anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Crie pincéis personalizados no Photoshop

Por Fabio Venâncio


Se você usa o Photoshop em seus trabalhos, sabe que os pincéis são uma ótima opção para decorar os seus trabalhos. Pincéis, ou
Brushes, como são mais conhecidos entre os usuários do programa – funcionam como se fossem carimbos. Ao escolher o
tamanho e a cor, basta clicar diretamente na imagem para aplicar o desenho. Eles são muito úteis e facilitam muito os trabalhos
no Photoshop, o único inconveniente com eles é que existem poucas opções pré-instaladas no programa.
Na internet há uma infinidade de sites que disponibilizam download de brushes, mas o que talvez você não saiba é que é muito fácil
e prático criar os seus próprios brushes. Dessa maneira, suas artes ganharão em personalização e estilo próprio, propiciando
novas possibilidades e combinações em seus trabalhos.

  Vamos ao passo-a-passo. Para o início de nosso tutorial, tudo o que você vai precisar é de da imagem que você deseja transformar em pincel. Escolha uma de sua preferência e salve-a em seu computador.

1º Abra o seu Photoshop (o tutorial é válido para todas as versões).

2º Clique no menu principal Arquivo > Abrir (como você vê na imagem abaixo)

fig 1_0

3º Em seguida escolha uma imagem e clique no botão Abrir (fig 1.1)

1_1

4º Na janela que vai surgir basta clicar em Ok (Fig 1.2)

Clique no botão OK

1_3

Essa é a imagem que eu escolhi para criação do Brush, vale lembrar que você pode escolher qualquer imagem que desejar. Escolhi essa imagem de propósito porque, em um futuro post, mostrarei uma maneira de usar esse Brush na criação de um efeito muito interessante. Portanto, continue acompanhando nossas postagens para conferir.

5º Vamos desbloquear a camada da imagem. Repare no cadeado ao lado direito do nome “Plano de fundo”; dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre a camada, com cuidado para não clicar em cima do nome.

1_4

fig1_4

6º Surgirá uma janela para que a camada seja renomeada, escolha um nome para ela e clique em ok.

7º Com a camada desbloqueada, vamos escolher a ferramenta que usaremos para criar uma seleção no desenho a fim de remover o fundo e deixar somente a forma desejada.

8º Escolhi para este tutorial a ferramenta “Laço Poligonal” (Fig 1.5)

1_5

9º Com a ferramenta Laço Poligonal contorne a forma com cuidado, lembrando que você vai fazer esse contorno ponto-a-ponto, com pequenos cliques (Fig 1.6).

fig 1_6

Contorne a figura com calma até voltar ao ponto inicial, “fechando” a seleção quando chegar nele.

Dica: aproxime a imagem para poder ver com maiores detalhes, use Ctrl junto com a tecla mais(+) e Ctrl junto com a tecla menos(-) para aumentar / diminuir a visualização da imagem.

fig1_7

Após terminar a seleção, sua imagem ficará como a que está na figura 1.7.

10º temos de inverter a seleção da imagem clicando no menu Selecionar > Inverter, pois precisamos excluir o fundo da imagem e se pressionarmos a tecla Delete do jeito que está, nossa figura é que seria apagada e não o fundo, veja Figura 1.8.

fig 1_8

11º Após inverter seleção, pressione a tecla Delete, sua imagem ficará como a figura 1.9.

fig1_9

12º Cancele a seleção (fig 2.0).

fig 2_0

13º Agora que nossa imagem está pronta, vamos defini-la como um novo Brush, veja figura 2.1.

Editar > Definir predefinição de pincel.

fig 2_1

14º Dê um nome ao Brush e clique em Ok (fig 2.2)

fig 2_2

15º Para finalizar, que tal testar o resultado de nosso trabalho? Abra um novo documento, sugiro 800 de largura e 600 de altura (medidas em pixel).

fig 2_3

16º Escolha a ferramenta Pincel (fig 2.4)

fig 2_4

17º Clique com o botão direito do mouse sobre a tela de pintura do Photoshop, e ao descer a barra de rolagem da lista de pincéis do programa, você verá que o seu pincel recém-criado aparece no final desta lista (Fig 2.5).

fig 2_5

fig_brush

Escolha uma cor de sua preferencia, e saia clicando pela tela de trabalho. Como pode ver, seu Brush está instalado e funcionando! Simples, não é mesmo?

Dica: Você pode obter um resultado diferente deste, como na figura 1.7. No passo 9, depois de ter feito a seleção e antes de invertê-la, faça uma inversão de cores, pressionando a tecla “CTRL” e a tecla “I” juntas. Depois, siga os passos 10, 11, 12 até o 17, obtendo o resultado abaixo:

fig_brush2

Espero que tenha gostado, não se esqueça de curtir e compartilhar com os amigos e deixar o seu comentário abaixo dizendo o que achou do tutorial!

Até próximo post!

Próximo

Postado por

Tenho 29 anos, fiz vários cursos na área de informática dentre os quais me identifiquei muito com Web Design, em especial a programação que trata a parte do raciocínio lógico por trás de todos os sites e programas, atualmente estou fazendo faculdade de Sistema de Informação e estudando modelagem 3D. Leciono na Microcamp de Praia Grande no curso de Web desde de 2010.

Postagem Relacionada

App Mãos no volante: evite multas no trânsito
Dica de app Os usuários de Android podem contar com um aplicativo muito “amigo” para