anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Curso de Digitação

Você que sempre invejou aquele amigo que digitava rapidamente ou sempre admirou as pessoas que digitam sem olhar para o teclado, esse post te ensinará boas práticas de digitação, alguns truques e dicas para que ganhe a agilidade e a precisão desejada.

CAPA-DIGITACAO

Curiosidade

Curiosidades

A arte de digitar rapidamente não é algo novo, está presente em nossas vidas desde às máquinas de datilografar, as pessoas realizavam curso de datilografia para editarem textos de forma mais rápida. Por isso não se espante ao ver, por exemplo, sua avó que nunca utilizou um computador digitar mais rápido que você. Afinal o posicionamento das teclas continuam o mesmo das antigas máquinas de datilografar.

Disciplina

Antes mesmo de ensinar o posicionamento das mãos ou qualquer outra técnica avançada, devemos levar em consideração um fator muito importante.

A disciplina e o treino!

Para que consiga digitar rapidamente e de forma precisa é necessário ter disciplina e treino, pois a eficácia na digitação só é possível com MUITO TREINO!

Se não está disposto a perder alguns minutos do seu dia, realizando repetidamente alguns exercícios, não conseguirá digitar rápido e perfeitamente.

Então, a primeira dica é separar diariamente alguns minutos para que possa treinar a sua digitação.

Honestidade

Disciplina

Outro fator importante é a forma com que realiza seus exercícios, uma das características da boa digitação é não olhar para o teclado enquanto digita, dependendo das circunstâncias caso não consiga evitar aquela “espiadinha”, utilize uma caixa, ou madeira que oculte o teclado enquanto digita. Essa técnica era muito utilizada em cursos de datilografia.

Postura

Postura ideal

São tantos detalhes, a princípio achávamos que era só sentar e digitar, mais quando paramos para analisar percebemos que não é bem assim. Antes de apertar a primeira tecla temos que tomar cuidado com a postura, tanto das mãos quando das costas, isso poderá implicar em problemas de coluna ou o surgimento de doenças comuns como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou TENDINITE.

Posicionamento das Mãos

Posicionamento das Mãos

O posicionamento das mãos no teclado é muito importante, o teclado possui letras e núemros que indicam por onde devemos começar, repare que as teclas “F” e “J” e o número “5” possuem em suas teclas algumas marcações em alto relevo.

Para que servem essas marcações?

Essas marcações são os indicadores de onde deverá ser posicionado os dedos no início da digitação, com a indicação é possível localizar-se em relação as demais teclas e identificar o lugar de cada uma.

Site de digitação online

Digitação Online

Existem sites e softwares para poder praticar a digitação sem sair de casa, porém devemos lembrar que é algo que exige dedicação e treino, esses sites são ideais para quem não dispõe de tempo livre para a realização dessas aulas em um ambiente escolar.

Experimente: http://pt.typingweb.com, site específico que possui suporte ao ç, dependendo do site essa tecla não funciona. O typingweb oferece a opção de salvar suas lições podendo parar e continuar posteriormente e também possui várias lições e vários níveis, além de possuir uma aparência muito agradável, outro diferencial são as estatísticas que ele fornece, velocidade, teclas problemáticas entre outras.

Crie uma conta e sempre que possível pratique sua digitação!

Digitação acompanhada

Curso de digitação Microcamp PG

 

Caso você não seja do tipo de pessoa aplicada e disciplinada para poder treinar sozinho em casa e gostaria muito de digitar rapidamente, calma!

Se inscreva no curso de digitação de sua escola e aproveite porque lá você poderá ser acompanhado por um instrutor, terá tempo e local reservado toda semana e sempre estará praticando, tornando o exaustivo treino em algo mais prazeroso e divertido.

Gostou das dicas?

Então comece agora a praticar sua digitação na escola ou online e cause admiração em muitas pessoas ao seu redor. Não se esqueça de curtir e compartilhar esse post, e comentar suas experiências com a digitação ao final do post.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Entenda o porquê de traduções nem sempre funcionarem na língua inglesa
Você já tentou fazer uma tradução do inglês para o português e ficou meio esquisita