anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Descobrindo ou quebrando senha do Windows com ESR

Fala pessoal, tudo bem?

Recentemente um aluno perguntou se eu conhecia algum método de descobrir a senha do Windows (sem “quebrá-la”). A resposta é esse tutorial, é uma dica fácil e bem rápida, no entanto, devemos lembrar que qualquer processo que envolva descobrir senhas de qualquer gênero pode levar tempo e mesmo assim o resultado pode não ser satisfatório, pois senhas complexas podem ser “inquebráveis”, mas mesmo assim, dependendo da situação, devemos tentar.

O software usado nesse tutorial é o ESR Elcomsoft System Recovery. De todos os softwares que conheço que executam esse processo esse é um dos melhores, se não o melhor. Veja alguns dos motivos:

1 – Ele funciona nas versões : Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows XP, Windows Server 2003, Windows Server 2008 .  Windows Vista e Windows 7. (Não testei no windows 8)
2 – Ele suporta RAID e SCSI (usando drivers do Windows).
3 – Ele permite dar privilégios de administrador para um outro usuário na máquina, com uma senha conhecida. Sendo assim, não há necessidade de repor ou restaurar a senha perdida.
4 – É a única ferramenta que eu conheço que quebra senhas do Active Directory, isso se você tiver acesso ao Controlador de Domínio.
5 – Extrai o arquivo hash (a criptografia da senha) do sistema e salva em um arquivo .txt.

Bom, chega de lero lero e vamos para parte boa.

Primeiro é necessário baixar a ISO do software (clique aqui) e gravá-la num CD. O próprio Windows 7 ou 8 faz isso, basta dar um duplo clique na iso e escolher para gravar em CD.

Agora você deve configurar o setup da sua máquina para dar boot pelo CD, como se fosse formatar o PC.

Ao fazer isso o software ESR será carregado:

0

Nessa tela devemos apenas Escolher o idioma desejado (neste caso é melhor o inglês, a não ser que você fale Alemão ou Russo rsrs) e aceitar os termos contrato de licença.

1

Após isso, devemos escolher a partição onde o sistema operacional está instalado, normalmente o C: (no meu caso a partição do sistema é a E: ). Escolha e clique em “Next”.

2

Nessa janela, escolha a primeira opção: Work With Local Computer Accounts SAM (Para contas de usuários locais) e Change Account Password and Properties (Alterar senha e propriedades da conta)

Nota: As outras opções também são bem interessantes, recomendo que olhe com mais calma depois.

3

Aqui o software solicita o arquivo SAM (arquivo responsável por armazenar as senhas dos usuários no Windows) apenas deixe selecionado a primeira opção (Auto Selection) e habilite a opção Teste short simple… localizado mais abaixo. Essa opção permite testar senhas simples e pequenas. Clique em Next.

4

Pronto. Agora o software começa a trabalhar usando todos os métodos que ele tem para descobrir as senhas dos usuários.

5

Algumas senhas podem ser facilmente descobertas, já as mais complexas, o programa não conseguirá descobrir. Nesse caso, podemos limpá-la ou alterá-la.

6

LIMPANDO OU ALTERANDO A SENHA DO WINDOWS.

Para limpar ou trocar a senha de um determinado usuário, dê um duplo clique sobre o nome dele:

7

Na imagem acima podemos ver a senha (com os asteriscos) apenas troque por uma senha nova ou apague.

8

Depois clique em “Aplicar“.

O programa irá perguntar se você quer fazer backup do arquivo SAM, clique em Yes se quiser ou NO se não quiser.

Neste caso vou clicar em “No”.

9

Agora basta clicar em “Yes” nas próximas duas janelas e esperar o sistema reiniciar (lembre-se de remover o CD do ESR)

10

11

É isso! Senha restaurada. Agora, basta compartilhar a informação com a galera!!!.

Abraço pessoal.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Segurança da informação – Senhas
Você tem certeza de que está seguro? Você está seguro de que sua conta de