poderá seguir modificando os contornos de acordo com o modelo ou do modo que desejar:

31 CONTORNOS CORRIGIDOS

Aproveite para organizar outros objetos que por ventura estejam fora de ordem no desenho, com as opções de Ordenar vistas anteriormente:

32 REORGANIZANDO CAMADAS

 

Finalizando o desenho com novas formas e a Ferramenta Transparência

Nosso desenho não irá ficar 100% parecido com o original se você não criar novas formas para fazer os agradáveis efeitos de transparência que dão profundidade e contraste no desenho de modelo. Para isso, você deve observar o original atentamente e tentar reproduzir essas formas (poderá fazê-lo com a ferramenta Bezier normalmente):

33 CRIANDO OBJETOS ACABAMENTO

Pinte as formas com a cor correspondente ao desenho que serve como base e, em seguida, clique na ferramenta Transparência, que se encontra na Barra de Ferramentas lateral do Corel Draw (sempre ela!), como se vê a seguir:

34 APLICANDO TRANSPARENCIAS

Clique e arraste a ferramenta sobre a forma e perceberá que o objeto ficará translúcido. Você deve aumentar a área de arrasto ou diminuí-la para obter o efeito que deseja:

35 APLICANDO TRANSPARENCIAS

Crie outras formas e repita o efeito:

36 APLICANDO TRANSPARENCIAS

Quanto mais formas você criar, mais bonito ficará seu desenho. É preciso capricho e paciência, qualidades fundamentais em um bom designer/ ilustrador.

37 APLICANDO TRANSPARENCIAS

Observe que crio os objetos sempre me baseando no modelo e, quanto mais detalhes acrescento, melhor fica o resultado:

38 APLICANDO TRANSPARENCIAS

Eis o resultado final (se quiser baixar a fonte de letra do original para escrever na camiseta do personagem, clique aqui).

39 FINALIZANDO

Gostou? Tente praticar com outros desenhos também, afinal a prática leva a perfeição. Experimente outras ferramentas, opções de preenchimento, efeitos… Quanto mais você se arriscar, mais descobrirá as ferramentas desse excelente programa chamado Corel Draw e verá que ele não fica devendo a nenhum outro programa vetorial. Dúvidas, críticas, elogios, sugestões… Escreva para nós! Ficaremos satisfeitos em ajuda-lo. Um grande abraço e até o próximo Post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

DeviantART Space
Uma viagem as ilustrações do DeviantART!
  Bem-vindos ao DeviantART! Com a intenção de promover a arte, nasce em Hollywood, Estados