anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Crie textos com o estilo Arquivo X no Photoshop

CAPA XFILES

O Photoshop é realmente um programa incrível e que nos oferece um leque de opções muito grande na hora de criarmos efeitos e estilos para nossos textos. Que tal criar um efeito sobrenatural semelhante ao das letras do extinto seriado de tv Arquivo X? O Blog do Web Design vai te mostrar como fazer isso!


– Nota do moderador: este post  foi escrito pelo instrutor Ivan Lima, da Microcamp de Praia Grande. Caso queira entrar em contato com ele, deixe uma mensagem no campo de comentários no final da página ou vá até o seu perfil do Facebook . Espero que gostem do tutorial… e continuem praticando! 


Para este tutorial, caso queiram um efeito idêntico ao que iremos criar é necessário baixar a fonte X Files no link abaixo (o download é gratuito):

http://www.dafont.com/xfiles1.font

Uma vez que tenha baixado a fonte ou escolhido uma outra de sua preferência, vamos iniciar o nosso trabalho.

Abra o Photoshop e crie um arquivo novo em branco, clicando em Arquivo>Novo, ou também através do atalho Ctrl+N,com tamanho de 30 x 10 cm e resolução de 96 pixels por polegada.

Agora pintaremos o fundo dessa imagem com a cor preta através da opção “Editar>Preencher>Preto” presente no Menu principal do programa, ou através do atalho Shift+F5.

Crie um Novo Canal (é necessário clicar na guia Canais ao lado da guia Camadas e clicar no botão no canto superior do painel) escolhendo em seguida a opção Novo Canal ). Atribua um nome para ele (no meu exemplo, deixei com o nome de “preto” mesmo). Após isto deixe visível somente o canal Preto recém criado (o último do painel).

print

Com este canal selecionado, clique na  ferramenta Caixa de Texto e digite uma palavra ou frase de sua preferência, utilizando a fonte de sua escolha. Em seguida, pinte o texto com a cor branca, note que após isto o texto ficará selecionado, conforme imagem abaixo:

print microcamp

Clique então em “Selecionar>Salvar Seleção” e atribua o nome “Preto”, pois a usaremos no próximo passo.

Retire a seleção através do botão “Selecionar>Cancelar seleção” ou através do atalho  (Ctrl+D ) e após isto clique em “Filtro>Desfoque>Desfoque Gaussiano” com o valor de 1px.

Após este passo, duplicaremos o canal Preto e atribuiremos o nome de “Branco”, clicando com o botão direito em cima do canal Preto e clicando em Duplicar Canal.

No canal branco: Vamos buscar a seleção salva anteriormente através do caminho “Selecionar>Carregar seleção>Preto”. Apó scarregar a seleção, nós a modificaremos aumentando seu tamanho na opção “Selecionar>Modificar>Expansão”  atribuindo o valor de 2 px. Pinte de branco a parte selecionada através do caminho “Editar>Preencher>Branco” ou através do atalho Shift+F5.

Clique então no Menu Principal no topo da área de trabalho do programa e na opção “Selecionar>Salvar Seleção”. Atribua o nome como “Branco”, pois usaremos esta seleção a seguir. Retire a seleção através do botão “Selecionar>Cancelar seleção” ou através do atalho  (Ctrl+D ). Em seguida, clique em “Filtro>Desfoque>Desfoque Gaussiano” e atribua o valor de 2px.

Feito isto duplicaremos o canal Branco e atribuiremos o nome de “Amarelo”, clicando com o botão direito em cima do canal Branco e na opção Duplicar canal.

No canal amarelo: Vamos buscar a seleção salva anteriormente no qual foi salvo com o nome “Branco” através do caminho “Selecionar>Carregar seleção>Branco”, a seguir, aumentaremos o tamanho da seleção: “Selecionar>Modificar>Expansão” e atribua o valor de 2 px. Agora pintaremos de branco a parte selecionada através do caminho “Editar>Preencher>Branco” ou através do atalho Shift+F5.

Clique então em “Selecionar>Salvar Seleção” e atribua o nome “Amarelo”.

Retire a seleção através do botão “Selecionar>Cancelar seleção” ou através do atalho  (Ctrl+D). Após esse passo, clique em “Filtro>Desfoque>Desfoque Gaussiano” e atribua o valor de 3px.

Agora duplicaremos o canal Amarelo e atribuiremos o nome de “Verde” clicando com o botão direito em cima do canal Amarelo e clicando em Duplicar Canal.

No canal verde: o procedimento será o mesmo adotado nos 3 canais anteriores, iremos novamente buscar a seleção salva com o nome “Amarelo” através do caminho “Selecionar>Carregar seleção>Amarelo”, e a seguir, aumentaremos o tamanho da seleção (“Selecionar>Modificar>Expansão”) atribuindo dessa vez o valor de 6 px. Agora pintaremos de branco a parte selecionada através do caminho “Editar>Preencher>Branco” ou através do atalho Shift+F5.

Clique agora em “Selecionar>Salvar Seleção” e atribua o nome “Verde”.

Retire a seleção através do botão “Selecionar>Cancelar seleção” ou através do atalho  (Ctrl+D ), e na sequência, clique em “Filtro>Desfoque>Desfoque Gaussiano” e atribuindo o valor de 10 px.

Retornaremos agora ao canal RGB, que é o primeiro canal na lista de canais. Para isso, basta clicar diretamente nele conforme ilustrado abaixo:

print 2

Agora localizaremos as seleções salvas, começando pela seleção “Verde” através do caminho “Selecionar>Carregar Seleção>Verde”. A imagem ficará como o exemplo abaixo:

verde

Em seguida,configure a cor do Primeiro Plano  para Verde (R=128; G=255; B=0)

Iremos agora aplicar cor ao primeiro plano através do caminho “Editar>Preencher>Cor do Primeiro Plano”. Repare na imagem a seguir onde está situado o retângulo vermelho, é neste retângulo onde serão configuradas as cores do RGB:

cor verde

O próximo passo é localizar a seleção salva através do caminho “Selecionar> Carregar Seleção>Amarelo”, configurando a cor do Primeiro Plano para amarelo (R=255; G=255; B=0).

Iremos agora aplicar cor ao Primeiro Plano através do caminho “Editar>Preencher>Cor do Primeiro Plano”.

Conforme ilustrado abaixo:

amarelo

Localize a seleção salva através do caminho “Selecionar>Carregar Seleção>Branco”.

Neste caso não é necessário configurar as cores do RGB, somente devemos aplicar cor ao Primeiro Plano através do caminho “Editar>Preencher>Branco”. Conforme mostrado na figura a seguir:

branco

E por último localizaremos a seleção salva com o nome de Preto através do caminho “Selecionar>Carregar Seleção>Preto”.

Diminuiremos agora o tamanho da Seleção através do caminho: “Selecionar > Modificar >Contração” após isto atribuiremos o valor de 3px. Ainda utilizando a seleção preta, iremos arredondá-la através do caminho: “Selecionar / Difusão” atribuindo o valor de 1px. Agora volte para a aba das Camadas, clique com o botão direito em cima da camada de texto e clique em “Rasterizar Camada”.

final

E para finalizar nosso efeito atribuiremos cor pintando de preto através do caminho “Editar>Preencher>Preto”.

Abaixo o resultado final:

arquivo X Final

Espero que tenham gostado! Escrevam pedindo mais colaborações, sugestões e até alguma orientação caso necessitem. Não deixem de praticar e mostrar o blog do Web Design para os amigos compartilhando nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã