anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Crie seus próprios painéis personalizados no Photoshop

capa

Acelere o seu fluxo de trabalho e otimize suas ações criando painéis totalmente personalizados para o Photoshop. No tutorial de hoje, vamos inserir as ferramentas, os comandos e as opções do programa mais utilizadas por você em um prático painel multifuncional, sem a necessidade de nenhum conhecimento avançado de programação, utilizando somente o programa Adobe Configurator!

Primeiro, você precisa saber que a Adobe disponibiliza uma página de downloads com produtos e soluções para os mais diversos tipos de produtos. Se você ainda não conhece essa página, clique aqui para conhecer e baixar o Adobe Configurator 4, um programa exclusivo para criar painéis para o Photoshop. Ao entrar na página, como você vê na imagem a seguir, você deve escolher entre as opções para o sistema operacional MAC ou Windows para fazer o download do arquivo (atenção: para a instalação do programa, é necessário ter o Adobe AIR  instalado no seu computador.  Se você ainda não possui, clique aqui para baixar esse plugin).

01 - site adobe

Após fazer o download, clique duas vezes no arquivo para executar o instalador. Faça a instalação como você vê na figura a seguir. Não existem opções avançadas de instalação, o processo é bem simples:

03 - Instalação

04 - Instalação concluida

Após completar a instalação o programa será executado automaticamente. Caso isso não ocorra, clique no menu Iniciar e digite o nome do programa para ativá-lo.

Para começarmos a criação de nosso painel, clique no botão Criar Painel na página de boas-vindas ou escolha Arquivo > Novo Painel no canto superior esquerdo do menu principal do programa.

05 - Arquivo novo

Uma janela vai aparecer no centro do Editor. Em seguida, defina o nome que gostaria de dar ao painel.

06 - Criar painel

Na tela seguinte, o programa exibirá um Painel em branco. No quadro de opções do programa, à direita, defina as larguras e alturas como você vê na imagem a seguir. Defina também os parâmetros mínimos e máximos para os mesmos valores. Isto fará com que o painel fique redimensionável.

07 - painel aberto

Agora vá na opção Arquivo> Salvar painel e salve o projeto em uma pasta no seu desktop com o mesmo nome que deu ao seu Painel. Mais tarde iremos pegar os arquivos que o programa vai gerar e inseri-los no diretório correto.

08 - Salvar como

No quadro de opções no lado esquerdo do programa, clique na opção Contêineres para expandi-lo e arraste e solte o recipiente de Accordion para o painel. Esse será o modelo que utilizaremos, mas você pode usar outros se desejar. No entanto, sugiro este pela praticidade e por ser bem compacto, ocupando pouco espaço.

10 - Criando menu acordion

Defina o nome que aparecerá no Menu de Atributos Básicos do objeto (pode dar o nome que desejar para o seu Menu), no quadro à direita. Defina também a posição horizontal e vertical para o objeto, deixando-os em 0 (zero):

11 - Definindo nome do menu acordion

Se desejar, você já pode criar outras opções do menu Accordion do seu Painel. Faça quantos precisar para armazenar as suas opções de ferramentas e comandos preferidos. Crie divisões entre os recursos, isso deixará seu Painel mais dinâmico e bem elaborado.

12 - Definindo nome do menu acordion - 2

Com os Menus criados, clique na opção WIDGETS, na barra lateral esquerda e em seguida, clique na opção TEXTO. Arraste a caixa de texto para dentro do painel. Ela servirá para que escreva as opções de ferramentas ou somente como um título para os recursos que vai selecionar. Ou mesmo para que escreva qualquer outra coisa que desejar. Você irá inserir os texto nas opções da barra lateral direita, na opção OBJETO. Lá você também poderá modificar o tamanho da letra, a cor, irá optar por colocar ou não uma borda, enfim, terá todas as opções para personalizar a caixa à sua maneira. No meu caso, optei por um titulo chamado de “Ferramentas de Seleção”, pois irei inserir ali as ferramentas de seleção que mais utilizo no programa, como demonstrado nas imagens a seguir:

13 - Menus criados

14 - Criando a caixa de texto

15 - Caixa de texto criada

Como podem ver na imagem a seguir, chegou a hora tão aguardada: no painel da esquerda, clique em FERRAMENTAS e escolha as ferramentas que você gostaria de possuir em seu Painel. Para isso, basta apenas arrastá-las para dentro da área do Accordion. Você pode movimenta-las livremente, espaçá-las do seu modo, deletá-las caso se arrependa, e o programa ainda mostra pequenas linhas-guia azuis enquanto movimenta os ícones de um lado para outro, para quem fiquem bem alinhados.

16 - Escolhendo as ferramentas

Você também pode inserir outros recursos além de ferramentas do Photoshop. No quadro lateral esquerdo, além da opção das Ferramentas, você também pode escolher Comandos  do programa e inseri-los junto com as suas opções preferidas para trabalhar mais rapidamente:

17 - Escolhendo comandos

Selecione o que quiser, agora as suas necessidades e a sua vontade em ter as principais ferramentas e recursos do programa em um só Painel podem ser facilmente realizadas. Explore as outras opções disponíveis, você vai ver que o programa oferece um vasto repertório de recursos para personalização. Sua imaginação e seus desejos são o limite! Para que tudo bem arrumado esteticamente falando, uma dica: você também pode personalizar o tamanho dos botões de comando, sempre nas opções do Objeto, à direita, como você pode ver nas figuras a seguir:

18 - padronizando tamanhos

19 - Painel pronto

Depois de ter criado os Menus e as opções que desejou, o programa também dá a opção de visualizar o resultado do seu trabalho. Para isso, clique no menu Arquivo > Pré Visualizar Painel e você terá uma amostra bem funcional do projeto (com os botões já devidamente funcionais em suas ações de Onmouseover):

19A - Visualizando o Painel pronto

Ao terminar o seu projeto e depois de pré-visualiza-lo, você já pode salvar seu Painel. Faça isso em  Arquivo > Salvar . Não esqueça que ele está sendo salvo dentro do diretório indicado no começo do tutorial.

21 - Painel Exportado

Agora, para finalizarmos o nosso trabalho, devemos inserir a pasta com o Painel que criamos dentro da pasta de Paineis do Photoshop. Ela  fica dentro da pasta C: >Arquivo de Programas > Adobe> Adobe Photoshop > Plugins > Panels. É lá que você deve inserir sua pasta com todos os arquivos salvos dentro.

22 - Camiinho

Em seguida, abra o seu Photoshop (se ele estiver aberto, é melhor fechá-lo e abri-lo novamente) e clique na opção Janela, no menu principal. Escolha a opção Extensões e dentro das opções que aparecerão você deverá encontrar o nome do painel que criou:

23 - janelas - Extensões

Está feito! Se seguiu todos os passos corretamente, você irá visualizar neste momento o seu painel, com todas as opções escolhidas!

24 - Final

Espero que esse tutorial seja muito útil e que sirva para otimizar o seu fluxo de trabalho, assim como otimizou o meu. Gostou? Então curta e compartilhe com seus amigos. E não deixe de comentar dizendo o que achou e se foi bem sucedido no passo-a-passo demonstrado aqui. Até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã