anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Curiosidades da Cultura Espanhola

¿Vamos a hablar de España?

Oi pessoal, tudo bom? Hoje vamos falar um pouco sobre a cultura espanhola e sobre a Espanha, que tem uma história muito interessante. Vamos conferir?

 

Extensão do país

A Espanha é o segundo maior país da Europa, depois da França. Além do território entre Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e as ilhas Canárias, e duas cidades autônomas no Norte de África, chamadas de Ceuta e Melilla.

mapa_geografico_espanha

 

Idioma da Espanha

O idioma oficial do país é o Castelhano, porém na Espanha existem outros idiomas, sendo eles: CATALÃO, GALEGO, EUSKERA, ARANÉS E O VALENCIANO. Nas regiões onde estes idiomas são falados, o castelhano tem o caráter de idioma cooficial.

O Galego, que é falado na região da Galícia, é o idioma mais próximo ao português, devido ao período da união ibérica.

 

União Ibérica

Em 1578, durante a batalha contra os mouros em Marrocos Alcazarquivir, o Rei de Portugal, Dom Sebastião desapareceu. A partir deste evento, começou, uma das crises mais difíceis de sucessão ao trono português, considerando que o jovem rei não teve sucessores. Depois de dois anos, o Cardeal Dom Henrique, seu tio, o Estado Português assumiu, mas logo também morreu sem herdeiros.

Imediatamente, Filipe II, rei da Espanha e neto do falecido Português D. Manuel I, aplica-se a assumir a vaga na nação vizinha. Para ganhar o poder, e para fazer uso do fator parental, o monarca espanhol chegou a ameaçar Portugal com seus exércitos para exercer esse direito.

Em 1580, Portugal e Espanha tornaram-se, um país. A União Ibérica durou até 1640, quando a chamada Restauração, definiu a vitória de Portugal contra a dominação espanhola e a consequentemente extinguiu da União Ibérica. No final do conflito, a dinastia de Bragança, iniciado por Dom João IV, assumiu o controle de Portugal.

 

Cultura espanhola: conheça alguns fatos sobre a Espanha

La Siesta

Nas cidades do interior, é comum após almoço encontrar as empresas locais fechadas por uma média de duas horas, período chamado de la siesta. Os nativos têm o hábito de dormir após o almoço. Eles vão para casa, dormir por pelo menos uma hora e, em seguida, retornar às suas atividades. A expressão vem da “Sexta Hora Romana”, que designava a sexta hora solar, correspondente ao 12h (meio-dia), momento no qual era feito uma pausa nos trabalhos diários.

dormir_15

Este não é apenas um costume espanhol, mas também tem sua explicação biológica, é uma consequência natural do declínio no sangue após as refeições do sistema nervoso ao sistema digestivo, causando o consequentemente sonolência.

 

Dia dos Reis

A “Epifania” (6 de Janeiro, dia de festa na Espanha), é mais importante que o Natal para as crianças espanholas.

Há desfiles pelas cidades, com os “Reis Magos”, que segundo a tradição cristã, visitaram Jesus, quando nasceu, levando seus presentes (ouro, incenso e mira) para ofertá-lo. Os desfiles são assistidos pelas crianças que esperam ansiosamente pelos seus presentes, caso tenham se comportado bem, se não, recebem um pedaço de carvão.

IMG_5467

 

A tourada

É o evento mais popular da Espanha, que consiste em uma corrida com os Touros até a arena, onde o animal (já ferido por lanças ou espadas), enfrenta o “Toureiro”, um homem que confronta o animal, até que ele morra. A prática da tourada está sendo abolida, devido aos maus tratos dos animais.

0,,56667765,00

 


Escrito por David Brito, instrutor de Inglês e Espanhol na Unidade Interlagos. Estudante de Direito, desenvolveu trabalhos voluntários com grupos de migração latino-americana. Apreciador da cultura e desenvolvimento dos países latino-americanos entre outras culturas.

Próximo

Postado por