anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Deep Web

Hoje venho com uma postagem muito útil referente a algumas curiosidades que alguns alunos sempre perguntam quando se trata de internet: hoje vamos comentar um pouco sobre a DEEP WEB!

 

Deep-Web-Iceberg-e1432663755280

 

 

Você pode ter ouvido dela de várias formas: Web invisível, web “escondida”, ou o próprio termo Deep Web.

Mas afinal de contas, o que é essa tal Deep Web?

Em uma definição simples, poderíamos dizer que a Deep Web é o conjunto de sites que são “configurados/Programados” para não aparecem em motores de busca convencionais (Google, Bing, Ask …), sendo assim mantendo uma espécie de anonimato.

 

Deep web: Quando isso surgiu e por que?

2015-06-21T034202Z_01_FIL700_RTRIDSP_3_CYBERSECURITY-USA-DEEP-PANDA-1579

 

Alguns dizem que o projeto surgiu no laboratório de pesquisas da Marinha dos Estados Unidos, onde foi criado o The Onion Routing, que seria uma espécie de sistema de comunicações secreto com a finalidade de enviar dados e análises de sistemas através da internet anonimamente. Porém os relatos mais relacionados com a deep com o que é hoje são datados por volta de 2006 , quando foi lançado o projeto para fins não-governamentais: a ideia surgiu de forma anônima na China.

A proposta seria navegar em sites que o governo – através de seu provedor – bloqueia seu acesso no país. Para isso os desenvolvedores criaram uma matemática complexa e, até hoje é conhecida como o mais bem elaborado software de Proxy do mundo, que foi nomeada de TOR (sigla de The Onion Routing). A palavra “onion” significa “cebola”, em português, fazendo alusão as várias camadas que existem na cebola, semelhantes as camadas que um internauta deve atravessar para se chegar ao conteúdo desejado em algum site da deep web.

 

Quão grande é a Deep WEB?

hqdefault

 

Apesar de muitos compararem o tamanho da surface com a Deep utilizando a imagem do Iceberg acima, podemos dizer que é algo imensamente maior, vários sites tentam estimar o tamanho. Segundo alguns como o BrightPlanet, em 2001 era estimado que a Deep Web pode conter 500 vezes mais recursos do que a web indexada pelos motores de busca. Estes recursos, além de serem volumosos, muitas vezes são de grande qualidade. De acordo com estudos da Universidade de Berkeley a internet convencional (surface) tem um tamanho de cerca de 167 terabytes e o tamanho da Deep Web é estimada em cerca de 91 mil terabytes. sendo essas informações de alguns anos atrás, provavelmente o número atualmente é algo imensamente maior.

 

A grande questão é: o que se esconde na deep web? O que é tão confidencial que não pode vir a domínio público?

deep-web

Há muita coisa inocente tal como sites de amigos, comunidades específicas, pessoas que simplesmente não querem ser incomodadas… mas a questão é que obviamente, na deep web há muita coisa ilegal, chegando até mesmo a ser conspiratória. É possível encontrar praticamente de tudo, sejam coisas boas ou ruins. Existem vários sites/aplicativos que surgiram na Deep Web e passaram para Surface, como por exemplo o famoso 4chan, site de imagens de onde saem todas as lendas e memes conhecidos pelo homem. Outro bom exemplo que surgiu e foi o bem utilizado Torrent. Espero que tenham gostado, qualquer duvida ou sugestão para uma nova postagem é só comentar.


 

Prof. Kaio

Bom galera, meu nome é Kaio Souza, sou instrutor de Web Design em Mogi das Cruzes e hoje comentei um pouco sobre a Deep Web. Até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

bandeira-espanha
A Importância da Língua Espanhola no Mundo!
Hola ¿qué tal? Hoje falaremos sobre o idioma espanhol, que como vocês sabem, é um dos