anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Crie suas etiquetas com mala direta

Olá pessoal!

Que tal aprender como criar etiquetas de forma simples e rápida?

Para isso, iremos utilizar o software Publisher, para quem não conhece, o Publisher é um software que tem a função de criar publicações. Utilizaremos as etiquetas com o auxílio da mala direta.

CAPA

Definições

Antes de começarmos irei explicar o que é mala direta. É uma ferramenta que encontramos em alguns aplicativos do Pacote Office que tem a função de criar um documento para várias pessoas através de um Banco de Dados, ou seja, através de uma lista com informações, como nome, endereço, cidade, CEP, etc. Provavelmente você já deve ter recebido na sua casa um documento feito por mala direta, exemplo: cartão de natal, jornal de supermercado, etc, todos esses documentos foram criados apenas um e através do banco de dados essa carta foi duplicada.  Outra importância é o tempo ganho com essa ferramenta, imagine que você precise enviar uma carta para 100 pessoas, imagine você criando 100 etiquetas, com mala direta basta ter apenas o banco de dados o restante fica por conta do Publisher.

Criando as etiquetas

Agora vamos criar nossas etiquetas. Para isso abra o programa Publisher e dentro da tela Inicial clique em Etiquetas, como mostra a figura 1.

FIGURA01

Após escolher a opção etiquetas, escolha o modelo desejado, como podemos observar na figura 2.

Figura 2 – Escolher um tipo de Etiqueta.

FIGURA02

Após escolher o modelo, clique na guia Correspondência, depois clique no ícone Mala direta e escolha a opção Assistente de mala direta Passo a Passo, como mostra a figura 3.

FIGURA03

Irá aparecer uma nova janela do lado direito, clique na opção: Digitar uma nova lista e depois a opção Próxima: Crie uma lista como mostra a figura 4.

FIGURA04

Abrirá uma nova janela, clique no botão Personalizar colunas.

FIGURA05

Configure as colunas, excluindo os campos existentes e adicionando novos campos, como mostra a figura 6, em seguida clique em OK.

FIGURA06

Agora basta preencher as colunas com os dados necessários que deverão constar nas etiquetas. Em seguida clique em OK.

FIGURA07

Escolha o local onde irá salvar essa lista, nomeie o arquivo e clique em OK. Confirme novamente clicando em OK.

Agora vamos colocar os campos criados, para isso basta clicar duas vezes sobre o nome do campo, automaticamente o campo será inserido no local onde o cursor estiver. Assim que terminar a inserção dos campos clique em Próxima: Crie publicações mescladas.

FIGURA08

 

Para finalizar

Agora só basta escolher o que deseja fazer se deseja imprimir, salvar ou exportar, e pronto suas etiquetas estarão criadas de forma simples e rápida!

FIGURA09

Espero que tenha gostado, não se esqueça de compartilhar com seus amigos, e passe a criar etiquetas para correspondência, de aniversários ou temáticas de forma simples e prática!

Aproveite e comente ao final desse post sobre novos temas e sugestões para postagens.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Pesquisa avançada em Access
Fala pessoal, tudo bem? Hoje vou mostrar como criar uma consulta avançada em Microsoft Access