anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Descubra se seu computador suporta 64 bits

Muitas pessoas se perguntam qual a diferença de 32 e 64 bits? Porque 64 bits é mais rápido? Meu computador suporta 64 bits? Dá pra mudar de 32 para 64 bits sem formatar o pc?

Todas essas perguntas serão respondidas neste post.

X32 OU X64

Primeiro vamos entender qual a diferença entre as arquiteturas.

O QUE É ESSE TAL DE BIT?

De modo bem simples, toda informação que trafega no computador é chamada de bit. Bit é a menor unidade usada na informática.  Esses tais de bit são representados por zeros (0) e uns (1). Cada letra digitada num editor de texto por exemplo, necessita de no mínimo 8 desses bits. Esse conjunto de 8 bits é chamado de byte. Então:

Entendendo bits...

Entendendo bits…

Quando falamos que um computador suporta 64 ou 32 bits, na verdade estamos falando de como o processador (CPU) trabalha.

CPU’s de 64 bits não são duas vezes mais rápidos nem processam (necessariamente) o dobro de dados por ciclo de clock. O grande benefício dos processadores de 64 bits é que eles podem trabalhar com endereços de memória de 64 bits, o que permite endereçar muito mais do que 4 GB de memória RAM. Temos também um aumento no tamanho dos registradores, que passam a armazenar 64 bits de informações, em vez de 32, o que representa um pequeno ganho de desempenho.

Outra vantagem (embora menos significativo) é que eles são capazes de processar números inteiros de até 64 bits, ao invés de 32. Isto oferece ganhos de desempenho em algumas áreas específicas (como, por exemplo, softwares de encriptação e alguns aplicativos científicos) mas não ajuda muito nos aplicativos do dia-a-dia. Processadores de 32 bits podem processar números inteiros de 64 bits, mas eles precisam ser divididos em duas instruções separadas, o que naturalmente toma mais tempo.

Fazendo uma analogia, imagine um caminhão que consiga carregar 32 vagões por vez numa determinada velocidade. Agora imagine o mesmo caminhão que dessa vez consegue carregar 64 vagões na mesma velocidade. Por conseguir carregar mais vagões ele terá que fazer menos viagens até transportar todos os vagões necessários. Assim funciona o processador de 64 bits.

Resumindo. Um sistema 32 bits não consegue endereçar (e portanto usar) um pouco mais que 3 GB de memória, tornando o sistema limitado, mesmo que a placa mãe ou chipset suporte quantidades elevadas de memória.

Agora você deve estar pensando em migrar seu sistema operacional para 64 bits, não?! Essa seria uma decisão muito boa, porém nem todos os computadores são capazes de suportar uma arquitetura 64 bits. Com esse fato, devemos levar em consideração se vale a pena ou não instalar um Windows de 64 bits antes mesmo de sair comprando memórias para o PC e se decepcionar depois.

MEU SISTEMA É 32 OU 64?

Outra questão mencionada no começo do post é como saber se o meu computador suporta 64 bits. Se você comprou um computador com o Windows instalado, basta olhar nas propriedades do sistema, se lá mostrar sistema de 64 bits, significa que ha suporte, se não, pode se que haja suporte.

Veja:

Propriedades do Sistema - 64 bits

Propriedades do Sistema – 64 bits

MEU COMPUTADOR SUPORTA 64BITS?

Para verificar a compatibilidade do sistema usaremos um software chamado 64 bits checker e pode ser baixado clicando aqui. Um ponto positivo do programa é que não precisa ser instalado, ou seja, baixe e execute.

Ao executá-lo logo será mostrado o sistema operacional instalado, se ele é 32 ou 64 bits e o mais importante, se o PC suporta 64 bits.

Capturar1

Sistema de 32 Bits sem suporte a 64 Bits

Sistema de 32 Bits sem suporte a 64 Bits

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Caso você tenha um sistema de 32 Bits com suporte a 64 bits. Logo você re-instalar o sistema, pois não possível, simplesmente “transformar” seu sistema de 32 em 64.

Quando eu disse re-instalar, significa, “formatar” e instalar tudo de novo. Vale lembrar que você terá que adquirir um CD de instalação do Windows ou outro sistema em 64 bits.

Em relação aos programas, não há problema, pois o windows permite a instalação de programas 32 bits no de 64, já o contrário não acontece.

Com os drives, se o sistema é de 32 bits instale os drives de 32, se for de 64 instale os drives de 64, ok?!

É isso pessoal, foi mais uma dica e tira-duvidas rápida.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Computador lento? Pode ser o seu Windows!
Porque o computador fica lento? #Coisa mais chata é quando nosso #computador fica lento, ninguém merece