Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Desempenho ao máximo no Windows 7

Este tutorial é indicado para usuários do Windows 7, apesar de usuários de versões mais antigas também podetem tirar muito proveito dele e de suas dicas, visto que os processos são semelhantes.

1º Procedimento:

Clique no Menu “Iniciar”> “Computador”(Botão Direito)>”Propriedades”(Opção). Irá abrir uma janela contendo as informações do sistema e do seu computador.

2º Procedimento

A janela aberta contem diversas informações sobre seu computador, é a famosa janela chamada “Sistema”, podemos obter informações uteis para o usuário pois nessa janela você obtém as configurações do computador e do sistemas, podendo saber qual o processador instalado na máquina, qual a velocidade dele, quanto há de memória RAM, enfim informações que a maioria dos usuários muitas vezes não sabem. Nessa janela de informações do sistema, clique na opção “Informações e Ferramentas de Desempenho” (canto inferior esquerdo).

3º Procedimento

Você deve ter essa janela aberta agora:

Clique na opção “Ajustar Efeitos Visuais” como mostra na imagem, e configure da seguinte forma:

Esta é uma das maneiras de otimizar a performance do Sistema operacional Windows 7. Logo após efetuada essa modificação os efeitos visuais do Windows 7 iram mudar, a lentidão, anteriormente comum, agora vai dar uma bela reduzida. Não adianta ter todos os efeitos visuais ativos na maquina e não obter o melhor desempenho dela, por isso é aconselhável, em alguns casos, a desativação dos efeitos visuais, deixando este quesito de lado para ganhar maior desempenho nos trabalhos da máquina.

4º Procedimento

Siga as etapas apresentadas para efetuar a limpeza do disco.

Deve escolher, aqui, qual a unidade que a limpeza será feita, normalmente a unidade que possui o sistema operacional é a que trará melhor resultado após a limpeza. Fazendo isso, fará uma análise e aparecerá a seguinte janela:

Nessa janela você pode marcar todos os departamentos do computador onde deve ser feita a limpeza. A limpeza de disco é ótima para remover arquivos desnecessários no computador, arquivos temporários que se acumulam com o tempo de acesso a sites na internet, arquivos na lixeira entre outros locais do computador.

 5º Procedimento

Dessa vez iremos à opção “Ferramentas Avançadas”, mostrada na imagem abaixo:

Selecione a ferramenta destacada na imagem abaixo “Desfragmentador de Disco”:

 

Selecione qual das unidades você deseja desfragmentar, e assim como na limpeza de disco, você terá melhor resultado se escolher a unidade onde está localizada o Sistema Operacional. Basta esperar a desfragmentação de disco acabar para verificar que terá maior velocidade.

DICA: Este processo é aconselhável a se fazer pouco antes de dormir pois é um processo que demora a ser finalizado e não é aconselhável se utilizar o computador durante o procedimento. A desfragmentação do disco deve ser feita com uma frequência baixa pois não é algo de extrema utilização.

O desfragmentador reorganiza os arquivos dentro do computador de uma forma física, tornando a leitura dos arquivos pelo HD mais fácil e rápida, ganhando alguns segundos e evitando problemas de leitura de arquivos.

Próximo

Postado por