anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Desenhando objetos 3D no Illustrator

Objetos 3 D no Illustrator

Neste tutorial, vou mostrar duas das muitas ferramentas magnificas que o Illustrator possui:  a ferramenta 3D para criar a forma principal e a ferramenta Malha para criar os efeitos de cor. Usadas em conjunto, elas podem tornar o seu desenho em uma agradável peça com efeitos realistas! Se você ainda não tem muita intimidade com o programa, essa é uma boa oportunidade para praticar e começar a conhecer os recursos do programa vetorial da Adobe.

Primeiramente, vamos iniciar nossa ilustração criando um Novo Documento (Arquivo >Novo ou Control + N), no  tamanho A4 e com qualidade alta (300dpi). Veja a configuração completa da janela do documento na imagem a seguir:

Criando novo

Em seguida, vamos selecionar a ferramenta Retângulo(M)  na barra de ferramentas lateral e desenhar um  quadrado na área de trabalho com  300 x 300 px . Eu utilizei a cor cinza, mas isso agora não é importante, pois vamos mudar a cor do objeto mais tarde, portanto, você pode escolher a cor que desejar. Também é importante observar que não usaremos nenhuma cor de contorno nesta forma.

desenhando retangulo

Com o quadrado selecionado, clique na opção Efeito > 3D > Extrusão e Bevel. Os números que eu usei no meu exemplo são -43 – 36 e  29, com perspectiva de 60º e profundidade de extrusão 100, mas eles são apenas uma diretriz. Sinta-se livre para experimentar com novas formas e ângulos, para entender o que a ferramenta faz.

Aplicando efeito

Criando efeito 3D

Depois de aplicar o efeito 3D, clique no Menu principal na opção Objeto> Expandir Aparência. Com todas as três formas selecionadas, vá até a opção Janela no Menu principal e selecione Pathfinder (Shift + Control + F9). Na caixa que abrirá, escolha a opção UNIR. Isso irá mesclar as três formas em uma:

Ferramenta pathfinder

Veja o resultado:

Resultado do Pathfinder após união

Agora vá para Efeito> Estilizar> Cantos arredondados. Aplique um raio de 30 px.

Arredondando os cantos da imagem

Depois de aplicar o efeito de canto arredondado, vá em Objeto> Expandir Aparência novamente. Agora, você deve ter um objeto semelhante ao da imagem a seguir:

Resultado cantos arredondados

Usando a ferramenta Malha (U), crie um ponto em sua nova forma. Certifique-se de que o ponto está centralizado dentro do objeto e  perto da parte superior. Veja a figura a seguir e tente fazer o mais parecido possível:

Criando ponto de malha interativa

Agora, arraste o ponto que acabamos de criar, usando a ferramenta Seleção (A). Ajuste a curva de Bezier para endireitar a linha. Seja paciente, o controle das curvas levam certo tempo para você se acostumar, mas tente reproduzir a forma como esta da imagem seguinte:

Editando as curvas

Agora, vamos trocar a cor do objeto. Aplique 10% da cor preta, isso fará com que a forma fique com uma cor cinza bem clara. Em seguida, usando novamente a ferramenta Malha (U), adicione mais pontos clicando na linha já existente. Você vai notar que novas linhas aparecerão sempre que um novo ponto é adicionado. Sinta-se livre para ajustar os locais e as curvas dos pontos com a ferramenta Seleção. Isso pode levar algum tempo e dar algum trabalho, caso esteja usando as ferramentas pela primeira vez. Tente deixá-la igual a imagem seguinte:

Criando novas linhas de malha

O nosso dado já começa a tomar forma. Agora, vamos iniciar o processo de cor do objeto. Com a ferramenta Seleção Direta (A), selecione os seguintes pontos abaixo (em destaque na figura a seguir). Para selecionar vários pontos ao mesmo tempo certifique-se de segurar a tecla Shift. Após os pontos serem selecionados, aplique a cor branca a eles.

Adicionando cor branca á malha

Em seguida, selecione os seguintes pontos abaixo em destaque (lembre-se de segurar a tecla Shift enquanto seleciona), e aplique 20% da cor preta. Isso deixará o objeto com um dos lados mais escuro:

Pintando os pontos na cor preta 20%

Repita esse processo mais uma vez para o lado direito do cubo, selecionando apenas os pontos em destaque conforme mostrado abaixo e aplique  a cor preta com 15% de preenchimento.

Adicionando cor preta 15%

Já podemos ver o resultado do nosso esforço:

Resultado da aplicação de malha

Agora que a maior parte do cubo está pronta, é hora de criar os pontos pretos que representam os números. Comece por criar uma nova forma oval usando a ferramenta Elipse (L) com uma largura de 50 px e uma altura de 30 px. e preenchimento na cor preta.

Inserindo elipse na lateral

Após isso, crie uma nova elipse, de tamanho menor e preencha desta vez com a cor branca, para simular a ideia de brilho interno e profundidade.  Após isso, vá em Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano e aplique um desfoque de 07 pixels nesta forma que criou , conforme mostra a figura abaixo:

Criando nova elipse e aplicando desfoque

Agora, selecione as duas formas segurando Shift e agrupe-as com um Control+G. Na sequência, é só copiá-la com um Control+C e colar quantas vezes desejar para o numero de elipses que quiser no Dado. Certifique-se de diminuir o tamanho de alguns deles com o comando Transformar (E) para dar a ilusão de que eles estão mais afastados uns dos outros.

Inserindo novas elipses nas laterais

Agora que temos o dado completo, que tal fazer outro? Mas calma, não precisamos repetir tudo novamente, vamos apenas copiar o primeiro e duplica-lo. Primeiro, Selecione tudo (Ctrl + A) e agrupe (Control + G). Copie e cole o objeto e agora você pode usar a ferramenta Transformar (E) para rotacionar o dado para a posição desejada. O resultado é bastante interessante.

Duplicando e selecionando o dado

O resultado final, após algumas manipulações:

Resultado final

Espero que tenham gostado, para as pessoas que nunca trabalharam com o Illustrator, em breve postarei mais alguns tutoriais. Enquanto isso, continue praticando! Se gostar, não se esqueça de dar aquele Curtir e Compartilhar para ajudar na divulgação dos Blogs.  Se tiver alguma sugestão ou crítica, utilize nosso espaço de comentários para registar sua opinião, pois ela é importante para nós.  Até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.